---
title: ENERGIA: Bahia investe na pesquisa de pinhão-manso para biodiesel | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/energia-bahia-investe-na-pesquisa-de-pinhao-manso-para-biodiesel-23166
language: pt-BR
date: 2012-05-10T10:51:31Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/energia-bahia-investe-na-pesquisa-de-pinhao-manso-para-biodiesel-23166. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1802
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/energia-bahia-investe-na-pesquisa-de-pinhao-manso-para-biodiesel-23166. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  ENERGIA: Bahia investe na pesquisa de pinhão-manso para biodiesel 

> Mais uma alternativa para a fabricação de biodiesel está em fase de estudos avançados na Bahia. A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) deu início à segunda etapa do Projeto de Desenvolvimento de Sistema de Produção para a Cultura do Pinhão-Manso, na qual estão sendo avaliados espaçamento, densidade, consórcio com culturas de ciclo curto, métodos e épocas de poda e adubação química e orgânica. A terceira e última fase de experiências deve ser realizada ainda este ano e a expectativa é de que o pinhão-manso comece a ser produzido em escala comercial no estado a partir de 2008. A Bahia e Minas Gerais são os dois estados mais avançados em pesquisas com a cultura no Brasil. Os ensaios da segunda etapa do projeto foram instalados no recôncavo baiano, nas estações experimentais da EBDA nos municípios de Conceição do Almeida, Amélia Rodrigues e Alagoinhas, e nas dependências da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), em Cruz das Almas. A primeira etapa, iniciada no ano passado, constou de 14 Unidades de Observação (UO), cada uma variando de 1/4 de hectare a 1 hectare, implantadas para avaliar o comportamento da cultura em diferentes condições agroecológicas e socioeconômicas da Bahia, com objetivo de selecionar plantas matrizes para produção de sementes visando atender aos produtores baianos.
> 
> **Vantagens** - Encontrado em quase todo o território baiano, o pinhão-manso tem na faixa costeira, a partir do litoral até uma distância de cem quilômetros, sua maior predominância, mas também é encontrado em diversos municípios do semi-árido. A planta tem como vantagens sua grande produtividade - que pode chegar a 8.000kg de sementes por hectare; a produção de óleo por semente - uma amêndoa produz até 40% de óleo; a adaptação a diversos tipos de solo, clima e altitude; sua colheita - realizada na estação seca; e ainda a propagação - que é tanto via sementes como por estaquia. Como se trata de uma espécie que produz bem em altitudes de até mil metros, e com índices pluviométricos de 300 a mil, em faixas de temperaturas médias de 20 a 28 graus, os pesquisadores da EBDA vêem amplas possibilidades de cultivo em todo o estado da Bahia.
> 
> **Colheita manual** - Outro diferencial da planta, apontada por Benedito Carvalho, é com relação ao plantio e colheita, realizados manualmente, o que absorve um grande contingente de mão-de-obra. "É um fato considerado de grande relevância, do ponto de vista de inclusão social, para a agricultura familiar, reforçado pelo baixo custo, fácil manejo e pela sua perenidade, visto que a planta vive de 30 a 50 anos", ressalta o pesquisador. Carvalho salienta que "o pinhão-manso não veio para competir com a mamona, como vem sendo propalado". Segundo ele, essa cultura pode ser plantada em áreas de baixa altitude, onde não é recomendável o plantio da mamoneira, sendo mais uma alternativa para o sistema produtivo do agricultor. "Além disso, o óleo do pinhão-manso serve exclusivamente para a produção de combustível, enquanto o óleo da mamona é, preferencialmente, indicado para o uso industrial na ricinoquímica", observa o coordenador, frisando que o óleo de pinhão-manso, quando queimado, não produz fumaça nem deixa resíduos no ambiente. O pinhão-manso já é cultivado em diversas partes do mundo, sendo a Índia e a Tailândia seus maiores produtores. Nesses países, o óleo produzido é utilizado para fins medicinais e na produção de sabão. (Correio da Bahia)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Fórum de TI discute presença da inteligência artificial na vida das cooperativas, retenção de talentos e modernização de sistemas](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/forum_de_ti_destaque_22_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/forum-de-ti-discute-a-presenca-da-inteligencia-artificial-na-vida-das-cooperativas-a-retencao-de-talentos-e-modernizacao-de-sistemas)  23/10/2026 11:49

 

 

 [![Cooperativismo do Paraná marca presença no WCM 2026, em Belo Horizonte](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/wcm/1wcm_2026_19_e_20_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/cooperativismo-do-parana-marca-presenca-no-wcm-2026-em-belo-horizonte)  23/10/2026 11:21

 

 

 [![Formação &quot;Jogar + Aprender&quot; capacita educadores e lideranças em Maringá e Cascavel](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/jogar_aprender_destaque_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/formacao-jogar-aprender-capacita-educadores-e-liderancas-em-maringa-e-cascavel)  23/10/2026 11:16

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T10:51:31Z",
            "datePublished": "2007-11-05T06:14:31Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "ENERGIA: Bahia investe na pesquisa de pinhão-manso para biodiesel",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-geral\/energia-bahia-investe-na-pesquisa-de-pinhao-manso-para-biodiesel-23166"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-geral\/energia-bahia-investe-na-pesquisa-de-pinhao-manso-para-biodiesel-23166"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

