---
title: Profissionais de Secretariado Executivo das cooperativas recebem capacitação em Inteligência Artificial   | Paraná Cooperativo
description: Profissionais de Secretariado Executivo das cooperativas recebem capacitação em Inteligência Artificial
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/profissionais-de-secretariado-executivo-das-cooperativas-recebem-capacitacao-em-inteligencia-artificial
language: pt-BR
date: 2026-11-04T11:25:33Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/profissionais-de-secretariado-executivo-das-cooperativas-recebem-capacitacao-em-inteligencia-artificial. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1678
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/profissionais-de-secretariado-executivo-das-cooperativas-recebem-capacitacao-em-inteligencia-artificial. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  Profissionais de Secretariado Executivo das cooperativas recebem capacitação em Inteligência Artificial 

O Sistema Ocepar, por meio do Sescoop/PR, em parceria com a Conquer Escola de Negócio e Inovação, iniciou nessa terça-feira (03/11) o curso Inteligência Artificial aplicada à rotina de profissionais de Secretariado Executivo. O treinamento está reunindo cerca de 50 profissionais de cooperativas paranaenses com o objetivo de transformar a IA em uma aliada de alta performance no dia a dia corporativo.

Dividida em dois encontros virtuais (nesta terça e na quinta-feira), a capacitação é conduzida por Walace Emrich, estrategista criativo, publicitário e especialista em comportamento do consumidor pela USP. Com ampla experiência de mercado, Emrich já atuou como consultor do Sebrae e gerente de criatividade da Conquer, onde leciona desde 2019.

"Existe uma grande diferença entre apenas usar a IA e realmente trabalhar com a ferramenta. Diante de mais de 200 mil IAs disponíveis, o uso precisa ser intencional. A IA acelerou tudo, mas também está deixando as entregas muito parecidas. O diferencial está em como a direcionamos", explicou.

Para o especialista, a IA é como um estagiário de alto potencial que precisa de um direcionamento claro e de orientação. “A grande chave está na comunicação. É preciso definir exatamente o que se espera da IA, que tipo de resposta queremos da ferramenta. É preciso um direcionamento claro e contextualizado para uma entrega de qualidade. Sem clareza no pedido, não há sucesso”, pontuou.

### Teoria e prática

Nesta terça-feira, os profissionais receberam um embasamento teórico sobre o tema. Na quinta-feira a programação prevê a aplicação prática. Nas sessões práticas, os profissionais aprenderão a aplicar a IA para automatizar tarefas repetitivas, transformar dados, facilitar a criação de planilhas complexas, analisar grandes volumes de informações, produzir relatórios e apoiar processos criativos.

Emrich apresentou dados do Fórum Econômico Mundial \[organização internacional sem fins lucrativos que reúne líderes políticos, empresariais, acadêmicos e da sociedade civil para discutir os principais desafios econômicos, sociais e ambientais do planeta\]. Dados do Fórum de 2025 relacionados ao mercado de trabalho dão conta de que entre as 10 habilidades mais o domínio da Inteligência Artificial aparece em primeiro lugar. “O interessante é que a Criatividade aparece em quatro lugar entre as habilidades mais demandadas”, observou.

Para o especialista, isso reforça que o mercado já exige a IA como uma competência básica, mas não abre mão da criatividade. E a criatividade e a tomada de decisão continuam sendo exclusivamente humanas. Por fim, o instrutor questionou e, ao mesmo tempo respondeu: “O que vamos fazer quando a IA fizer tudo? Seremos mais humanos. A máquina não tem contexto, autoralidade e não sabe emocionar como nós", concluiu Emrich.

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Comissão de Direito Cooperativo da OAB/PR promove seminário dia 11 de novembro, no Sistema Ocepar](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/07/direito_cooperativo/direito_cooperativo_destaque_II_07_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/comissao-de-direito-cooperativo-da-oab-pr-promove-seminario-dia-11-de-novembro-no-sistema-ocepar)  04/11/2026 11:38

 

 

 [![Coordenadores de núcleos da Sicredi Rio Paraná visitam Ocepar e Assembleia Legislativa](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/11/04/fotos_destaque/imersao_destaque_04_11_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/coordenadores-de-nucleos-da-sicredi-rio-parana-visitam-ocepar-e-assembleia-legislativa)  04/11/2026 11:34

 

 

 [![Formação para profissionais de cooperativas paranaenses aborda compliance e LGPD](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/11/04/compliance/1compliance_04_11_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/formacao-para-profissionais-de-cooperativas-paranaenses-aborda-compliance-e-lgpd)  04/11/2026 11:29

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
            },
            "dateModified": "2026-11-04T11:25:33Z",
            "datePublished": "2026-11-04T11:23:26Z",
            "description": "Profissionais de Secretariado Executivo das cooperativas recebem capacitação em Inteligência Artificial",
            "headline": "Profissionais de Secretariado Executivo das cooperativas recebem capacitação em Inteligência Artificial  ",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2026\/noticias\/11\/04\/secretariado\/1secretariado_04_11_2026.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "",
                    "width": 778,
                    "height": 440
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-educacao\/profissionais-de-secretariado-executivo-das-cooperativas-recebem-capacitacao-em-inteligencia-artificial"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-educacao\/profissionais-de-secretariado-executivo-das-cooperativas-recebem-capacitacao-em-inteligencia-artificial"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Lucia Massae Suzukawa",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

