---
title: Números jogam a favor do trigo brasileiro | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-radio-parana-cooperativo/numeros-jogam-a-favor-do-trigo-brasileiro-130163
language: pt-BR
date: 2020-09-14T09:07:50Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-radio-parana-cooperativo/numeros-jogam-a-favor-do-trigo-brasileiro-130163. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1270
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-radio-parana-cooperativo/numeros-jogam-a-favor-do-trigo-brasileiro-130163. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     NOTÍCIAS RÁDIO PARANÁ COOPERATIVO



 #  Números jogam a favor do trigo brasileiro 

Quatro dias dedicados ao melhor da tecnologia desenvolvida para as culturas de inverno, em especial a do trigo. Esta é a síntese da Primeira Edição do Show Rural Coopavel destinado às culturas que mais se adaptam aos meses frios. Cooperados e produtores rurais que participaram da etapa presencial do evento, ocorrida de 08 a 11/09, em Cascavel, gostaram do que viram. Eles seguiram todos os protocolos sanitários devido à pandemia do coronavírus, entre eles, o uso de máscaras e o distanciamento social.

Cristiano Ziesmann é de São Pedro do Iguaçu.

Raquel Heerdt é de São Salvador.

Campina da Lagoa é a terra natal do produtor Fábio Barbosa.

Os números estão a favor da triticultura nacional. Com tecnologia de ponta, a atividade ganha o interesse de produtores de várias regiões do Brasil. Os elevados investimentos em pesquisa fazem com que os produtores se sintam ainda mais seguros em apostar na atividade. Na Edição de Inverno do Show Rural Coopavel, foram expostas mais de 20 variedades de trigo. Pelo menos 10 delas com produtividade até 40% maior do que os melhores resultados que se tem hoje no mercado. Quem dá mais detalhes sobre o assunto é Rogério Rizzardi, Coordenador Geral do Show Rural Coopavel.

Saiba mais: www.showrural.com.br

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br / App Paraná Cooperativo

Com informações do Jornalista Jean Paterno

 | Seu navegador não suporta o elemento de áudio. | [![baixar icon](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/baixar_icon.webp)](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2020/radio/09/OCEPAR_14_09_Numeros_jogam_a_favor_do_trigo_brasileiro.mp3) |
|---|---|

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Presidente do Conselho Deliberativo da Ocepar fala de cooperativismo na TV Evangelizar](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/26/fotos_destaque/evangelizar_destaque_26_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/presidente-do-conselho-deliberativo-da-ocepar-fala-de-cooperativismo-na-tv-evangelizar)  26/10/2026 12:31

 

 

 [![Orçamento de 2027 foi um dos temas em pauta na reunião do Conselho Administrativo do Sescoop/PR](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/26/sescoop/1sescoop_26_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/orcamento-de-2027-foi-um-dos-temas-em-pauta-na-reuniao-do-conselho-administrativo-do-sescoop-pr)  26/10/2026 12:26

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2020-09-14T09:07:50Z",
            "datePublished": "2020-09-14T09:07:50Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "Números jogam a favor do trigo brasileiro",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/baixar_icon.webp",
                    "caption": null,
                    "description": "baixar icon",
                    "width": 238,
                    "height": 95
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-radio-parana-cooperativo\/numeros-jogam-a-favor-do-trigo-brasileiro-130163"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-radio-parana-cooperativo\/numeros-jogam-a-favor-do-trigo-brasileiro-130163"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

