---
title: COOPAVEL: Cascavel cria aliança para integrar empresas locais à inovação aberta | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/coopavel-cascavel-cria-alianca-para-integrar-empresas-locais-a-inovacao-aberta-135470
language: pt-BR
date: 2021-07-12T07:42:00Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/coopavel-cascavel-cria-alianca-para-integrar-empresas-locais-a-inovacao-aberta-135470. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1696
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/coopavel-cascavel-cria-alianca-para-integrar-empresas-locais-a-inovacao-aberta-135470. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


![coopavel 12 07 2021](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2021/noticias/07/12/coopavel/coopavel_12_07_2021.webp)Cascavel, no Oeste do Paraná, deu, na manhã de sexta-feira (09/07), um passo importante para começar a integrar empresas ao conceito da inovação aberta – open innovation. Encontro na Sala Paraná, na Acic, aproximou diretores da associação comercial, Fundetec e Sebrae de diretores de grandes empresas locais que percebem e valorizam a importância de integrar seus negócios aos avanços da tecnologia.

**Conclusão** - A condução dos trabalhos foi feita pelo diretor de Inovação da Acic, Siro Canabarro, pelo cofundador da Acic Labs Carlos Guedes e pelo executivo da aceleradora e hub de inovação da entidade Sergio Altavini. “O objetivo foi detalhar a esses empresários o que é a inovação aberta, como ela funciona e os benefícios possíveis às atividades e aos resultados das suas corporações”, de acordo com Siro.

**Escolhidas** - Inicialmente, cinco empresas foram escolhidas para integrar a parceria – Coopavel, Consilos, Carelli, Nutriplan e Ferroeste.

**Avanços** - O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, considera imprescindível estar atento e conectado às novidades. “A inovação traz avanços enormes principalmente ao agronegócio. Esse é assunto que interessa de forma especial a nossa cooperativa”, conforme ele. A Coopavel é a organizadora do Show Rural, um dos três maiores eventos do mundo em disseminação de novos conhecimentos para o campo. A mostra acontece desde 1989 em Cascavel, no Oeste do Paraná.

**Cases de sucesso** - Para que pontos específicos do conceito de Open Innovation fossem apresentados e melhor compreendidos pelos Ceos convidados, o encontro na associação comercial contou com a participação online de profissionais que apresentaram cases de sucesso. Eles reforçaram a relevância de parcerias para superar problemas e desenvolver soluções conectadas com um novo consumidor e um mercado em transformação.

**Prática** - A partir de agora, a metodologia apresentada aos Ceos vai ser levada às empresas. Inicialmente, ela será trabalhada com diretores e seus respectivos departamentos. “A ideia é avançar gradualmente para que as mudanças sejam corretamente assimiladas e os resultados apareçam”, diz o executivo da Acic Labs, Sergio Altavini. Pessoal altamente qualificado da aceleradora, Fundetec e Sebrae vão atuar sempre de forma conjunta para que o projeto aconteça da melhor forma possível, destaca o diretor Carlos Guedes.

**Ecossistema** - “Cascavel está no centro de um ecossistema de inovação com enorme potencial e ficamos felizes, por meio da Acic, de contar com um espaço apropriado, com diretores e profissionais preparados para a missão de aproximar empresas, dos mais diferentes setores, de um novo mundo pautado na inovação”, observa o presidente da associação comercial Genesio Pegoraro. À medida que o Open Innovation se consolidar, outras empresas vão ter a chance de também se integrar ao projeto.

**O que é?** - A inovação aberta é uma janela à inovação colaborativa e diversificada. Ela atua com o esforço conjunto e a constante alimentação de novas ideias. O termo surgiu na Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, e propõe uma abordagem diferenciada para diminuir a distância entre os ensinamentos acadêmicos e a aplicação prática deles.

**Elementos externos** - Nesse conceito de inovação, a geração de novas ideias não parte apenas da equipe interna de uma empresa. Mas também de um conjunto de elementos externos que vão desde fornecedores até clientes, startups, órgãos públicos e outros. Os benefícios da inovação aberta são os seguintes: cooperação mútua, rentabilidade, ampliação do networking, aumento de performance da empresa, melhoria e agilidade na produção e melhor implementação de propriedades intelectuais. (*Imprensa Coopavel*)

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "NewsArticle",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2021-07-12T07:42:00Z",
            "datePublished": "2021-07-12T07:42:00Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "COOPAVEL: Cascavel cria aliança para integrar empresas locais à inovação aberta",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2021\/noticias\/07\/12\/coopavel\/thumbnails\/thumb_coopavel_12_07_2021.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "COOPAVEL: Cascavel cria aliança para integrar empresas locais à inovação aberta",
                    "width": 600,
                    "height": 449
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-inovacao\/coopavel-cascavel-cria-alianca-para-integrar-empresas-locais-a-inovacao-aberta-135470"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-inovacao\/coopavel-cascavel-cria-alianca-para-integrar-empresas-locais-a-inovacao-aberta-135470"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

