---
title: Boletim da Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-radio-parana-cooperativo/boletim-da-coordenacao-de-relacoes-institucionais-do-sistema-ocepar-9
language: pt-BR
date: 2026-01-16T13:22:50Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-radio-parana-cooperativo/boletim-da-coordenacao-de-relacoes-institucionais-do-sistema-ocepar-9. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1054
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-radio-parana-cooperativo/boletim-da-coordenacao-de-relacoes-institucionais-do-sistema-ocepar-9. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     NOTÍCIAS RÁDIO PARANÁ COOPERATIVO



 #  Boletim da Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar 

O governo federal sancionou a lei complementar que cria o Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços, etapa decisiva da Reforma Tributária. Também foi lançado o Portal da Reforma Tributária, que vai centralizar a gestão, fiscalização e o acompanhamento do novo sistema de impostos sobre o consumo.

Em 2026, ano de transição, o IBS e a CBS não serão cobrados, aparecendo apenas de forma informativa nas notas fiscais. A medida busca dar segurança jurídica e permitir a adaptação de empresas, estados e municípios ao novo modelo tributário.

No Paraná, a Secretaria da Fazenda criou um Grupo de Trabalho para regulamentar o Fundo Estratégico Estadual. O objetivo é definir critérios para aplicação de recursos em projetos considerados essenciais ao desenvolvimento econômico e fiscal do estado.

Outro destaque é o decreto que amplia subvenções para projetos de energia renovável e conectividade no meio rural. A iniciativa beneficia agricultores familiares e cooperativas, fortalecendo a produção sustentável, a inclusão digital e a competitividade no campo.

O Informe Semanal completo está disponível no site do Sistema Ocepar: (www.paranacooperativo.coop.br).

Siga também nas redes sociais: @sistemaocepar

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#julia_beatriz_duda_ec970927bd"
            },
            "dateModified": "2026-01-16T13:22:50Z",
            "datePublished": "2026-01-16T10:22:50Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "Boletim da Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2026\/radio\/thumbnails\/thumb_banner_radio_pr_cooperativo.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "",
                    "width": 510,
                    "height": 229
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-radio-parana-cooperativo\/boletim-da-coordenacao-de-relacoes-institucionais-do-sistema-ocepar-9"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-radio-parana-cooperativo\/boletim-da-coordenacao-de-relacoes-institucionais-do-sistema-ocepar-9"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Julia Beatriz Duda",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#julia_beatriz_duda_ec970927bd"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

