---
title: ALERTA GEADAS: Sistema comemora 15 anos com 100% de acerto | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/alerta-geadas-sistema-comemora-15-anos-com-100-de-acerto-17184
language: pt-BR
date: 2012-05-09T16:50:54Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/alerta-geadas-sistema-comemora-15-anos-com-100-de-acerto-17184. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1504
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/alerta-geadas-sistema-comemora-15-anos-com-100-de-acerto-17184. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  ALERTA GEADAS: Sistema comemora 15 anos com 100% de acerto 

> Os produtores rurais já sofreram grandes prejuízos com as geadas, cujo efeito muitas vezes é repentino e implacável. Para evitar surpresas com a queda brusca de temperatura, o Instituto Agronômico do Paraná - Iapar - criou, há 15 anos, o Sistema Alerta Geadas para a cafeicultura, com previsões detalhadas. O potencial de retorno do programa chega a R$ 20 milhões por ano em economia de novos plantios. A margem de acerto das previsões tem sido de 100%. No inverno de 2000, todas as geadas ocorridas foram previstas, possibilitando que muitos agricultores evitassem prejuízos em viveiros e plantios recentes. O pesquisador do instituto Paulo Henrique Caramori, da área de Ecofisiologia e Agrometeorologia, lembra que, naquele ano, geou na madrugada de 13, 17 , 21 e 24 de julho. "Disparamos o primeiro alerta em 11 de julho e os agricultores cobriram os pés de café com terra. No dia 27, emitimos o alerta para retirar a terra", conta Caramori.
> 
> **Acompanhamento** - Com a implantação do sistema, avalia o pesquisador, o Estado passou a ter acompanhamento mais detalhado das previsões, o que ajudou a evitar especulações na bolsa de café, como ocorreu em 1995. Os produtores tiveram grandes prejuízos por causa de informações distorcidas sobre eventuais geadas no Sul do País e venderam seus produtos a preços baixos.
> 
> **Lavouras** - O sistema de alerta é direcionado em lavouras de até dois anos, fase mais vulnerável do café. Desta forma, os técnicos alertam sobre as medidas práticas para evitar grandes danos aos cafezais. Uma das recomendações para os dias em que há previsão de geadas é fazer o enterro das plantas com até seis meses de idade. Os produtores devem dobrar a planta e cobri-la com terra. "Após os seis meses, a planta não dobra, senão pode quebrar, então o produtor deve fazer o chegamento de terra até o primeiro par de ramos, protegendo o caule. O resfriamento extremo do solo pode causar o congelamento do sistema radicular, ocasionando a morte das plantas. Portanto, o produtor deve cobrir na véspera e somente retirar a terra manualmente, no máximo, 20 dias depois", explica Caramori.
> 
> **Disque Geada** - As informações são diárias e também podem ser obtidas pelo Disque-Geada: (43) 3391-4500, serviço gratuito, ou pelo site www.iapar.br. O Iapar também envia as informações por e-mail aos produtores cadastrados. (*AEN*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Fórum de TI discute presença da inteligência artificial na vida das cooperativas, retenção de talentos e modernização de sistemas](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/forum_de_ti_destaque_22_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/forum-de-ti-discute-a-presenca-da-inteligencia-artificial-na-vida-das-cooperativas-a-retencao-de-talentos-e-modernizacao-de-sistemas)  23/10/2026 11:49

 

 

 [![Cooperativismo do Paraná marca presença no WCM 2026, em Belo Horizonte](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/wcm/1wcm_2026_19_e_20_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/cooperativismo-do-parana-marca-presenca-no-wcm-2026-em-belo-horizonte)  23/10/2026 11:21

 

 

 [![Formação &quot;Jogar + Aprender&quot; capacita educadores e lideranças em Maringá e Cascavel](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/jogar_aprender_destaque_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/formacao-jogar-aprender-capacita-educadores-e-liderancas-em-maringa-e-cascavel)  23/10/2026 11:16

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-09T16:50:54Z",
            "datePublished": "2010-06-23T11:39:04Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "ALERTA GEADAS: Sistema comemora 15 anos com 100% de acerto",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-geral\/alerta-geadas-sistema-comemora-15-anos-com-100-de-acerto-17184"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-geral\/alerta-geadas-sistema-comemora-15-anos-com-100-de-acerto-17184"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

