---
title: Boletim da Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-radio-parana-cooperativo/bcri-18-07-2025
language: pt-BR
date: 2025-07-18T14:00:59Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-radio-parana-cooperativo/bcri-18-07-2025. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1231
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-radio-parana-cooperativo/bcri-18-07-2025. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     NOTÍCIAS RÁDIO PARANÁ COOPERATIVO



 #  Boletim da Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar 

O Governo Lula começou o ano com desgastes na aprovação popular. Desde fevereiro de 2025, com a chamada crise do PIX, todas as pesquisas mostravam que a avaliação negativa do Governo superou a avaliação positiva em quase 20 pontos percentuais. No entanto, a crise nas relações com o Governo Trump no tema da taxação de produtos brasileiros e as novas campanhas organizadas pela Comunicação sobre a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5.000,00 deram novo fôlego na avaliação.

Os dados de votação no Plenário da Câmara dos Deputados demonstram que, apesar do Governo ter recuperado um pouco o fôlego da popularidade externa, a relação com os partidos ainda é conturbada. A série temporal mostra um Plenário cada vez mais polarizado, com margem pequena para aprovação de proposições que exigem maioria simples, e margens menores ainda para a aprovação de propostas que exigem maioria qualificada.

Acompanhe o Boletim da Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar, na íntegra, acessando o site [www.paranacooperativo.coop.br](http://www.paranacooperativo.coop.br/)

Baixe o App “PRCoop News”

Siga nas redes sociais: @sistemaocepar

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Pix terá novas regras para fraudes, cobrança híbrida e contas-salário](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/09/21/pix/pix_18_09_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/pix-tera-novas-regras-para-fraudes-cobranca-hibrida-e-contas-salario)  21/09/2026 09:53

 

 

 [![Sisprime disponibiliza Pix Automático com cashback na distribuição de Sobras](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2025/noticias/06/20/sisprime/thumbnails/thumb_sisprime_20_06_20252.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/sisprime-disponibiliza-pix-automatico-com-cashback-na-distribuicao-de-sobras)  20/06/2025 11:21

 

 

 [![Mudança na regra do PIX deve atingir 1% de chaves ligadas a CPF](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2025/noticias/03/07/pix/thumbnails/thumb_pix_07_03_2025.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/mudanca-na-regra-do-pix-deve-atingir-1-de-chaves-ligadas-a-cpf)  07/03/2025 07:28

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#janaina_camargo_do_rosário_55c4bc792b"
            },
            "dateModified": "2025-07-18T14:00:59Z",
            "datePublished": "2025-07-18T14:00:59Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "Boletim da Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2024\/radio\/thumbnails\/thumb_banner_radio_pr_cooperativo.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "",
                    "width": 510,
                    "height": 229
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-radio-parana-cooperativo\/bcri-18-07-2025"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-radio-parana-cooperativo\/bcri-18-07-2025"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Janaina Camargo do Rosário",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#janaina_camargo_do_rosário_55c4bc792b"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

