---
title: COCAMAR II: Cooperativa quer difundir o cultivo de seringueira em sua região | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/cocamar-ii-cooperativa-quer-difundir-o-cultivo-de-seringueira-em-sua-regiao-22582
language: pt-BR
date: 2012-05-10T10:45:10Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/cocamar-ii-cooperativa-quer-difundir-o-cultivo-de-seringueira-em-sua-regiao-22582. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1066
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/cocamar-ii-cooperativa-quer-difundir-o-cultivo-de-seringueira-em-sua-regiao-22582. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  COCAMAR II: Cooperativa quer difundir o cultivo de seringueira em sua região 

> Um dia de campo programado para a próxima quarta-feira, dia 21, no município de Inajá, pode ser o ponto de partida para um novo trabalho a ser desenvolvido pela Cocamar em sua região. Lá, na Fazenda Guanabara, a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná mantém há décadas o cultivo de seringais. O objetivo é que essa atividade - cujo látex, resultado da "sangria" da árvore, é vendido a preços bastante remuneradores no momento - venha a ser oferecida como uma nova proposta para as propriedades rurais, em programa de diversificação de atividades. O evento será às 10h30, com a participação de produtores rurais e técnicos. (Imprensa Cocamar)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Fórum Agronômico avalia condições climáticas e de produção no Paraná e no Brasil](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/29/fotos_destaque/forum_agronomico_destaque_29_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/forum-agronomico-avalia-condicoes-climaticas-e-de-producao-no-parana-e-no-brasil)  29/10/2026 12:16

 

 

 [![Curso de Crédito Rural reúne 230 profissionais de cooperativas](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/29/fotos_destaque/forum_destaque_29_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/curso-de-credito-rural-reune-230-profissionais-de-cooperativas)  29/10/2026 12:03

 

 

 [![Integrantes do Programa de Educação Política visitam Congresso Nacional](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/29/fotos_destaque/educacao_politica_destaque_29_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/integrantes-do-programa-de-educacao-politica-visitam-congresso-nacional)  29/10/2026 11:56

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T10:45:10Z",
            "datePublished": "2007-09-18T07:54:34Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "COCAMAR II: Cooperativa quer difundir o cultivo de seringueira em sua região",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-geral\/cocamar-ii-cooperativa-quer-difundir-o-cultivo-de-seringueira-em-sua-regiao-22582"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-geral\/cocamar-ii-cooperativa-quer-difundir-o-cultivo-de-seringueira-em-sua-regiao-22582"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

