---
title: RAMO SAÚDE: Unimeds promovem fórum de cuidados paliativos em setembro | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/ramo-saude-unimeds-promovem-forum-de-cuidados-paliativos-em-setembro-142786
language: pt-BR
date: 2022-09-02T08:09:25Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/ramo-saude-unimeds-promovem-forum-de-cuidados-paliativos-em-setembro-142786. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1708
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/ramo-saude-unimeds-promovem-forum-de-cuidados-paliativos-em-setembro-142786. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


![ramo saude 02 09 2022](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2022/noticias/09/02/ramo_saude/ramo_saude_02_09_2022.webp)A Unimed Ponta Grossa promove, em setembro, o 1º Fórum InterRedes de Cuidados Continuados – uma abordagem sobre cuidados paliativos, em parceria com o Instituto Asas e as Unimeds de Cascavel, Londrina e Maringá.

**Online** - Nos dias 14 e 15 de setembro, o evento será em formato online e irá abordar os temas: Nos diversos pontos de vista, temos um olhar paliativo em comum (14/09) e O que precisamos saber sobre o direito de morrer (15/09).

**Oficinas presenciais** - Já no dia 17, serão promovidas quatro oficinas presenciais, em Ponta Grossa, abordando espiritualidade, aspectos jurídicos, processos de luto e comunicação.

**Grandes nomes** - “Envolveremos profissionais de saúde, comunidade e beneficiários na melhoria da experiência para o paciente. Teremos a presença de grandes nomes no cenário paliativo, como Luciana Dadalto, Douglas Crispim, Milena Câmara e Felipe Moraes que, sem dúvida, irão contribuir com a formação dos profissionais que atuam no cuidado centrado no paciente. Nossa expectativa é disseminar o conceito e, principalmente, como nos comunicamos por meio dos cuidados paliativos”, explica Monica Traub, gerente de Gestão em Saúde da Unimed Ponta Grossa.

**OMS**- Os cuidados paliativos são reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e consistem na assistência ao paciente com doença sem potencial de cura, feita por uma equipe multidisciplinar, com o objetivo de proporcionar qualidade de vida, prevenção e alívio do sofrimento e sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais e acolhimento da família.

**Crescimento** - No Brasil, apesar do aumento da discussão do tema, que tem resultado em um crescimento de cerca de 10% ao ano dos serviços, os números ainda são tímidos, sendo apenas 191 cobrindo 5% do país. No Paraná, o Sistema Unimed já conta com iniciativas sendo desenvolvidas, o que estimulou a criação do evento.

**Conhecimento** - “O Fórum é uma oportunidade única de integrar o conhecimento teórico com a prática durante as diferentes fases do tratamento do paciente paliativo, além de podermos discutir nossas vivências, quebrando paradigmas e comprovando a melhoria da qualidade de vida e da qualidade assistencial destes pacientes e familiares. A expectativa é fortalecer ainda mais a linha de cuidado integral e individualizado para que o paciente possa viver com plenitude e dignidade”, ressalta Cynthia Koehler, coordenadora médica da Gestão em Saúde da cooperativa.

**Transformação** - Entender sobre cuidados paliativos contribuir para uma transformação do aspecto cultural do cuidado, uma vez que envolve e integra todos os atores do cuidado nas diferentes fases do tratamento do paciente.

**Ampliação do conceito** - Dessa forma, segundo Douglas Crispim, médico paliativista e um dos palestrantes do evento, o encontro possibilita ampliar o conceito do cuidado em rede. “Partimos de redes de atendimento, evoluímos para redes de benchmark e ampliamos para redes de network e disseminação dos conceitos certos. Quando redes diferentes se encontram, podem compartilhar experiências e dificuldades, buscando crescer juntas e fortalecerem suas bases no sistema. O encontro proporcionará conhecimento de alta qualidade para pessoas em todos os níveis de conhecimento em cuidados paliativos. Será uma oportunidade de traçar um horizonte para o planejamento estratégico de cada serviço”, finaliza.

**Programação completa** - Os profissionais das diversas áreas de atuação na saúde que tiverem interesse em participar, podem conferir a programação completa e realizar a inscrição pelo site unimedpg.com.br/forum. (*Imprensa Unimed Ponta Grossa*)

**SERVIÇO**

1º Fórum InterRedes de Cuidados Continuados – uma abordagem sobre cuidados paliativos

Data: 14, 15 e 17/09

Programação e inscrições: [unimedpg.com.br/forum](https://www.sympla.com.br/evento/1-encontro-cuidados-paliativos/1677209)

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2022-09-02T08:09:25Z",
            "datePublished": "2022-09-02T08:09:25Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "RAMO SAÚDE: Unimeds promovem fórum de cuidados paliativos em setembro",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2022\/noticias\/09\/02\/ramo_saude\/thumbnails\/thumb_ramo_saude_02_09_2022.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "RAMO SAÚDE: Unimeds promovem fórum de cuidados paliativos em setembro",
                    "width": 600,
                    "height": 300
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-geral\/ramo-saude-unimeds-promovem-forum-de-cuidados-paliativos-em-setembro-142786"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-geral\/ramo-saude-unimeds-promovem-forum-de-cuidados-paliativos-em-setembro-142786"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

