---
title: C.Vale completa, em 2025, 50 anos de produção de sementes de soja | Paraná Cooperativo
description: C.Vale completa, em 2025, 50 anos de produção de sementes de soja
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/c-vale-completa-em-2025-50-anos-de-producao-de-sementes-de-soja
language: pt-BR
date: 2025-06-26T10:59:08Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/c-vale-completa-em-2025-50-anos-de-producao-de-sementes-de-soja. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1386
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/c-vale-completa-em-2025-50-anos-de-producao-de-sementes-de-soja. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  C.Vale completa, em 2025, 50 anos de produção de sementes de soja 

Cinco décadas se passaram desde que a C.Vale, ou então suas antecessoras Campal e Coopervale, passou a produzir sementes de soja e trigo. O início de uma jornada que conduziria aos avançados processos atuais de beneficiamento e tratamento industrial foi um aprendizado construído a partir de experiências de cultivo do grão que faria do Brasil o maior produtor e exportador mundial, e um dos poucos países que ainda podem ampliar o cultivo de soja em larga escala.

Nos anos 1970/80, produtores que chegavam do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina para ocupar as terras vermelhas do Paraná utilizavam sementes de suas próprias lavouras nos estados de origem. Num segundo momento, quando compravam as sementes, o rendimento desagradava produtores e técnicos, que atribuíam o problema às altas temperaturas dos armazéns não climatizados. Depois, mesmo com ambientes com temperatura controlada, o problema persistia. A conclusão era de que regiões quentes eram impróprias para a produção de sementes.

A solução buscada por Alfredo Lang, na época, gerente do Departamento Agronômico da então Coopervale, foi produzir sementes em Santa Catarina, depois de comprar unidades da Cooperpindorama em Abelardo Luz e Faxinal dos Guedes, de 1984 em diante. A partir daí as lavouras passaram a produzir mais, apoiadas, também, por avanços da pesquisa e manejo.

Bem mais tarde, em 2002, a C.Vale conquistou a certificação ISO9001 para os processos ligados à produção de sementes. Dez anos depois, a cooperativa passou a fazer o tratamento industrial em sua unidade de Palotina. A expansão para outros estados levou a C.Vale a produzir sementes também em Tapera (RS), a partir de 2015, e em Catalão (GO), em 2024. (Comunicação C.Vale)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Fórum de TI discute presença da inteligência artificial na vida das cooperativas, retenção de talentos e modernização de sistemas](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/forum_de_ti_destaque_22_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/forum-de-ti-discute-a-presenca-da-inteligencia-artificial-na-vida-das-cooperativas-a-retencao-de-talentos-e-modernizacao-de-sistemas)  23/10/2026 11:49

 

 

 [![Cooperativismo do Paraná marca presença no WCM 2026, em Belo Horizonte](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/wcm/1wcm_2026_19_e_20_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/cooperativismo-do-parana-marca-presenca-no-wcm-2026-em-belo-horizonte)  23/10/2026 11:21

 

 

 [![Formação &quot;Jogar + Aprender&quot; capacita educadores e lideranças em Maringá e Cascavel](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/jogar_aprender_destaque_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/formacao-jogar-aprender-capacita-educadores-e-liderancas-em-maringa-e-cascavel)  23/10/2026 11:16

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#julia_beatriz_duda_ec970927bd"
            },
            "dateModified": "2025-06-26T10:59:08Z",
            "datePublished": "2025-06-26T10:58:11Z",
            "description": "C.Vale completa, em 2025, 50 anos de produção de sementes de soja",
            "headline": "C.Vale completa, em 2025, 50 anos de produção de sementes de soja",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2025\/noticias\/06\/26\/cvale_aniversario\/thumbnails\/thumb_1cvale_aniversario_26_06_2025.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "",
                    "width": 600,
                    "height": 400
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-geral\/c-vale-completa-em-2025-50-anos-de-producao-de-sementes-de-soja"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-geral\/c-vale-completa-em-2025-50-anos-de-producao-de-sementes-de-soja"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Julia Beatriz Duda",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#julia_beatriz_duda_ec970927bd"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

