---
title: CAFÉ: Cocamar promove Encontro Regional | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/cafe-cocamar-promove-encontro-regional-21165
language: pt-BR
date: 2012-05-10T10:31:40Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/cafe-cocamar-promove-encontro-regional-21165. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1277
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/cafe-cocamar-promove-encontro-regional-21165. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  CAFÉ: Cocamar promove Encontro Regional 

Com a expectativa de reunir cerca de 400 produtores, a Cocamar realiza nesta quinta-feira (dia 03/05) no município de São Jorge do Patrocínio, região de Umuarama, o Encontro Regional de Cafeicultores. O evento, organizado em parceria com a Prefeitura e a Emater-PR, tem início às 13h30 no salão multi-uso da cidade e conta com o apoio do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento, Bayer CropSciences, Syngenta, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep). Depois da abertura, que será feita pelo vice-presidente da Cocamar, José Fernandes Jardim Júnior, começa a programação de palestras com a participação de vários especialistas, como o pesquisador do Iapar, Armando Androciolli Filho, sobre plantio, variedades e espaçamentos; o engenheiro agrônomo do Ministério da Agricultura, Francisco Barbosa Lima, que vai falar sobre qualidade; o engenheiro agrônomo Francisco Ubiratan Moreira Aires, da Cocamar, sobre tratos culturais; e o engenheiro agrônomo Kleber Geraldo Vieira, da Emater/PR e assessor da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), que abordará o plano de apoio para sustentabilidade da cafeicultura nas propriedades familiares do Paraná.

**Interesse** - De acordo com a Cocamar, a cafeicultura voltou a despertar o interesse dos produtores de sua região em função dos preços atuais, considerados remuneradores. No município de São Jorge do Patrocínio o café ainda é considerado a principal fonte de renda da maior parte das propriedades, praticamente todas de pequeno porte. *(Flamma Comunicação)*

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Fórum de TI discute presença da inteligência artificial na vida das cooperativas, retenção de talentos e modernização de sistemas](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/forum_de_ti_destaque_22_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/forum-de-ti-discute-a-presenca-da-inteligencia-artificial-na-vida-das-cooperativas-a-retencao-de-talentos-e-modernizacao-de-sistemas)  23/10/2026 11:49

 

 

 [![Cooperativismo do Paraná marca presença no WCM 2026, em Belo Horizonte](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/wcm/1wcm_2026_19_e_20_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/cooperativismo-do-parana-marca-presenca-no-wcm-2026-em-belo-horizonte)  23/10/2026 11:21

 

 

 [![Formação &quot;Jogar + Aprender&quot; capacita educadores e lideranças em Maringá e Cascavel](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/jogar_aprender_destaque_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/formacao-jogar-aprender-capacita-educadores-e-liderancas-em-maringa-e-cascavel)  23/10/2026 11:16

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T10:31:40Z",
            "datePublished": "2007-05-03T12:31:38Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "CAFÉ: Cocamar promove Encontro Regional",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-geral\/cafe-cocamar-promove-encontro-regional-21165"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-geral\/cafe-cocamar-promove-encontro-regional-21165"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

