---
title: Compliance Day debate inovação e ética nas organizações | Paraná Cooperativo
description: Compliance Day debate inovação e ética nas organizações
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-governanca/compliance-day-debate-inovacao-e-etica-nas-organizacoes
language: pt-BR
date: 2025-04-22T13:48:20Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-governanca/compliance-day-debate-inovacao-e-etica-nas-organizacoes. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1661
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-governanca/compliance-day-debate-inovacao-e-etica-nas-organizacoes. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


Com o tema “Compliance e inovação: é possível ser criativo sem desrespeitar as normas?”, o Sistema Ocepar sediou, nesta quinta-feira (10/04), mais uma edição do Compliance Day, ação conjunta do grupo de trabalho de compliance do Sistema S, composto por Sebrae, Senai, Senac, Senar, Senat, Sesc, Sesi, Sescoop e Sest.

O evento reuniu 70 pessoas no auditório da organização, em Curitiba, incluindo lideranças do Sistema S, além de quase 500 participantes online, pela TV Paraná Cooperativo. O palestrante foi Matheus Cunha, advogado, professor, sócio e diretor acadêmico da LEC (Legal, Ethics &amp; Compliance), que falou sobre inovação nas organizações e oportunidades e riscos da Inteligência Artificial.

Cunha explicou os diferentes tipos de inovação: incremental (que melhora os processos), radical (que torna obsoletos modelos antigos), disruptiva (que traz um novo modelo de realidade) e moonshot (que traz algo novo para o mercado).

Essas inovações podem causar insegurança nos profissionais, mas devem ser vistas como aliadas. Para o palestrante, o antídoto para essa resistência é a curiosidade. “A Inteligência Artificial não vai roubar empregos, ela veio como ferramenta para otimizar os trabalhos”, explicou Cunha.

Mas essas ferramentas também podem trazer riscos. Entre eles estão fraudes e crimes, preconceito e discriminação, desinformação, deepfake, plágio e violação de direitos autorais. Nesses casos, as responsabilidades no que diz respeito à educação, regulação e fiscalização para garantir o bom uso da inovação se dividem entre o Estado, as organizações e os indivíduos.

Cunha defendeu que é preciso encontrar um equilíbrio entre a ética e a inovação. Estruturas como compliance, proteção de dados e um bom setor jurídico dão segurança aos profissionais e colaboram com a harmonia das organizações. “Se você tiver um dilema ético, é preciso poder levantar a mão e dividir com alguém, dentro de um processo organizacional que vai fazer uma avaliação de risco. E é preciso construir essa cultura dentro das organizações, ter curiosidade e criatividade com ética e responsabilidade”, disse.

### Parceria

Na abertura da palestra, o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, destacou os benefícios da parceria entre as entidades que compõem o Sistema S, em especial por meio do grupo de compliance, que organizou o evento. “Essa forma de atuação do Sistema S do Paraná é única e a troca de experiências é boa para todos. E, para nós, do Sescoop/PR, que somos o mais novo dentro do sistema, esta troca de experiência entre todas as entidades no Paraná tem sido muito produtiva e gerado conhecimento”, disse. Sobre o tema, o dirigente lembrou que as entidades que integram o sistema, realizam um trabalho integrado com foco na inovação. "O tema de hoje está ligado ao sucesso das organizações e inovar com a conformidade é fundamental para que possamos ter sucesso. E o Sistema S, com eventos com o Compliance Day declara seu compromisso com a transparência e a discussão sobre temas relevantes para todos", frisou.

Esses temas são levados para dentro das cooperativas com iniciativas de mentoria e com hubs de inovação. A inovação está ligada ao sucesso das organizações. Com esse evento, Sistema S acaba reforçando o compromisso com a integridade das nesses ambientes”.

A atuação conjunta do Sistema S já viabilizou outras palestras com temas como combate ao assédio, Lei Geral de Proteção de Dados, Tecnologia da Informação e corrupção.

### Compliance Day

O Compliance Day é realizado desde 2020. O evento compartilha mecanismos que buscam prevenir, detectar e sanar desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos. Um deles é a conscientização por meio de treinamentos e ações de comunicação periódicos sobre temas relacionados à integridade. O evento também contou com a presença do superintendente da Fecoopar, Nelson Costa.

**FOTOS**: *Julia Duda / Assessoria Sistema Ocepar*

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
            },
            "dateModified": "2025-04-22T13:48:20Z",
            "datePublished": "2025-04-10T10:40:59Z",
            "description": "Compliance Day debate inovação e ética nas organizações",
            "headline": "Compliance Day debate inovação e ética nas organizações",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2025\/noticias\/04\/10\/fotos_destaque\/thumbnails\/thumb_1_compliance_day_destaque_10_04_2025_julia_duda.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "",
                    "width": 587,
                    "height": 440
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-governanca\/compliance-day-debate-inovacao-e-etica-nas-organizacoes"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-governanca\/compliance-day-debate-inovacao-e-etica-nas-organizacoes"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Lucia Massae Suzukawa",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

