---
title: Seguros cooperativos ganham espaço com nova regulamentação | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-radio-parana-cooperativo/seguros-cooperativos-ganham-espaco-com-nova-regulamentacao
language: pt-BR
date: 2026-06-16T08:58:42Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-radio-parana-cooperativo/seguros-cooperativos-ganham-espaco-com-nova-regulamentacao. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1083
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-radio-parana-cooperativo/seguros-cooperativos-ganham-espaco-com-nova-regulamentacao. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     NOTÍCIAS RÁDIO PARANÁ COOPERATIVO



 #  Seguros cooperativos ganham espaço com nova regulamentação 

A baixa cobertura do mercado de seguros no Brasil tem ampliado o debate sobre alternativas capazes de levar proteção financeira a regiões e públicos historicamente pouco atendidos pelo sistema tradicional. Nesse contexto, as cooperativas de seguros passaram a ocupar papel de destaque após a aprovação de uma Lei Complementar que abriu espaço para a atuação do modelo cooperativista em praticamente todos os segmentos do setor.

Com a publicação de uma Resolução da Superintendência de Seguros Privados (Susep), o setor passa a contar com regras mais claras para sua estruturação e funcionamento. Para o Presidente do Conselho de Administração do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o cooperativismo pode contribuir para ampliar o alcance do mercado de seguros ao combinar presença territorial, conhecimento das realidades locais e foco nas necessidades dos cooperados.

Uma live sobre cooperativismo de seguro tratou do tema e pode ser conferida, por inteiro, no canal do Sistema OCB no YouTube:

<https://www.youtube.com/watch?v=5qx8BY0gFrY>

Saiba mais: www.paranacooperativo.coop.br

Siga: @sistemaocepar

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Cooperativas de seguro ganham espaço com nova regulamentação](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/06/16/seguro/thumbnails/thumb_seguros_16_06_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/cooperativas-de-seguro-ganham-espaco-com-nova-regulamentacao-1)  16/06/2026 11:45

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#janaina_camargo_do_rosário_55c4bc792b"
            },
            "dateModified": "2026-06-16T08:58:42Z",
            "datePublished": "2026-06-16T08:58:42Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "Seguros cooperativos ganham espaço com nova regulamentação",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2024\/radio\/thumbnails\/thumb_banner_radio_pr_cooperativo.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "",
                    "width": 510,
                    "height": 229
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-radio-parana-cooperativo\/seguros-cooperativos-ganham-espaco-com-nova-regulamentacao"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-radio-parana-cooperativo\/seguros-cooperativos-ganham-espaco-com-nova-regulamentacao"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Janaina Camargo do Rosário",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#janaina_camargo_do_rosário_55c4bc792b"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

