---
title: AGRO: Em viagem técnica, cooperados da Agrária visitam Áustria, Eslováquia e República Tcheca | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/agro-em-viagem-tecnica-cooperados-da-agraria-visitam-austria-eslovaquia-e-republica-tcheca-153343
language: pt-BR
date: 2024-07-03T08:09:00Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/agro-em-viagem-tecnica-cooperados-da-agraria-visitam-austria-eslovaquia-e-republica-tcheca-153343. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1628
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/agro-em-viagem-tecnica-cooperados-da-agraria-visitam-austria-eslovaquia-e-republica-tcheca-153343. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  AGRO: Em viagem técnica, cooperados da Agrária visitam Áustria, Eslováquia e República Tcheca 

Entre os dias 30 de maio e 11 de junho, uma comitiva formada por 23 pessoas, entre cooperados e equipe interna, participou da Viagem Técnica Internacional promovida pela Agrária. A atividade é realizada anualmente e em 2024 teve como destino três países europeus: Áustria, Eslováquia e República Tcheca. “Procuramos oferecer ao cooperado a oportunidade de visitar países diferentes a cada Viagem Técnica, locais onde podemos aprofundar conhecimentos sobre o cultivo de cereais de inverno e sobre a produção de hortifruti”, explicou o Diretor Vice-presidente da Cooperativa, Manfred Majowski, ao explicar a escolha do roteiro da viagem.

**Visitas** - Durante a estadia na Europa, o grupo passou por empresas de melhoramento, centro de pesquisas, cooperativas agrícolas, empresas de maquinário e propriedades especializadas no cultivo de cebola, beterraba, cevada e trigo. Entre os locais visitados, estiveram as instalações da cervejaria Pilsner Urquell, na região de Pilsen, na República Tcheca, berço do estilo de cerveja que leva o mesmo nome.

**Ireks** - Em território austríaco, os participantes conheceram a Stamag, empresa do grupo alemão Ireks, que atua na produção de malte e de produtos para panificação, e uma cooperativa de produtores de lúpulo. Além disso, o grupo participou de atrações turísticas que apresentaram a história dos países visitados.

**Lúpulo** - Para o cooperado Gustavo Gustavo Grocoske Küster, as altas produtividades mostradas nas propriedades e o baixo índice de doenças nas culturas chamaram atenção. “Fiquei muito interessado na cultura do lúpulo. Acredito com linhagens adaptadas ao nosso clima, possa ser implementada em nossa região, viabilizando principalmente os pequenos produtores”, afirmou.

**Organização administrativa** - Já o agrônomo Tiago Bombardelli destacou a organização administrativa das cooperativas locais, a topografia das áreas, em sua maioria plana, e a tecnologia empregada no cultivo dos grãos. “Na parte de genética a Agrária já possui parcerias de pesquisa que procuram por cultivares que facilitem a vida do cooperado ao trazer maior qualidade aos grãos. Com relação a equipamentos, os agricultores europeus têm máquinas superiores as nossas. Não é algo que depende exclusivamente de nós, mas podemos cobrar as empresas para que ofereçam máquinas mais eficientes a um custo mais acessível”, concluiu. (*Assessoria de Imprensa Agrária*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Fórum de TI discute presença da inteligência artificial na vida das cooperativas, retenção de talentos e modernização de sistemas](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/forum_de_ti_destaque_22_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/forum-de-ti-discute-a-presenca-da-inteligencia-artificial-na-vida-das-cooperativas-a-retencao-de-talentos-e-modernizacao-de-sistemas)  23/10/2026 11:49

 

 

 [![Cooperativismo do Paraná marca presença no WCM 2026, em Belo Horizonte](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/wcm/1wcm_2026_19_e_20_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/cooperativismo-do-parana-marca-presenca-no-wcm-2026-em-belo-horizonte)  23/10/2026 11:21

 

 

 [![Formação &quot;Jogar + Aprender&quot; capacita educadores e lideranças em Maringá e Cascavel](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/jogar_aprender_destaque_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/formacao-jogar-aprender-capacita-educadores-e-liderancas-em-maringa-e-cascavel)  23/10/2026 11:16

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2024-07-03T08:09:00Z",
            "datePublished": "2024-07-03T08:09:00Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "AGRO: Em viagem técnica, cooperados da Agrária visitam Áustria, Eslováquia e República Tcheca",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2024\/noticias\/07\/03\/agraria\/thumbnails\/thumb_1agraria_03_07_2024.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "AGRO: Em viagem técnica, cooperados da Agrária visitam Áustria, Eslováquia e República Tcheca",
                    "width": 600,
                    "height": 404
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-geral\/agro-em-viagem-tecnica-cooperados-da-agraria-visitam-austria-eslovaquia-e-republica-tcheca-153343"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-geral\/agro-em-viagem-tecnica-cooperados-da-agraria-visitam-austria-eslovaquia-e-republica-tcheca-153343"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

