---
title: Menor temperatura do ano e 15 estações com números negativos: terça-feira tem recordes de frio | Paraná Cooperativo
description: Menor temperatura do ano e 15 estações com números negativos: terça-feira tem recordes de frio
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/menor-temperatura-do-ano-e-15-estacoes-com-numeros-negativos-terca-feira-tem-recordes-de-frio
language: pt-BR
date: 2025-06-24T12:17:33Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/menor-temperatura-do-ano-e-15-estacoes-com-numeros-negativos-terca-feira-tem-recordes-de-frio. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 2184
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/menor-temperatura-do-ano-e-15-estacoes-com-numeros-negativos-terca-feira-tem-recordes-de-frio. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


#  Menor temperatura do ano e 15 estações com números negativos: terça-feira tem recordes de frio 

![frio 24 06 2025](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2025/noticias/06/24/frio/frio_24_06_2025.webp)Quinze estações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) e mais quatro do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registraram temperaturas negativas no Paraná no amanhecer desta terça-feira (24). Das 48 estações do Simepar, 43 atingiram a menor temperatura de 2025 até o momento, e em 41 delas a sensação térmica foi negativa.

As temperaturas mínimas começaram a aparecer no fim de segunda-feira. Ao invés de serem no amanhecer, foram no último horário, às 23h45. Cruzeiro do Iguaçu (6,4°C), Foz do Iguaçu (3,2°C), Laranjeiras do Sul (2°C), distrito de Horizonte em Palmas (-1,7°C), Pato Branco (0,9°C) e Candói (5°C) chegaram a atingir as menores temperaturas de 2025 até aquele momento.

“Com a chegada de uma massa de ar polar no Sul do País, entre o final da tarde à noite de segunda-feira, as temperaturas apresentaram uma queda brusca em toda a região Sul durante a madrugada desta terça-feira. No Paraná, o amanhecer foi gelado em todas as regiões, mas o destaque fica para as cidades da metade Sul do Estado”, ressalta Paulo Barbieri, meteorologista do Simepar.

A menor temperatura de todas foi no distrito de Horizonte, em Palmas, que registrou -5,2°C. Três cidades tiveram a menor temperatura desde a instalação das estações meteorológicas do Simepar no local: Laranjeiras do Sul registrou -2°C (a mais baixa desde 2018), e Santa Maria do Oeste e Candói, que tiveram as medições iniciadas em 2023, registraram -1,6°C e 2,2°C, respectivamente. A temperatura mínima mais alta foi em Paranaguá, com 10,1°C.

Todas as estações do Simepar, com exceção de Cambará, Cerro Azul, Guaratuba, Guaraqueçaba, e Santo Antônio da Platina, registraram a menor temperatura de 2025 até o momento nesta terça-feira, superando a onda de frio anterior, que ocorreu entre 29 e 30 de maio, e as marcas da noite de segunda-feira.

Em Curitiba, os termômetros registraram 1,2°C. A sensação térmica na Capital foi de -5,5°C. Outras cidades tiveram sensação térmica muito baixa, como é o caso de Cascavel (-8.1°C), Distrito de Entre Rios, em Guarapuava (-6.9°C), Fazenda Rio Grande (-5.9°C), Guarapuava (-6.0°C), Lapa (-5.3°C), Laranjeiras do Sul (-6.4°C), Palmas (-7.6°C), Distrito de Horizonte, em Palmas (-13.1°C), Santa Maria do Oeste (-6.9°C), e Pato Branco (-5°C).

Nesta terça-feira o sol predomina no Estado, porém as temperaturas não devem subir. “Já para a quarta-feira, a presença desta massa de ar polar se mantém sobre o estado, mantendo o tempo estável, com o sol predominando, porém, devemos ter novamente um amanhecer bastante gelado em todo o estado, com temperaturas negativas sendo registradas em diversos municípios, novamente na metade sul do estado”, afirma Barbieri.

### Semana

Na quarta há previsão de geada forte no Centro-Sul, e Sudoeste (regiões de São Mateus do Sul e União da Vitória). As temperaturas ainda seguem baixas, com 0°C na maioria dos municípios, mas com registros negativos mais de forma pontual, especialmente nas regiões de Pato Branco, Palmas, General Caneiro, Guarapuava, Palotina, Assis Chateaubriand e Cascavel.

Na quinta-feira e na sexta-feira o frio diminui um pouco e o tempo segue instável, com baixa amplitude térmica, principalmente na metade Sul paranaense. Pode ocorrer chuva a qualquer hora do dia com alguns momentos de melhoria, e muita nebulosidade. Estão previstas tempestades localizadas e os maiores acumulados de chuva devem ocorrer no Oeste e Sudoeste do estado. Na faixa Central do estado também podem ocorrer acumulados de chuva por volta de 50 mm e nas áreas de divisa com Santa Catarina, acumulados de 80 mm.

No final de semana, com avanço de uma nova frente fria, as temperaturas serão próximas a 0°C ou temperaturas negativas novamente, principalmente na metade sul paranaense e no domingo.

### Atenção

A população pode encontrar dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte. Também está disponível no site o serviço Alerta Geada, em parceria com o IDR-PR, que informa a previsão de geadas para 24h, 48h e 72h em todo o estado.

Como o sistema atmosférico tem alterações constantes, a previsão indicada no site pode sofrer alterações. Por este motivo, é recomendável acompanhar a palavra do meteorologista, que está na página inicial do site do Simepar, e os boletins emitidos diariamente pela equipe de meteorologistas e divulgados nas redes sociais e no canal de WhatsApp do Simepar. Os meteorologistas contextualizam os dados e explicam as alterações atmosféricas em todas as regiões do Paraná.

### CONFIRA A LISTA DE ESTAÇÕES QUE REGISTRARAM TEMPERATURAS MÍNIMAS NEGATIVAS NESTA TERÇA-FEIRA:

**ESTAÇÕES DO SIMEPAR**

Assis Chateaubriand: -0,6°C

Campo Mourão: -0,7°C

Cascavel: -2,4°C

Foz do Iguaçu: -0,6°C

Francisco Beltrão: -1,8°C

Distrito de Entre Rios, em Guarapuava: -2,8°C

Irati: -1,1°C

Lapa: -0,4°C

Laranjeiras do Sul: -2,0°C

Distrito de Horizonte, em Palmas: -5,2°C

Palmas: -3,5°C

Palotina: -1,1°C

Pinhão: -2,3°C

Santa Maria do Oeste: -1,6°C

Toledo: -1,8°C

**ESTAÇÕES DO INMET**

General Carneiro: -4,1°C

São Mateus do Sul: -1,4°C

Planalto: -0,5°C

Dois Vizinhos: -0,5°C

(Agência Estadual de Notícias) (Crédito foto: Roberto Dziura Jr/AEN)

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#julia_beatriz_duda_ec970927bd"
            },
            "dateModified": "2025-06-24T12:17:33Z",
            "datePublished": "2025-06-24T12:17:33Z",
            "description": "Menor temperatura do ano e 15 estações com números negativos: terça-feira tem recordes de frio",
            "headline": "Menor temperatura do ano e 15 estações com números negativos: terça-feira tem recordes de frio",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2025\/noticias\/06\/24\/frio\/thumbnails\/thumb_frio_24_06_2025.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "",
                    "width": 600,
                    "height": 400
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-geral\/menor-temperatura-do-ano-e-15-estacoes-com-numeros-negativos-terca-feira-tem-recordes-de-frio"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-geral\/menor-temperatura-do-ano-e-15-estacoes-com-numeros-negativos-terca-feira-tem-recordes-de-frio"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Julia Beatriz Duda",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#julia_beatriz_duda_ec970927bd"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

