---
title: Mapa apresenta mecanismos de combate à semente ilegal | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/mapa-apresenta-mecanismos-de-combate-a-semente-ilegal-30860
language: pt-BR
date: 2012-05-10T15:16:40Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/mapa-apresenta-mecanismos-de-combate-a-semente-ilegal-30860. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1300
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/mapa-apresenta-mecanismos-de-combate-a-semente-ilegal-30860. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  Mapa apresenta mecanismos de combate à semente ilegal 

 O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento reúne esta semana, em Foz do Iguaçu (PR), fiscais federais agropecuários no XIV Congresso Brasileiro de Sementes. No evento, que acontece até a próxima sexta-feira, serão apresentados mecanismos e estratégias de combate à utilização de sementes ilegais, de forma a minimizar o impacto danoso do uso destes materiais, denominados “piratas”, ao agronegócio brasileiro. Um grupo de técnicos do MAPA, coordenados pelo Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas (DFIA), já se encontra reunido em Foz desde 16 de agosto finalizando regras que permitem a garantia do padrão de identidade e qualidade dos materiais de propagação vegetal (sementes e mudas), essenciais para a manutenção dos crescentes índices de produtividade da agricultura nacional. A discussão também terá a participação de pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

**Tecnologia** - A competitividade dos produtos agrícolas brasileiros, no mercado internacional, tem como um dos principais fatores a incorporação de tecnologia às sementes, por meio da introdução de novas cultivares detentoras de características diferenciadas, principalmente maior produtividade, resistência a pragas e doenças, e adaptabilidade às diversas condições de solo e clima, além de atender às demandas específicas do complexo agroindustrial. O novo modelo de geração de tecnologia, definido na Lei de Proteção de Cultivares e na atual Lei de Sementes e Mudas, tem como fundamento a sustentabilidade da pesquisa e da produção de sementes, pela sua comercialização, remunerando a tecnologia agregada aos materiais de propagação vegetal, garantindo assim, a continuidade dos avanços tecnológicos. Ainda dentro das ações do MAPA, no evento, será promovida uma reunião técnica com todos os fiscais federais agropecuários no sentido de harmonizar procedimentos e o estabelecimento de estratégias de combate efetivo à pirataria de sementes no País. (Assessoria Mapa)



   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Presidente do Conselho Deliberativo da Ocepar fala de cooperativismo na TV Evangelizar](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/26/fotos_destaque/evangelizar_destaque_26_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/presidente-do-conselho-deliberativo-da-ocepar-fala-de-cooperativismo-na-tv-evangelizar)  26/10/2026 12:31

 

 

 [![Orçamento de 2027 foi um dos temas em pauta na reunião do Conselho Administrativo do Sescoop/PR](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/26/sescoop/1sescoop_26_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/orcamento-de-2027-foi-um-dos-temas-em-pauta-na-reuniao-do-conselho-administrativo-do-sescoop-pr)  26/10/2026 12:26

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T15:16:40Z",
            "datePublished": "2005-08-24T10:31:46Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "Mapa apresenta mecanismos de combate à semente ilegal",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-geral\/mapa-apresenta-mecanismos-de-combate-a-semente-ilegal-30860"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-geral\/mapa-apresenta-mecanismos-de-combate-a-semente-ilegal-30860"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

