---
title: Ética, conduta e compliance já fazem parte do DNA de qualquer cooperativa | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-radio-parana-cooperativo/etica-conduta-e-compliance-ja-fazem-parte-do-dna-de-qualquer-cooperativa
language: pt-BR
date: 2025-06-03T11:25:59Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-radio-parana-cooperativo/etica-conduta-e-compliance-ja-fazem-parte-do-dna-de-qualquer-cooperativa. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1094
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-radio-parana-cooperativo/etica-conduta-e-compliance-ja-fazem-parte-do-dna-de-qualquer-cooperativa. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     NOTÍCIAS RÁDIO PARANÁ COOPERATIVO



 #  Ética, conduta e compliance já fazem parte do DNA de qualquer cooperativa 

Colaboradores e associados da Cooperante, de Campo do Tenente, estão cientes do compromisso que a cooperativa tem com a integridade, a transparência e o respeito mútuo. No mês de maio/2025, foram implantados oficialmente o "Código de Ética e Conduta" e o "Manual de Compliance", que vão orientar as atitudes, as decisões e as relações dentro e fora da coop.

Gilson Fernandes, Superintendente Executivo da Cooperante, lembra que os valores contidos nos dois documentos já fazem parte da própria essência do movimento cooperativista.

Siga: @cooperante.coop

Quer saber mais? [www.paranacooperativo.coop.br](http://www.paranacooperativo.coop.br/)

APP PrCoop News

Siga nas redes sociais: @sistemaocepar

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Capacitação do &quot;Programa de Compliance&quot; vai até 2028 em cooperativa do Sudoeste paranaense](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/radio/banner_radio_pr_cooperativo.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-radio-parana-cooperativo/capacitacao-do-programa-de-compliance-vai-ate-2028-em-cooperativa-do-sudoeste-paranaense)  04/09/2026 09:53

 

 

 [![Webinar apresenta cases de compliance e programa ofertado a cooperativas](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/05/21/compliance/thumbnails/thumb_compliance_webinar_janela_portal_21_05_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/cases-de-compliance-e-apresentacao-do-programa-ofertado-a-cooperativas-reunem-mais-de-150-participantes-em-webinar)  21/05/2026 08:01

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#stella_carolina_soliman_tonatto_773219c50f"
            },
            "dateModified": "2025-06-03T11:25:59Z",
            "datePublished": "2025-06-03T11:25:52Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "Ética, conduta e compliance já fazem parte do DNA de qualquer cooperativa",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2025\/radio\/thumbnails\/thumb_banner_radio_pr_cooperativo.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "",
                    "width": 510,
                    "height": 229
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-radio-parana-cooperativo\/etica-conduta-e-compliance-ja-fazem-parte-do-dna-de-qualquer-cooperativa"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-radio-parana-cooperativo\/etica-conduta-e-compliance-ja-fazem-parte-do-dna-de-qualquer-cooperativa"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Stella Carolina Soliman Tonatto",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#stella_carolina_soliman_tonatto_773219c50f"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

