---
title: AGENDA: | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/agenda-27422
language: pt-BR
date: 2012-05-10T11:37:56Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/agenda-27422. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1627
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/agenda-27422. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


**Câmara de Aves e Suínos discute demanda de milho**

A demanda de milho pelos setores de aves e suínos para 2009 será analisada na 14ª reunião ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Aves e Suínos, nesta terça-feira (09/12), às 9 horas, em Brasília. Será abordada a adequação de linhas de crédito para o setor e encaminhada proposta para a Secretaria de Política Agrícola (SPA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A avaliação das ações de 2008 e as perspectivas para 2009 também estão na pauta da reunião.

**Reunião sobre agroenergia discute biocombustíveis e pinhão-manso**

A sustentabilidade dos biocombustíveis e a situação da produção e pesquisa do pinhão-manso (J*atropha curcas L.)* serão temas da 6ª reunião do GT - 6 Agroenergia da Rede de Coordenação de Políticas Agropecuárias (Redpa) do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), nesta terça-feira (9), em Buenos Aires (Argentina). O coordenador-geral de Agroenergia da Secretaria de Produção e Agroenergia, Denílson Ferreira, que coordena o GT, representará o Ministério da Agricultura no encontro. O grupo, que reúne técnicos da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai, terá oportunidade de trocar informações sobre os avanços do assunto, solicitação dos ministros de Agricultura na última reunião do CAS, ocorrida em Concón (Chile). *(Mapa)*

**Mestrado em Agronomia da Unicentro**

Encerram no dia 12 de dezembro, as inscrições para o curso de Mestrado em Agronomia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) - Campos Cedetec, de Guarapuava (PR). O curso tem como área de concentração Produção Vegetal e linha de pesquisa Manejo de Culturas. Informações na **Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, telefones (42) 3629.8225 e (42)3629.8214, site www.unicentro.br/pga ou pelo e-mail : <pga@unicentro.br>

#### AveExpo 2009 e o III Fórum Internacional de Avicultura 

A cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, foi escolhida para sediar a AveExpo 2009 e o III Fórum Internacional de Avicultura. O encontro vai acontecer no Hotel Mabu Thermas &amp; Resort, entre os dias 19 e 21 de agosto de 2009. O grande encontro da avicultura das Américas vai reunir produtores, empresários e especialistas de 32 países. Serão 55 palestrantes nacionais e internacionais, os maiores especialistas da avicultura mundial, com tradução simultânea para o português, espanhol e inglês, mais de oito mil visitantes e mais de 1000 congressistas. A AveExpo, que será o único evento do setor realizado no segundo semestre do ano que vem, está de volta a Foz do Iguaçu, cidade escolhida por ser um grande pólo turístico, capital da Tríplice Fronteira, região que une Brasil, Argentina e Paraguai, o que facilita a vinda de estrangeiros de vários países da América do Sul.

**O Evento** - A AveExpo 2009 e o III Fórum Internacional de Avicultura serão divididos em palestras magistrais, seminários técnicos de especialização, reuniões técnicas de empresas, feira de negócios e a AveFest. No primeiro dia de evento, serão realizadas sete palestras, ministradas por técnicos nacionais e internacionais que abordarão os temas bem-estar animal, meio ambiente, economia, mercado global, manejo, reprodução, genética, sanidade, nutrição e instalações.

**Seminários Técnicos de Especialização** - Nos dias 20 e 21 de agosto, o III Fórum Internacional de Avicultura vai proporcionar quatro cursos simultâneos sobre os temas: processamento, manejo e bem-estar, nutrição e sanidade. "É uma oportunidade única de assistir a cursos intensivos, ministrados por especialistas de renome internacional", convidou a Presidente da Editora AnimalWorld, Flávia Roppa.

**AveExpo 2009** - Paralelamente ao congresso, será realizada a maior feira de negócios do Continente, dedicada exclusivamente à Avicultura. Ocupando um área de 4.500 m², os estandes que compõem a AveExpo 2009 são uma excelente oportunidade de promover a integração das empresas com os participantes do evento, para a efetivação de negócios e o conhecimento das atualidades do setor. As informações são da assessoria de imprensa da AveWorld.

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T11:37:56Z",
            "datePublished": "2008-12-09T13:30:34Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "AGENDA:",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-geral\/agenda-27422"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-geral\/agenda-27422"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

