---
title: Publicada a edição nº 29 da Revista PR Cooperativo Técnico e Científico | Paraná Cooperativo
description: Publicada a edição nº 29 da Revista PR Cooperativo Técnico e Científico
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/publicada-a-edicao-n-29-da-revista-pr-cooperativo-tecnico-e-cientifico
language: pt-BR
date: 2026-01-13T14:48:53Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/publicada-a-edicao-n-29-da-revista-pr-cooperativo-tecnico-e-cientifico. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1600
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/publicada-a-edicao-n-29-da-revista-pr-cooperativo-tecnico-e-cientifico. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  Publicada a edição nº 29 da Revista PR Cooperativo Técnico e Científico 

![pr cooperativo tecnico cientifico 08 01 26](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/01/08/revista/pr_cooperativo_tecnico_cientifico_08_01_26.webp)Já está disponível no portal do Sistema Ocepar a [Revista Paraná Cooperativo – Edição Especial Técnico e Científico nº 29](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/revista_tec_cientifico/Revista_TC_cientifico_Edicao_29.pdf), com artigos elaborados especificamente para serem divulgados nesta publicação. A iniciativa é resultado de parceria entre o Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Paraná (Sescoop/PR) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Este número traz três artigos. O primeiro, intitulado “A influência da qualidade de vida no trabalho sobre o comprometimento organizacional em três cooperativas de crédito” é de autoria de Paulo Montresol, Alex Sandro Quadros Weymer e Rodrigo Alexandre de Melo. O segundo foi escrito por César Aparecido Perini e aborda a questão “Cultura do algodão: regime tributário aplicado às cooperativas agropecuárias e incentivo fiscal em Mato Grosso”. “A experiência dos anos ou o ânimo da juventude? A correlação entre a idade do presidente e o desempenho de cooperativas de transporte no Paraná” é o nome do terceiro trabalho, produzido por João Gogola Neto.

Na apresentação da revista, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, destaca que a publicação está alinhada ao 5º princípio básico do cooperativismo – Educação, Formação e Informação. Segundo esse princípio, “as cooperativas promovem a educação e a formação de seus cooperados, dos representantes eleitos, dos gerentes e de seus funcionários, de modo que possam contribuir de forma eficaz para o desenvolvimento da cooperativa. Além disso, divulgam os princípios do cooperativismo e informam o público em geral, especialmente jovens e formadores de opinião, sobre a natureza e os benefícios da cooperação.”

Ainda de acordo com Ricken, “Graças aos esforços conjuntos das cooperativas, das instituições voltadas ao desenvolvimento do cooperativismo, dos parceiros acadêmicos e dos provedores de técnicas e recursos, as cooperativas paranaenses vêm elevando gradualmente seu nível de profissionalização. Como resultado, têm apresentado desempenhos cada vez mais expressivos, tanto no âmbito econômico quanto no social."

[Clique aqui e acesse na íntegra a edição nº 29 da Revista PR Cooperativo – Especial Técnico e Científico](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/revista_tec_cientifico/Revista_TC_cientifico_Edicao_29.pdf)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Fórum de TI discute presença da inteligência artificial na vida das cooperativas, retenção de talentos e modernização de sistemas](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/forum_de_ti_destaque_22_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/forum-de-ti-discute-a-presenca-da-inteligencia-artificial-na-vida-das-cooperativas-a-retencao-de-talentos-e-modernizacao-de-sistemas)  23/10/2026 11:49

 

 

 [![Cooperativismo do Paraná marca presença no WCM 2026, em Belo Horizonte](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/wcm/1wcm_2026_19_e_20_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/cooperativismo-do-parana-marca-presenca-no-wcm-2026-em-belo-horizonte)  23/10/2026 11:21

 

 

 [![Formação &quot;Jogar + Aprender&quot; capacita educadores e lideranças em Maringá e Cascavel](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/jogar_aprender_destaque_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/formacao-jogar-aprender-capacita-educadores-e-liderancas-em-maringa-e-cascavel)  23/10/2026 11:16

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
            },
            "dateModified": "2026-01-13T14:48:53Z",
            "datePublished": "2026-01-08T07:31:00Z",
            "description": "Publicada a edição nº 29 da Revista PR Cooperativo Técnico e Científico",
            "headline": "Publicada a edição nº 29 da Revista PR Cooperativo Técnico e Científico",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2026\/noticias\/01\/08\/revista\/thumbnails\/thumb_pr_cooperativo_tecnico_cientifico_08_01_26.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "",
                    "width": 587,
                    "height": 440
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-educacao\/publicada-a-edicao-n-29-da-revista-pr-cooperativo-tecnico-e-cientifico"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-educacao\/publicada-a-edicao-n-29-da-revista-pr-cooperativo-tecnico-e-cientifico"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Lucia Massae Suzukawa",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

