---
title: Cooperativas e Cepea se reúnem para discutir nova metodologia de pesquisa de preço para setor leiteiro | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-radio-parana-cooperativo/cooperativas-e-cepea-se-reunem-para-discutir-nova-metodologia-de-pesquisa-de-preco-para-setor-leiteiro-124742
language: pt-BR
date: 2019-10-07T14:12:36Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-radio-parana-cooperativo/cooperativas-e-cepea-se-reunem-para-discutir-nova-metodologia-de-pesquisa-de-preco-para-setor-leiteiro-124742. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1425
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-radio-parana-cooperativo/cooperativas-e-cepea-se-reunem-para-discutir-nova-metodologia-de-pesquisa-de-preco-para-setor-leiteiro-124742. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     NOTÍCIAS RÁDIO PARANÁ COOPERATIVO



 #  Cooperativas e Cepea se reúnem para discutir nova metodologia de pesquisa de preço para setor leiteiro 

---

Em 02/10, na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, representantes de cooperativas agropecuárias reuniram-se com a Pesquisadora Natália Grigol, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), que faz parte da equipe que estuda a formação de preços no setor de pecuária leiteira.

O objetivo do encontro foi discutir meios de engajar um número maior de cooperativas do Paraná na amostragem da pesquisa. Com nova metodologia desde janeiro de 2019, o levantamento passou a coletar dados detalhados por produtor, o que, segundo Natália, confere mais precisão às informações.

Atualmente, em todo o Brasil, os pesquisadores coletam dados de produtores que entregam leite em 55 indústrias e cooperativas. No Paraná, fazem parte da amostra três cooperativas e três empresas, que respondem por cerca de 30% da produção leiteira do Estado. O desafio agora é ampliar a base da pesquisa.



O Cepea é parte do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), unidade da Universidade de São Paulo (USP), localizada em Piracicaba. É um grupo de pesquisas, com cerca de 150 profissionais, registrado no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Com o apoio financeiro e parceria da OCB e da Viva Lácteos (Associação Brasileira de Laticínios), o Cepea está aplicando a nova metodologia para o cálculo do preço do leite ao produtor.

 | Seu navegador não suporta o elemento de áudio. | [![baixar icon](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/baixar_icon.webp)](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2019/radio/10/OCEPAR_07_10_Cooperativas_e_Cepea_se_reunem_para_discutir_nova_metodologia_de_pesquisa_de_preco_para_setor_leiteiro.mp3) |
|---|---|

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Sistema Ocepar promove Fórum de Saúde, Segurança e Relações do Trabalho, em Cascavel](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/26/forum/forum_destaque_26_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias/sistema-ocepar-promove-forum-de-saude-seguranca-e-relacoes-do-trabalho-em-cascavel)  26/10/2026 11:59

 

 

 [![Presidente do TSE anuncia reeleição de Lula](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/26/tse/tse_26_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/presidente-do-tse-anuncia-reeleicao-de-lula)  26/10/2026 11:48

 

 

 [![Copacol celebra 63 anos com investimentos de R$ 1 bilhão e reconhecimento nacional](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/26/copacol/1copacol_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/copacol-celebra-63-anos-com-investimentos-de-r-1-bilhao-e-reconhecimento-nacional)  26/10/2026 11:42

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2019-10-07T14:12:36Z",
            "datePublished": "2019-10-07T14:12:36Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "Cooperativas e Cepea se reúnem para discutir nova metodologia de pesquisa de preço para setor leiteiro",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/baixar_icon.webp",
                    "caption": null,
                    "description": "baixar icon",
                    "width": 238,
                    "height": 95
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-radio-parana-cooperativo\/cooperativas-e-cepea-se-reunem-para-discutir-nova-metodologia-de-pesquisa-de-preco-para-setor-leiteiro-124742"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-radio-parana-cooperativo\/cooperativas-e-cepea-se-reunem-para-discutir-nova-metodologia-de-pesquisa-de-preco-para-setor-leiteiro-124742"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

