---
title: HISTÓRIA DA ENERGIA ELÉTRICA: Livro \"Clareira Flamejante\" será lançado em Mandaguari | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/historia-da-energia-eletrica-livro-clareira-flamejante-sera-lancado-em-mandaguari-21957
language: pt-BR
date: 2012-05-10T10:39:19Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/historia-da-energia-eletrica-livro-clareira-flamejante-sera-lancado-em-mandaguari-21957. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1188
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/historia-da-energia-eletrica-livro-clareira-flamejante-sera-lancado-em-mandaguari-21957. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  HISTÓRIA DA ENERGIA ELÉTRICA: Livro \\"Clareira Flamejante\\" será lançado em Mandaguari 

O livro “Clareira Flamejante”, escrito pelo jornalista Rogério Recco, de Maringá, que narra a trajetória da energia elétrica no Estado do Paraná, será lançado nesta sexta-feira, às 19 horas, durante evento no Clube Recreativo de Mandaguari. A iniciativa de promover o lançamento foi da empresa patrocinadora da obra, a Romagnole, sediada naquele município. A Romagnole, que financiou o livro com recursos da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, está completando 45 anos de fundação. A exemplo do que aconteceu quando do lançamento em Maringá, no último dia 2, o evento deverá reunir dirigentes da empresa, autoridades, pioneiros e outros convidados do município e região. Na oportunidade, o escritor e a Romagnole estarão disponibilizando uma quantidade de livros para que os mesmos sejam destinados para bibliotecas e todas as escolas municipais, onde serão utilizados como fonte de consulta. Com uma tiragem de 3,5 mil exemplares, o livro é todo direcionado para bibliotecas e escolas do Paraná. *(Flamma Comunicação)*

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Unimed Londrina conquista primeiro lugar no Prêmio Inova+Saúde e se destaca entre as maiores do Paraná](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/unimed_londrina/unimed_londrina_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/unimed-londrina-conquista-primeiro-lugar-no-premio-inova-saude-e-se-destaca-entre-as-maiores-do-parana)  23/10/2026 09:47

 

 

 [![Café mais barato na prateleira e soja em alta nas exportações, mostra boletim do Deral](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/conjuntura_agro/conjuntura_agro_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/cafe-mais-barato-na-prateleira-e-soja-em-alta-nas-exportacoes-mostra-boletim-do-deral)  23/10/2026 09:36

 

 

 [![Recursos hídricos em debate: Fórum Paranaense e CBHs se reúnem na próxima semana](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/meio_ambiente/meio_ambiente_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-ambiental/recursos-hidricos-em-debate-forum-paranaense-e-cbhs-se-reunem-na-proxima-semana)  23/10/2026 09:30

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T10:39:19Z",
            "datePublished": "2007-07-19T11:50:24Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "HISTÓRIA DA ENERGIA ELÉTRICA: Livro \\\"Clareira Flamejante\\\" será lançado em Mandaguari",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-geral\/historia-da-energia-eletrica-livro-clareira-flamejante-sera-lancado-em-mandaguari-21957"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-geral\/historia-da-energia-eletrica-livro-clareira-flamejante-sera-lancado-em-mandaguari-21957"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

