---
title: Vencedores de Hackathon visitam ecossistema de inovação do Chile | Paraná Cooperativo
description: Vencedores de Hackathon visitam ecossistema de inovação do Chile
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/vencedores-de-hackathon-visitam-ecossistema-de-inovacao-do-chile
language: pt-BR
date: 2024-10-09T08:14:40Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/vencedores-de-hackathon-visitam-ecossistema-de-inovacao-do-chile. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1807
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/vencedores-de-hackathon-visitam-ecossistema-de-inovacao-do-chile. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


O ecossistema de inovação do Chile é um dos mais vibrantes do continente americano. Conhecer seus atores e projetos foi o prêmio dado à equipe vencedora do Hackathon do Show Rural Digital de 2024, realizado em fevereiro. Os integrantes da Outside, que criaram a solução vencedora da quinta edição da maratona, conheceram os motivos que fazem do Chile um ambiente pujante para o empreendedorismo tecnológico.

Os integrantes da equipe campeã foram ao Chile acompanhados do coordenador do Show Rural Digital, José Rodrigues da Costa Neto, do analista de Sistemas Eduardo Siqueira e do vice-presidente da Assespro-Paraná (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia e Informação), Adriano Krzyuy. O roteiro de visitas, que se estendeu por cinco dias, foi elaborado considerando a diversidade da inovação chilena, basicamente na capital Santiago.

O grupo visitou startups, universidades, agência de fomento, hub de inovação, incubadora e aceleradora, bem como o Centro Nacional de Inovação, Embaixada Brasileira e Sociedade Nacional de Agricultura. “Além de conhecer o que o país tem de melhor na área de inovação e empreendedorismo, esses contatos criaram a oportunidade de alianças entre o Show Rural Coopavel e órgãos que protagonizam o desenvolvimento chileno”, destaca Neto, informando que pela primeira vez na história do evento haverá em 2025 a presença de empresas e startups daquele país.

### TCC vira startup

Uma das experiências mais interessantes da visita foi saber que trabalhos de conclusão de curso não se limitam à teoria. As ideias são aprofundadas, com o auxílio de professores e mentores, para que se transformem em soluções práticas ao mercado. Inúmeras startups chilenas nascem dentro do ambiente escolar. A iniciativa é potencializada com o envolvimento de alunos veteranos no processo de mentorias a projetos em início de formatação.

A inovação está presente também no ensino técnico profissionalizante. O Inacap conta com 28 centros de formação espalhados pelo país, oferecendo um portfólio variado de cursos, com duração de dois a quatro anos. As instituições de ensino trabalham em conjunto com as empresas e o mercado. O diálogo é o alicerce da busca de soluções para os mais diferentes problemas do empresariado. Um dos fatores de sucesso da parceria é a integração de vários cursos no desafio de encontrar o melhor caminho à demanda apresentada.

### A maior lição

A união da academia e de empresas na busca do fortalecimento econômico e na criação de oportunidades é a grande lição da missão ao Chile, destaca o vice-presidente da Assespro. “Esse é um pensamento vencedor e que ajuda a explicar inclusive o resultado de uma pesquisa recente da Cepal, que coloca o Chile em primeiro lugar em Inteligência Artificial na América Latina”, observa Adriano Krzyuy. O Centro Nacional de IA, que o grupo também conheceu, teve recursos públicos em sua criação.

Mesmo pequeno e com mercado reduzido comparativamente ao do Brasil, o Chile tem enorme potencial na área da tecnologia. “Missões técnicas como essa, e já começamos em parceria com o Show Rural Digital a pensar alternativas de destino para 2025, permitem conhecer e entender o que está se fazendo no mundo e então posicionar o Brasil diante dessas novidades todas”, conforme Adriano. “O Brasil é imenso e sua economia é forte, mas nossos empresários e produtores rurais precisam ser competitivos para aproveitar todas as oportunidades que o País oferece. E vejo o Show Rural Coopavel como um aliado indispensável nessa direção”, acentua o vice-presidente da Assespro.

### Eclosão

A solução apresentada pela Outside durante o Hackahton 2024 foi criar um sistema de controle de temperatura no interior da incubadora de aves, buscando observar uma faixa de conforto térmico ao embrião, reduzindo assim a mortalidade final do processo de incubação. O monitoramento da ambiência na chocadeira permite melhorar o índice de eclosão. Na missão ao Chile, os membros da equipe campeã puderam ampliar seus conhecimentos técnicos durante as inúmeras visitas realizadas.

“Essas interações contribuem significativamente para a nossa formação técnica e profissional, ampliando a nossa visão sobre a dinâmica da inovação, tanto no âmbito da inovação aberta quanto da estatal. Trouxemos na bagagem experiências e insights que certamente fortalecerão nossa abordagem e nossos próximos projetos, informa Lucas Fernando Lima, um dos membros da equipe vencedora. (*Assessoria de Imprensa Coopavel*)

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
            },
            "dateModified": "2024-10-09T08:14:40Z",
            "datePublished": "2024-10-09T08:14:40Z",
            "description": "Vencedores de Hackathon visitam ecossistema de inovação do Chile",
            "headline": "Vencedores de Hackathon visitam ecossistema de inovação do Chile",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2024\/noticias\/10\/09\/coopavel_I\/thumbnails\/thumb_1coopavel_I_09_10_2024.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "",
                    "width": 587,
                    "height": 440
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-inovacao\/vencedores-de-hackathon-visitam-ecossistema-de-inovacao-do-chile"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-inovacao\/vencedores-de-hackathon-visitam-ecossistema-de-inovacao-do-chile"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Lucia Massae Suzukawa",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

