---
title: RAMO SAÚDE: Unimed Londrina lança nova versão de programa de qualidade de vida | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/ramo-saude-unimed-londrina-lanca-nova-versao-de-programa-de-qualidade-de-vida-100303
language: pt-BR
date: 2012-05-08T15:33:38Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/ramo-saude-unimed-londrina-lanca-nova-versao-de-programa-de-qualidade-de-vida-100303. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1479
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/ramo-saude-unimed-londrina-lanca-nova-versao-de-programa-de-qualidade-de-vida-100303. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  RAMO SAÚDE: Unimed Londrina lança nova versão de programa de qualidade de vida 

> No dia 18 de abril, a Unimed Londrina lançou uma nova versão de seu programa de qualidade de vida “Uma Escolha para a Vida”, criado em 2010. O evento contou com a palestra "Planeje sua agenda de trabalho e tenha mais qualidade de vida", um tema bastante propício para o médico, profissional que cuida da saúde alheia, mas por falta de tempo, muitas vezes, deixa a sua para segundo plano.
> 
> **Técnicas de planejamento** - Ministrada pela psicóloga Marcia Campiolo, a apresentação - que começou às 19 horas no auditório da cooperativa - ensinou técnicas de planejamento, mostrando os benefícios que a utilização constante delas pode trazer para o médico e para o cliente. A necessidade de reestruturação do programa "Uma Escolha para Vida" surgiu a partir de pesquisas realizadas com os cooperados nos últimos anos, que identificaram que, além do tratamento profissional e das atividades de lazer e qualidade de vida já realizadas pela Cooperativa, os médicos gostariam de receber alguns cuidados específicos de atenção à saúde.
> 
> **Perfis** - Dados obtidos em relatórios do PAC, enviados pela Federação do Paraná, e em um censo realizado pela Unimed Londrina junto aos cooperados, possibilitaram traçar perfis em relação às patologias mais comuns e formar os primeiros grupos específicos para atender as necessidades levantadas. Uma nova pesquisa, no entanto, está sendo realizada por e-mail com os médicos, para identificação atualizada dos casos de doenças crônicas, dos hábitos alimentares e de comportamentos de risco, como o tabagismo, e da prática de atividades físicas. Estas informações vão orientar o desenvolvimento do trabalho ao longo do ano.
> 
> **Programação** - Inicialmente, o programa vai oferecer acompanhamento a doentes crônicos, além de uma série de atividades físicas, como corrida e caminhada, oficina de Ioga, Tai Chi Chuan e de dança, aulas de musculação e atividades de lazer e entretenimento, como a oficina de culinária “Hora Gourmet” e a “Confraternização dos aniversariantes”. Para participar das atividades do programa é necessário fazer a inscrição pelos pelos telefones (43) 3375-6260/6261 ou pelo e-mail cooperados@unimed.com.br. (*Imprensa Unimed Londrina*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Incidência de javalis preocupa suinocultores do Paraná](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/08/sanidade/1sanidade_I_08_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/incidencia-de-javalis-e-ameaca-para-suinocultura)  08/10/2026 11:14

 

 

 [![OceparCast da semana é com a gerente-geral do Sistema OCB, Clara Maffia](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/06/29/podcast/oceparcast_inteligencia_politica_foto.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/oceparcast-da-semana-e-com-a-gerente-geral-do-sistema-ocb-clara-maffia)  08/10/2026 11:10

 

 

 [![Professor Alex Müller vai orientar profissionais das cooperativas do PR sobre crédito rural, nos dias 28 e 29 de outubro](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/08/credito_rural/curso_credito_rural_destaque.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/professor-alex-muller-vai-orientar-profissionais-das-cooperativas-do-pr-sobre-credito-rural-nos-dias-28-e-29-de-outubro)  08/10/2026 10:59

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-08T15:33:38Z",
            "datePublished": "2012-04-24T11:53:30Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "RAMO SAÚDE: Unimed Londrina lança nova versão de programa de qualidade de vida",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-geral\/ramo-saude-unimed-londrina-lanca-nova-versao-de-programa-de-qualidade-de-vida-100303"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-geral\/ramo-saude-unimed-londrina-lanca-nova-versao-de-programa-de-qualidade-de-vida-100303"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

