---
title: Boletim da Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-radio-parana-cooperativo/boletim-da-coordenacao-de-relacoes-institucionais-do-sistema-ocepar-8
language: pt-BR
date: 2025-11-07T13:44:07Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-radio-parana-cooperativo/boletim-da-coordenacao-de-relacoes-institucionais-do-sistema-ocepar-8. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1126
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-radio-parana-cooperativo/boletim-da-coordenacao-de-relacoes-institucionais-do-sistema-ocepar-8. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     NOTÍCIAS RÁDIO PARANÁ COOPERATIVO



 #  Boletim da Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar 

O Senado discutiu com a OCB e outras entidades do setor agropecuário a inclusão do Seguro Rural na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026. A proposta busca garantir que o programa tenha recursos previsíveis e sem limitações orçamentárias, fundamentais para dar estabilidade à produção e enfrentar eventos climáticos extremos.

Também no Senado, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária debateu um crédito emergencial para produtores afetados pela falta de seguro. A senadora Tereza Cristina destacou avanços nas negociações para tornar o Seguro Rural uma despesa obrigatória — o que traria mais segurança ao setor. Ela também é autora de um projeto que moderniza o modelo brasileiro de seguro rural, fortalecendo a governança e ampliando o alcance dos recursos.

No Paraná, a Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei 936/2025, que amplia o acesso de empresas e cooperativas ao Fundo de Desenvolvimento Econômico, dentro do programa Paraná Mais Empregos. A medida busca compensar prejuízos causados por tarifas impostas pelos Estados Unidos.

E uma conquista importante para o campo: o governador Ratinho Júnior sancionou a Lei 22.765/2025, que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo no Estado. A iniciativa valoriza os produtores paranaenses e pode inspirar uma lei semelhante em nível federal.

Leia o Boletim da Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar, na íntegra, acessando o site www.paranacooperativo.coop.br

Siga: @sistemaocepar

Imagem: Comunicação Ocepar

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#julia_beatriz_duda_ec970927bd"
            },
            "dateModified": "2025-11-07T13:44:07Z",
            "datePublished": "2025-11-07T13:44:07Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "Boletim da Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2025\/radio\/thumbnails\/thumb_banner_radio_pr_cooperativo.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "",
                    "width": 510,
                    "height": 229
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-radio-parana-cooperativo\/boletim-da-coordenacao-de-relacoes-institucionais-do-sistema-ocepar-8"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-radio-parana-cooperativo\/boletim-da-coordenacao-de-relacoes-institucionais-do-sistema-ocepar-8"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Julia Beatriz Duda",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#julia_beatriz_duda_ec970927bd"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

