---
title: AGRO: Cocari alerta produtores para os riscos da cigarrinha-do-milho | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/agro-cocari-alerta-produtores-para-os-riscos-da-cigarrinha-do-milho-151426
language: pt-BR
date: 2024-03-05T07:50:00Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/agro-cocari-alerta-produtores-para-os-riscos-da-cigarrinha-do-milho-151426. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1480
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/agro-cocari-alerta-produtores-para-os-riscos-da-cigarrinha-do-milho-151426. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  AGRO: Cocari alerta produtores para os riscos da cigarrinha-do-milho 

A aproximação da nova safrinha de milho traz à tona um velho problema das lavouras: a cigarrinha-do-milho, uma praga que se alimenta das plantas ainda jovens e causa a transmissão de doenças.

**Danos** - A grande preocupação com a cigarrinha-do-milho se dá devido aos grandes danos que pode causar à cultura. “Os danos mais acentuados irão aparecer a partir do florescimento do milho e do enchimento de grãos. Quando o produtor identifica os danos nessas fases, não há mais nada que possa ser feito”, alerta o supervisor técnico do Centro Tecnológico da Cocari (CTC), Cleonei Alievi.

**Controle da praga** - Normalmente, a cigarrinha fica alojada dentro do cartucho do milho, e o melhor momento para se evitar essas perdas é o controle do vetor nos estágios iniciais da cultura. “Os estágios V3 e V4 da planta são os estágios críticos para a transmissão das doenças. Nesta fase, é muito importante realizar o melhor manejo possível de inseticidas para que se possa fazer o controle da cigarrinha”, adverte Cleonei.

**Falta de dados** - Ele informa que ainda não existem dados claros quanto ao nível de controle ou o nível de dano econômico que a praga pode causar. Portanto, a recomendação é observar a ausência e a presença. “A partir do momento que se tem a presença da cigarrinha nas plantas de milho, deve-se realizar o controle. Vale ressaltar também que a cigarrinha é uma praga migratória. Pode não ter a presença em uma área hoje, mas amanhã ela pode estar presente”, destaca.

**Recomendações importantes** - Devido a esse fluxo migratório da praga entre as diferentes lavouras de milho, o produtor deve tomar várias medidas para diminuir a pressão do inóculo e da cigarrinha na sua propriedade. Entre essas medidas, destacam-se o controle de plantas tigueras de milho na cultura antecessora; utilização de híbridos tolerantes; utilização de inseticidas; utilização de produtos biológicos junto com o manejo químico; e uma boa tecnologia de aplicação, pensando em atingir a cigarrinha.

**Assistência técnica** - “A dica que deixamos aos nossos cooperados é que sempre busquem o Detec da sua unidade para obter o melhor manejo em todas as fases produtivas da sua lavoura”, conclui Cleonei. (*Assessoria de Imprensa Cocari*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Comissão de Direito Cooperativo da OAB/PR promove seminário dia 11 de novembro, no Sistema Ocepar](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/07/direito_cooperativo/direito_cooperativo_destaque_II_07_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/comissao-de-direito-cooperativo-da-oab-pr-promove-seminario-dia-11-de-novembro-no-sistema-ocepar)  04/11/2026 11:38

 

 

 [![Coordenadores de núcleos da Sicredi Rio Paraná visitam Ocepar e Assembleia Legislativa](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/11/04/fotos_destaque/imersao_destaque_04_11_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/coordenadores-de-nucleos-da-sicredi-rio-parana-visitam-ocepar-e-assembleia-legislativa)  04/11/2026 11:34

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2024-03-05T07:50:00Z",
            "datePublished": "2024-03-05T07:50:00Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "AGRO: Cocari alerta produtores para os riscos da cigarrinha-do-milho",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2024\/noticias\/03\/05\/cocari\/thumbnails\/thumb_1cocari_05_03_2024.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "AGRO: Cocari alerta produtores para os riscos da cigarrinha-do-milho",
                    "width": 600,
                    "height": 306
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-geral\/agro-cocari-alerta-produtores-para-os-riscos-da-cigarrinha-do-milho-151426"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-geral\/agro-cocari-alerta-produtores-para-os-riscos-da-cigarrinha-do-milho-151426"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

