---
title: SAÚDE: Unimed Ponta Grossa inicia vacinação contra gripe em colaboradores e cooperados | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/saude-unimed-ponta-grossa-inicia-vacinacao-contra-gripe-em-colaboradores-e-cooperados-146744
language: pt-BR
date: 2023-05-12T07:32:00Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/saude-unimed-ponta-grossa-inicia-vacinacao-contra-gripe-em-colaboradores-e-cooperados-146744. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1904
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/saude-unimed-ponta-grossa-inicia-vacinacao-contra-gripe-em-colaboradores-e-cooperados-146744. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


#  SAÚDE: Unimed Ponta Grossa inicia vacinação contra gripe em colaboradores e cooperados 

![unimed ponta grossa 12 05 2203](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2023/noticias/05/12/unimed_ponta_grossa/unimed_ponta_grossa_12_05_2203.webp)A Unimed Ponta Grossa iniciou a campanha de vacinação contra a influenza em colaboradores e cooperados, por meio do Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) e do Núcleo do Cooperado.

**Reforço** - A iniciativa acontece todos os anos e reforça as ações institucionais relacionadas ao Pacto Nacional de Consciência Vacinal, da Comissão da Saúde do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), e que conta com o apoio da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

**Cronograma** - O cronograma de imunização elaborado pela cooperativa médica iniciou pelos colaboradores da sede administrativa e, de acordo com Simone Bisigo, coordenadora do SESMT, na campanha de vacinação de 2022, o percentual de adesão dos colaboradores foi de 92%, superior à média do Paraná divulgada pelo estado em 2022, que foi de 69%.

**Saúde coletiva** - Para ela, o número representa preocupação com a saúde coletiva não somente por parte da cooperativa, ao oferecer as doses, como também por parte da consciência individual.

**Ação** - “As vacinas estimulam a produção de anticorpos que combatem agentes infecciosos como vírus e bactérias e evitam o adoecimento. A adesão dos nossos colaboradores é sempre além da adesão do público em geral. Trazer a vacina até a instituição facilita o acesso à vacinação, uma vez que o sistema público tem horários rígidos de atendimento e, em muitos momentos, a distância física das unidades de saúde inviabiliza o colaborador de chegar a tempo para se imunizar”, analisa.

**Empatia** - Márcia Miró, do Núcleo de Gestão da Qualidade (NGQ) da cooperativa, se vacina todos os anos e acredita que isso representa também um ato de empatia e de cuidado com o próximo. “É uma forma de me proteger e proteger aqueles que amo. Nunca deixo de me vacinar e sempre garanto que meus pais e irmãs estejam imunizados. Acredito que ninguém gosta de ficar doente, ainda mais quando existe a possibilidade de imunização. Quanto à imunização dos colaboradores, vejo como vital para o bem-estar da Unimed, já que passamos a maior dos nossos dias todos juntos, é um ato de amor”.

**Segurança e confiabilidade** - A segurança e a confiabilidade nos processos de imunização são os principais motivos que levam Cristiano Santos, da área Administrativa, a estar com a vacinação em dia. “Mesmo que a gente venha a ter a doença, os sintomas são bem mais leves. A importância pra mim é justamente evitar a gravidade da doença. Sem vacina, a gente fica mais vulnerável às doenças mais graves e até mesmo sequelas”, comenta.

**Médicos cooperados** - O segundo grupo a receber as doses serão os médicos cooperados. Entre 2021 e 2022, considerando médicos e respectivos dependentes, foram aplicadas cerca de 700 vacinas em cada ano. Segundo Rosemille Scarante, do Núcleo do Cooperado da Unimed Ponta Grossa, a imunização dos profissionais que estão sempre no contato direto com pacientes também contribui com o controle da contaminação. “É uma das medidas de prevenção para proteger contra a doença, complicações óbitos, além de contribuir para a redução da circulação do vírus na população”.

**Programação** - A programação da campanha da Unimed Ponta Grossa irá seguir com a aplicação nos colaboradores do Hospital Geral Unimed e Laboratório Unimed. Nesses casos, a imunização será por meio das doses da vacina da influenza fornecidas pelos órgãos municipais de saúde para que o gesto vacinal possa ser feito dentro das instituições.

**Histórico** - A invenção da vacina foi estimulada pela varíola, uma das doenças mais temidas durante o século XVIII. No Brasil, as vacinas foram trazidas pelo Marquês de Barbacena, em 1804. O Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1956, patrocinou um projeto para erradicação da varíola mundialmente, fazendo com que, em quatro anos, a doença desaparecesse dos países industrializados. Além da defesa individual, a vacinação também tem impacto na proteção coletiva, pois quanto mais pessoas se vacinarem, menores são as chances de doenças erradicadas retornarem, menores são os índices de mortalidade e é possível reduzir o número de casos de doenças infecciosas. (*Assessoria de Imprensa Unimed Ponta Grossa*)

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2023-05-12T07:32:00Z",
            "datePublished": "2023-05-12T07:32:00Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "SAÚDE: Unimed Ponta Grossa inicia vacinação contra gripe em colaboradores e cooperados",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2023\/noticias\/05\/12\/unimed_ponta_grossa\/thumbnails\/thumb_unimed_ponta_grossa_12_05_2203.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "SAÚDE: Unimed Ponta Grossa inicia vacinação contra gripe em colaboradores e cooperados",
                    "width": 470,
                    "height": 600
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-geral\/saude-unimed-ponta-grossa-inicia-vacinacao-contra-gripe-em-colaboradores-e-cooperados-146744"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-geral\/saude-unimed-ponta-grossa-inicia-vacinacao-contra-gripe-em-colaboradores-e-cooperados-146744"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

