---
title: Momento Coamo apresenta detalhes da 56ª Assembleia Geral Ordinária, marcada para 5 de fevereiro | Paraná Cooperativo
description: Momento Coamo apresenta detalhes da 56ª Assembleia Geral Ordinária, marcada para 5 de fevereiro
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-governanca/momento-coamo-apresenta-detalhes-da-56-assembleia-geral-ordinaria-marcada-para-5-de-fevereiro
language: pt-BR
date: 2026-02-04T14:27:08Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-governanca/momento-coamo-apresenta-detalhes-da-56-assembleia-geral-ordinaria-marcada-para-5-de-fevereiro. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1453
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-governanca/momento-coamo-apresenta-detalhes-da-56-assembleia-geral-ordinaria-marcada-para-5-de-fevereiro. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


#  Momento Coamo apresenta detalhes da 56ª Assembleia Geral Ordinária, marcada para 5 de fevereiro 

![coamo portal G 030226](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/02/04/coamo/coamo_portal_G_030226.webp)O último episódio do [Momento Coamo](https://youtu.be/jTRRBPrGDNU?si=-257Aeayl5VtgkLg), veiculado na terça-feira (03/02), traz uma edição voltada à transparência e à participação cooperativista. O entrevistado da vez é o presidente do Conselho de Administração e idealizador da Coamo, José Aroldo Gallassini, que antecipa aos cooperados os principais pontos que estarão em pauta na 56ª Assembleia Geral Ordinária (AGO), agendada para quinta-feira, dia 5 de fevereiro.

No programa, Gallassini reforça que a AGO é o maior e mais importante momento da cooperativa, previsto no Estatuto Social como espaço oficial de prestação de contas, apresentação do balanço do exercício, leitura de pareceres das auditorias interna e externa e compartilhamento dos resultados alcançados pela organização.

Segundo o presidente, o encontro representa não apenas uma formalidade estatutária, mas um marco de governança participativa, em que os cooperados acompanham de perto o desempenho da cooperativa e contribuem com decisões estratégicas.

### Sobras e Resultados

Um dos temas centrais da entrevista é o desempenho do último exercício e a distribuição de sobras. Gallassini destaca que, apesar de um cenário desafiador em 2025, com impactos como quebra parcial de produção em algumas regiões e queda de preços, a Coamo encerrou o período com resultado positivo, permitindo novamente o retorno aos cooperados.

O presidente também lembra que parte desse retorno já foi antecipada aos associados, com cerca de R$ 200 milhões adiantados em dezembro do ano passado, e que a assembleia será o momento de definir e aprovar o valor complementar, seguindo os critérios de distribuição previstos no modelo cooperativista.

### Agregação de valor

Outro ponto destacado no programa é a estrutura da Coamo como cooperativa de produção, com atuação que vai do fornecimento de insumos à industrialização e comercialização. Gallassini explica que a cooperativa amplia oportunidades ao cooperado por meio de escala, logística e acesso a mercados, inclusive internacionais, com exportações de grãos e de produtos derivados da soja, milho, trigo e café.

No episódio, ele também reforça que o retorno ao quadro social ocorre de forma proporcional à movimentação de cada associado, assegurando equidade no modelo cooperativista e valorizando a participação de todos.

### Convite

Ao final, o presidente reforça o convite para que os cooperados participem da 56ª Assembleia Geral Ordinária, destacando a relevância do encontro como momento máximo de transparência, prestação de contas e fortalecimento do vínculo cooperativista.

O evento será realizado na quinta-feira, dia 5 de fevereiro, às 13h30, no anfiteatro do entreposto da cooperativa em Campo Mourão (PR).

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#julia_beatriz_duda_ec970927bd"
            },
            "dateModified": "2026-02-04T14:27:08Z",
            "datePublished": "2026-02-04T09:01:06Z",
            "description": "Momento Coamo apresenta detalhes da 56ª Assembleia Geral Ordinária, marcada para 5 de fevereiro",
            "headline": "Momento Coamo apresenta detalhes da 56ª Assembleia Geral Ordinária, marcada para 5 de fevereiro",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2026\/noticias\/02\/04\/coamo\/thumbnails\/thumb_coamo_portal_G_030226.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "",
                    "width": 600,
                    "height": 333
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-governanca\/momento-coamo-apresenta-detalhes-da-56-assembleia-geral-ordinaria-marcada-para-5-de-fevereiro"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-governanca\/momento-coamo-apresenta-detalhes-da-56-assembleia-geral-ordinaria-marcada-para-5-de-fevereiro"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Julia Beatriz Duda",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#julia_beatriz_duda_ec970927bd"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

