---
title: SAÚDE III: Trabalho de campo para investigação de casos da variante Delta começa nesta segunda-feira | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/saude-iii-trabalho-de-campo-para-investigacao-de-casos-da-variante-delta-comeca-nesta-segunda-feira-135463
language: pt-BR
date: 2021-07-12T11:20:04Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/saude-iii-trabalho-de-campo-para-investigacao-de-casos-da-variante-delta-comeca-nesta-segunda-feira-135463. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1535
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/saude-iii-trabalho-de-campo-para-investigacao-de-casos-da-variante-delta-comeca-nesta-segunda-feira-135463. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  SAÚDE III: Trabalho de campo para investigação de casos da variante Delta começa nesta segunda-feira 

![saude III 12 07 2021](https://paranacooperativo.coop.br/images/unidades/pr/comunicacao/2021/noticias/07/12/saude_iii/saude_III_12_07_2021.jpg)Equipes do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde, do Ministério da Saúde, seguem, nesta segunda (12/07), com o trabalho de coleta de dados e informações para a investigação sobre a circulação da variante Delta no Paraná.

**Primeiro balanço** - 48 horas após o início da etapa de coleta de dados do inquérito ampliado, a equipe do Ministério da Saúde e Vigilância emitiu o primeiro informativo com balanço das atividades realizadas até o momento. Foram promovidas reuniões com o secretário de Estado da Saúde Beto Preto, com as equipes de Vigilância da Sesa e dos municípios para detalhamento da situação de cada um dos sete casos confirmados, além das características de cada cidade onde os casos da variante foram detectados, que são Apucarana, Rolândia, Mandaguari e Francisco Beltrão.

**Investigação** - No Paraná, a transmissão encontra-se em investigação. Dos sete casos confirmados da variante, três foram a óbito e quatro seguem em monitoramento clínico.

**Atenção** - “O Paraná está atento aos casos com todas as variantes de atenção e por isso o convite ao MS para que nos apoiasse na investigação. O EpiSUS integra o centro global de investigações, o Field Epidemiology Trainning Program (FETP-Brasil), que é um programa mundial especializado em epidemiologia de campo e outras competências de saúde pública, com atuações recentes envolvendo respostas rápidas de situações ligadas à pandemia da Covid19”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

**Rigor** - “A importância deste trabalho é para reforçar o rigor do nosso acompanhamento quanto aos dados epidemiológicos para fortalecermos as tomadas de decisões”, completou

**Investigação** - Depois do aprofundamento das informações dos casos os investigadores já definiram a metodologia que será aplicada.

**Duas frentes** - As equipes do MS estão atuando em duas frentes, uma em Francisco Beltrão, que investiga o caso da Delta ocorrido no âmbito do município, e outra que está baseada em Londrina, e que investiga os casos confirmados em Apucarana, Mandaguari e Rolândia. (*Agência de Notícias do Paraná*)

**FOTO:** *Pixabay*

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Incidência de javalis preocupa suinocultores do Paraná](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/08/sanidade/1sanidade_I_08_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/incidencia-de-javalis-e-ameaca-para-suinocultura)  08/10/2026 11:14

 

 

 [![OceparCast da semana é com a gerente-geral do Sistema OCB, Clara Maffia](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/06/29/podcast/oceparcast_inteligencia_politica_foto.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/oceparcast-da-semana-e-com-a-gerente-geral-do-sistema-ocb-clara-maffia)  08/10/2026 11:10

 

 

 [![Professor Alex Müller vai orientar profissionais das cooperativas do PR sobre crédito rural, nos dias 28 e 29 de outubro](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/08/credito_rural/curso_credito_rural_destaque.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/professor-alex-muller-vai-orientar-profissionais-das-cooperativas-do-pr-sobre-credito-rural-nos-dias-28-e-29-de-outubro)  08/10/2026 10:59

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2021-07-12T11:20:04Z",
            "datePublished": "2021-07-12T07:27:00Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "SAÚDE III: Trabalho de campo para investigação de casos da variante Delta começa nesta segunda-feira",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-geral\/saude-iii-trabalho-de-campo-para-investigacao-de-casos-da-variante-delta-comeca-nesta-segunda-feira-135463"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-geral\/saude-iii-trabalho-de-campo-para-investigacao-de-casos-da-variante-delta-comeca-nesta-segunda-feira-135463"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

