---
title: Vencedores de prêmios de produtividade da Cocamar vão ser conhecidos nesta sexta-feira   | Paraná Cooperativo
description: Vencedores de prêmios de produtividade da Cocamar vão ser conhecidos nesta sexta-feira
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/vencedores-de-premios-de-produtividade-da-cocamar-vao-ser-conhecidos-nesta-sexta-feira
language: pt-BR
date: 2024-08-22T08:38:27Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/vencedores-de-premios-de-produtividade-da-cocamar-vao-ser-conhecidos-nesta-sexta-feira. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1412
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/vencedores-de-premios-de-produtividade-da-cocamar-vao-ser-conhecidos-nesta-sexta-feira. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


#  Vencedores de prêmios de produtividade da Cocamar vão ser conhecidos nesta sexta-feira 

![cocamar I 22 08 2024](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2024/noticias/08/22/cocamar_I/cocamar_I_22_08_2024.webp)Os vencedores do 13º Prêmio de Super Produtividade de Soja promovido pela Cocamar Cooperativa Agroindustrial, referente a safra 2023/24, vão ser apresentados durante solenidade programada para o final da manhã desta sexta-feira (23/08), na Associação Cocamar, em Maringá (PR).

Com a finalidade de demonstrar ser possível explorar todo o potencial produtivo da oleaginosa, a partir do uso tradicional, modernas tecnologias e um adequado manejo do solo, o concurso avalia as médias alcançadas em três categorias, que incluem as regiões por altitude (sendo uma acima de 550m e outra abaixo disso) e arenito (porcentagem de argila abaixo de 20%).

### Colher Mais

Na mesma oportunidade, será divulgado o resultado do 5º Prêmio Colher Mais de Produtividade de Soja, realizado pela Cocamar em parceria com a empresa parceira Timac Agro.

Em ambos, os vencedores recebem troféus e o direito a participarem de uma viagem internacional. Enquanto os do primeiro seguem para os Estados Unidos, onde cumprem programação de visitas a cooperativas, empresas e à Farm Progress Show – uma das mais importantes feiras tecnológicas do agro mundial -, os do segundo serão levados à França para um roteiro que inclui conhecer o Centro Mundial de Inovações da Timac Agro.

Há alguns anos, quando a Cocamar desafiou seus cooperados a produzirem 100 sacas de soja por hectare, nem todos acreditaram que seria possível chegar a tal marca.

No entanto, com o passar dos anos, um número cada vez maior de produtores, sob o assessoramento dos agrônomos nas unidades que compõem o Departamento Técnico da Cocamar, foi conseguindo.

### Produtividades

Mesmo em anos marcados por fortes adversidades climáticas, como se observou no ciclo 2023/24, quando houve uma redução de safra de 40%, em média, nas regiões atendidas pela cooperativa, causada por déficit hídrico, elevadas produtividades foram observadas.

A dispersão de produtividade, com significativas variações regionais, é visto pela Cocamar como um dos desafios a serem vencidos, o que se deve a problemas diversos, desde questões básicas como a falta de uma correção adequada do solo, ao emprego de baixas tecnologias, o que faz com que a média geral dos produtores da cooperativa seja ainda baixa, ao redor de 54 sacas por hectare.

### Inspiração e exemplo

“Nesta sexta-feira teremos mais uma oportunidade de acompanhar as histórias e os casos dos campeões da safra 2023/24 para que sirvam de inspiração e exemplo aos demais produtores que visam melhorar seu manejo e, consequentemente, sua produtividade”, comenta o gerente técnico Rodrigo Sakurada. (*Assessoria de Imprensa Cocamar*)

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
            },
            "dateModified": "2024-08-22T08:38:27Z",
            "datePublished": "2024-08-22T08:38:17Z",
            "description": "Vencedores de prêmios de produtividade da Cocamar vão ser conhecidos nesta sexta-feira",
            "headline": "Vencedores de prêmios de produtividade da Cocamar vão ser conhecidos nesta sexta-feira  ",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2024\/noticias\/08\/22\/cocamar_I\/cocamar_I_22_08_2024.webp",
                    "caption": null,
                    "description": "cocamar I 22 08 2024",
                    "width": 587,
                    "height": 440
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-geral\/vencedores-de-premios-de-produtividade-da-cocamar-vao-ser-conhecidos-nesta-sexta-feira"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-geral\/vencedores-de-premios-de-produtividade-da-cocamar-vao-ser-conhecidos-nesta-sexta-feira"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Lucia Massae Suzukawa",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

