---
title: PUCPR divulga resultado do processo seletivo do Mestrado em Gestão de Cooperativas | Paraná Cooperativo
description: PUCPR divulga resultado do processo seletivo do Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/pucpr-divulga-resultado-do-processo-seletivo-do-mestrado-profissional-em-gestao-de-cooperativas
language: pt-BR
date: 2026-03-03T13:43:04Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/pucpr-divulga-resultado-do-processo-seletivo-do-mestrado-profissional-em-gestao-de-cooperativas. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1689
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/pucpr-divulga-resultado-do-processo-seletivo-do-mestrado-profissional-em-gestao-de-cooperativas. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  PUCPR divulga resultado do processo seletivo do Mestrado em Gestão de Cooperativas 

![mestrado 02 03 2026](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/03/02/mestrado/mestrado_02_03_2026.webp)A Comissão do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas e Organizações Complexas e Plurais (PPGCoop) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) divulgou os nomes dos candidatos aprovados no processo seletivo para a turma de 2026 do Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas.[ Clique aqui para conferir a lista](https://paranacooperativo.coop.br/images/ppgcoop-edital-turma-2026_1_candidatos-aprovados.pdf?_gl=1*6e0l69*_gcl_au*MTcyOTA4MjA3LjE3NzE1MDgzNDI.*_ga*MjcxNzU5MjE3LjE3NzIxMjMwMzY.*_ga_11M5C4PYGB*czE3NzIyMTI1MDYkbzQkZzEkdDE3NzIyMTU2NTgkajU5JGwwJGgzMDg0OTE5), que está em ordem alfabética. As aulas iniciam na sexta-feira (06/03).

O gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leandro Macioski, ressalta que o Sescoop/PR pode subsidiar 65% do valor do mestrado para empregados e cooperados das cooperativas do Paraná. “O edital com as regras para solicitar as bolsas de estudo já está publicado e o candidato aprovado no programa pode consultá-lo para pedir o benefício”, disse. [Clique aqui](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/portarias/Edital-012026GDH.pdf) para acessar o documento.

### Programa

O mestrado em Gestão de Cooperativas o único nas Américas com foco no estudo do cooperativismo. Vinculado à Escola de Negócios e à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da PUCPR, é realizado na modalidade profissional e possui a mesma equivalência do mestrado acadêmico. A diferença é que são enfatizados problemas reais de cooperativas nas mais diversas áreas de gestão, como gestão de pessoas, marketing, análise de risco, sustentabilidade, estratégia, entre outras.

A Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação que regulamenta as pós-graduações stricto sensu no Brasil, concedeu o conceito 4 ao PPGCoop em sua primeira avaliação, ocorrida em 2017, que é mantido até os dias atuais. Esta avaliação é quadrienal e sua escala varia de 1 a 5 para programas de mestrado, sendo que os conceitos 4 e 5 são considerados padrões de excelência.

### Aulas

O primeiro processo seletivo para ingresso no Programa ocorreu em dezembro de 2013. Ao longo desse período, já houve a produção de aproximadamente 200 dissertações – trabalhos obrigatórios que devem ser apresentados para a obtenção do título de mestre. Esta será a 13ª segunda turma do Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas. As aulas ocorrem a cada 15 dias, às sextas e sábados. No primeiro ano, o estudante deve cursar, no mínimo, quatro disciplinas obrigatórias e quatro eletivas, em que aprofundará temas de seu interesse. Já o segundo ano é dedicado à pesquisa relativa à dissertação final. Além disso, são realizadas expedições técnicas, com visitas a cooperativas e entidades representativas em diferentes países.

### Informações

Mais informações com a analista técnico do Sescoop/PR, Jane Carla Claudino (<jane.carla@sistemaocepar.coop.br>).

Saiba mais sobre o PPGCoop: [Gestão de Cooperativas e Organizações Complexas e Plurais - Escola de Negócios](https://www.pucpr.br/escola-de-negocios/mestrado-doutorado/gestao-de-cooperativas/)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Paranaenses entre os finalistas do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano 2026](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/13/premio/premio_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/paranaenses-entre-os-finalistas-do-premio-somoscoop-melhores-do-ano-2026)  13/10/2026 11:07

 

 

 [![Encontro Estadual de Inovação será realizado quinta e sexta-feira, com o tema “Conexões que impulsionam” ](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/09/22/inovacao/desataque_encontro_inovacao_22_09_26.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/encontro-estadual-de-inovacao-sera-realizado-quinta-e-sexta-feira-com-o-tema-conexoes-que-impulsionam)  13/10/2026 10:59

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
            },
            "dateModified": "2026-03-03T13:43:04Z",
            "datePublished": "2026-03-02T09:37:56Z",
            "description": "PUCPR divulga resultado do processo seletivo do Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas",
            "headline": "PUCPR divulga resultado do processo seletivo do Mestrado em Gestão de Cooperativas",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2026\/noticias\/03\/02\/mestrado\/thumbnails\/thumb_mestrado_02_03_2026.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "",
                    "width": 600,
                    "height": 450
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-educacao\/pucpr-divulga-resultado-do-processo-seletivo-do-mestrado-profissional-em-gestao-de-cooperativas"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-educacao\/pucpr-divulga-resultado-do-processo-seletivo-do-mestrado-profissional-em-gestao-de-cooperativas"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Lucia Massae Suzukawa",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

