---
title: Desafios e oportunidades para a cadeia da soja serão debatidos em seminário | Paraná Cooperativo
description: Desafios e oportunidades para a cadeia da soja serão debatidos em seminário
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/desafios-e-oportunidades-para-a-cadeia-da-soja-serao-debatidos-em-seminario
language: pt-BR
date: 2024-08-21T09:15:06Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/desafios-e-oportunidades-para-a-cadeia-da-soja-serao-debatidos-em-seminario. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1590
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/desafios-e-oportunidades-para-a-cadeia-da-soja-serao-debatidos-em-seminario. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  Desafios e oportunidades para a cadeia da soja serão debatidos em seminário 

![embrapa 21 08 2024](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2024/noticias/08/21/embrapa/embrapa_21_08_2024.webp)O seminário “Desafios da Liderança Brasileira na Produção Mundial da Soja”, um dos mais importantes fóruns técnicos da cadeia produtiva da soja no Brasil, chega à sua 6ª edição. O encontro, que acontece nos dias 17 e 18 de setembro, na sede da Embrapa Soja, em Londrina (PR), vai reunir pesquisadores, técnicos, autoridades governamentais, especialistas e representantes das indústrias e de produtores rurais para debater os principais temas que impactam a competitividade da cadeia da soja, desde a qualidade do grão à produção de farelo, óleo e biocombustível, abordando também questões relacionadas à sustentabilidade, tecnologia, regulamentações e processos produtivos.

### ESG

Na edição deste ano, temas da agenda ESG (Environmental, Social and Governance), que consiste em um conjunto de boas práticas que demonstram como a empresa está consciente em relação ao papel nos âmbitos ambiental, social e de governança estarão em pauta. O enfrentamento das adversidades climáticas na sojicultura, a descarbonização da agricultura brasileira e a produção de soja baixo de carbono serão debatidos.

No campo técnico, os participantes terão a oportunidade de acompanhar apresentações e exposições sobre os programas de pesquisa e melhoramento genético frente à crescente demanda mundial por óleos de melhor qualidade (aumento do perfil de ácido graxo oleico no grão de soja e suas externalidades positivas) tanto para a indústria de alimentação humana e animal como para processamento.

Por fim, um painel totalmente dedicado aos impactos das regulamentações ambientais internacionais na competitividade da soja brasileira, mais especificamente o Regulamento para Produtos Livres de Desmatamento (EUDR) da União Europeia.

O Seminário, exclusivamente presencial e com vagas limitadas, é promovido pela Embrapa Soja em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (Acebra), a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja MS), a Associação das Supervisoras e Controladoras do Brasil (ASCB), a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e o Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações).

### Inscrições

Inscrições e mais informações estão disponíveis no site oficial do evento ([www.seminariodesafiosdasoja.com.br](http://www.seminariodesafiosdasoja.com.br)). (*Assessoria de Imprensa Embrapa Soja*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Fórum de TI discute presença da inteligência artificial na vida das cooperativas, retenção de talentos e modernização de sistemas](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/forum_de_ti_destaque_22_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/forum-de-ti-discute-a-presenca-da-inteligencia-artificial-na-vida-das-cooperativas-a-retencao-de-talentos-e-modernizacao-de-sistemas)  23/10/2026 11:49

 

 

 [![Cooperativismo do Paraná marca presença no WCM 2026, em Belo Horizonte](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/wcm/1wcm_2026_19_e_20_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/cooperativismo-do-parana-marca-presenca-no-wcm-2026-em-belo-horizonte)  23/10/2026 11:21

 

 

 [![Formação &quot;Jogar + Aprender&quot; capacita educadores e lideranças em Maringá e Cascavel](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/jogar_aprender_destaque_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/formacao-jogar-aprender-capacita-educadores-e-liderancas-em-maringa-e-cascavel)  23/10/2026 11:16

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
            },
            "dateModified": "2024-08-21T09:15:06Z",
            "datePublished": "2024-08-21T08:21:15Z",
            "description": "Desafios e oportunidades para a cadeia da soja serão debatidos em seminário",
            "headline": "Desafios e oportunidades para a cadeia da soja serão debatidos em seminário",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2024\/noticias\/08\/21\/embrapa\/embrapa_21_08_2024.webp",
                    "caption": null,
                    "description": "embrapa 21 08 2024",
                    "width": 587,
                    "height": 440
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-geral\/desafios-e-oportunidades-para-a-cadeia-da-soja-serao-debatidos-em-seminario"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-geral\/desafios-e-oportunidades-para-a-cadeia-da-soja-serao-debatidos-em-seminario"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Lucia Massae Suzukawa",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

