---
title: Reunião no Iapar: Cooperativas discutem demandas de pesquisas | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/reuniao-no-iapar-cooperativas-discutem-demandas-de-pesquisas-66191
language: pt-BR
date: 2012-05-11T11:17:42Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/reuniao-no-iapar-cooperativas-discutem-demandas-de-pesquisas-66191. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1530
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/reuniao-no-iapar-cooperativas-discutem-demandas-de-pesquisas-66191. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  Reunião no Iapar: Cooperativas discutem demandas de pesquisas 

 A agropecuária paranaense é das mais eficientes do Brasil, mas ainda há muito trabalho a fazer em termos de desenvolvimento tecnológico. Essa é uma das conclusões do seminário “Avaliação de demandas, problemas e soluções para ajuste da pesquisa”, que reuniu pesquisadores do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e 42 técnicos de 27 cooperativas paranaenses. O evento “atende a uma antiga demanda do sistema cooperativista, de forma inédita, o Iapar abriu as portas para nós”, afirma Almir Montecelli, diretor do Sistema Ocepar. Também participaram desta reunião o superintendente adjunto, Nelson Costa e o gerente técnico e econômico da Ocepar, Flávio Turra.

**Carências** - Reunidos em grupos – distribuídos nos núcleos, Oeste, Sudoeste, Centro-Sul, Norte e Noroeste – os participantes fizeram um verdadeiro inventário de carências tecnológicas. Entre outras ações, apontaram a necessidade de aprofundar estudos para o desenvolvimento da fruticultura no Paraná, sistemas agroflorestais, calagem e uso de micronutrientes, tecnologia de alimentos, atualizar as investigações sobre plantio direto em solos argilosos e buscar opções de plantas para rotação de culturas que aliem a proteção do solo com a geração de renda para o agricultor.

**Demandas locais** - Também foram apontadas demandas de caráter mais local, como a necessidade de estudos para destinação de camas de aviário (no oeste do estado), viticultura na região sudoeste e criação de uma gerência de pesquisa exclusiva para a região do Arenito, “capaz de integrar as diversas instituições e projetos de pesquisa realizados na região, a fim de evitar a duplicação de esforços”, conforme Joaquim Mariano Costa, responsável pela Estação Experimental da Coamo.

**Novas contratações** - O encontro não se restringiu a avaliações técnicas. Os participantes assinalaram a necessidade de repor as vagas dos pesquisadores aposentados. “O Iapar tem pesquisas e pesquisadores de renome, mas falta um esforço para se integrar mais à sociedade e ganhar maior visibilidade”, resume o agrônomo Jovenil Lemes Pompeu da Silva, da Cooperativa Agropecuária Sudoeste (Coasul), que foi relator do grupo da região sudoeste. Nessa linha, os participantes solicitaram maior oferta de publicações, treinamentos e transferência de tecnologia. O diretor científico do Iapar, Antonio Costa, afirmou que o Iapar tem respostas para muitas das demandas apresentadas, e que vai fazer um esforço para “incrementar o processo de divulgação dessas tecnologias”.



   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Fórum ComunicaCoop inicia com debate sobre gestão de risco de imagem em tempos de IA, em Londrina](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/21/forum_comunicacao/1_forum_comunicacoop_21_10_2026.jpg.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/forum-comunicacoop-inicia-com-debate-sobre-gestao-de-risco-de-imagem-em-tempos-de-ia-em-londrina)  21/10/2026 11:28

 

 

 [![Nota Oficial Doença de Newcastle: atualização sobre as restrições às exportações](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/21/new_castle/new_castle_21_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/nota-oficial-doenca-de-newcastle-atualizacao-sobre-as-restricoes-as-exportacoes)  21/10/2026 11:25

 

 

 [![Cooperada da Camisc Leandra Miglioranza é destaque na lista 100 Mulheres Poderosas do Agro](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/21/destaques/1_leandra_21_10_2026_leandra_miglioranza_credito_samuel_milleo_filho.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/cooperada-da-camisc-leandra-miglioranza-e-destaque-na-lista-100-mulheres-poderosas-do-agro)  21/10/2026 11:23

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-11T11:17:42Z",
            "datePublished": "2004-07-30T14:36:23Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "Reunião no Iapar: Cooperativas discutem demandas de pesquisas",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-geral\/reuniao-no-iapar-cooperativas-discutem-demandas-de-pesquisas-66191"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-geral\/reuniao-no-iapar-cooperativas-discutem-demandas-de-pesquisas-66191"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

