---
title: Exportação avícola paranaense tem o melhor bimestre da história | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-radio-parana-cooperativo/exportacao-avicola-paranaense-tem-o-melhor-bimestre-da-historia-119700
language: pt-BR
date: 2018-10-08T09:09:56Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-radio-parana-cooperativo/exportacao-avicola-paranaense-tem-o-melhor-bimestre-da-historia-119700. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1407
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-radio-parana-cooperativo/exportacao-avicola-paranaense-tem-o-melhor-bimestre-da-historia-119700. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     NOTÍCIAS RÁDIO PARANÁ COOPERATIVO



 #  Exportação avícola paranaense tem o melhor bimestre da história 

---

Os meses de julho e agosto registraram números históricos de exportação para a avicultura do Paraná. De acordo com o levantamento da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), foram exportadas 313,6 mil toneladas de carne de frango no último bimestre. O resultado corresponde a um aumento de 11,8% em relação ao mesmo período em 2017 (280,3 mil toneladas).

Os bons resultados nas exportações refletiram em um aumento nos abates nas plantas estaduais. Segundo dados do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), agosto registrou 156 milhões de frangos abatidos, número 9,11% maior que julho e que representa o segundo melhor resultado do ano, atrás apenas de janeiro (157,6 mil).

Para o presidente do Sindiavipar, Domingos Martins, os números não são ocasionais e só confirmam que há uma estrutura na produção brasileira que não é igual a nenhum outro país. "Temos um tripé em nossa produção. Qualidade, quantidade e preço. Exportamos para mais de 200 países. Mesmo com a restrição de alguma nação, o resto dos parceiros sustenta nossa cadeia", afirma.

Os números apurados nos meses de julho e agosto deste ano representam, respectivamente, 37,62% e 37,61% das exportações de carne de frango do Brasil. Esse resultado era de 33,17% em julho e em agosto de 34,67% de 2017. "Acredito que se continuarmos nesse patamar vamos conseguir registrar crescimento nas exportações neste ano", conclui Martins.

 | Seu navegador não suporta o elemento de áudio. | [![baixar icon](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/baixar_icon.webp)](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2018/radio/10/OCEPAR_07_10_Exportacao_avicola_paranaense_tem_o_melhor_bimestre_da_historia.mp3) |
|---|---|

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Fórum de TI discute presença da inteligência artificial na vida das cooperativas, retenção de talentos e modernização de sistemas](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/forum_de_ti_destaque_22_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/forum-de-ti-discute-a-presenca-da-inteligencia-artificial-na-vida-das-cooperativas-a-retencao-de-talentos-e-modernizacao-de-sistemas)  23/10/2026 11:49

 

 

 [![Cooperativismo do Paraná marca presença no WCM 2026, em Belo Horizonte](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/wcm/1wcm_2026_19_e_20_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/cooperativismo-do-parana-marca-presenca-no-wcm-2026-em-belo-horizonte)  23/10/2026 11:21

 

 

 [![Formação &quot;Jogar + Aprender&quot; capacita educadores e lideranças em Maringá e Cascavel](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/jogar_aprender_destaque_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/formacao-jogar-aprender-capacita-educadores-e-liderancas-em-maringa-e-cascavel)  23/10/2026 11:16

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2018-10-08T09:09:56Z",
            "datePublished": "2018-10-08T09:09:56Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "Exportação avícola paranaense tem o melhor bimestre da história",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/baixar_icon.webp",
                    "caption": null,
                    "description": "baixar icon",
                    "width": 238,
                    "height": 95
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-radio-parana-cooperativo\/exportacao-avicola-paranaense-tem-o-melhor-bimestre-da-historia-119700"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-radio-parana-cooperativo\/exportacao-avicola-paranaense-tem-o-melhor-bimestre-da-historia-119700"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

