---
title: Família e Qualidade de Vida será tema de curso para agricultoras | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/familia-e-qualidade-de-vida-sera-tema-de-curso-para-agricultoras-31104
language: pt-BR
date: 2012-05-10T15:19:20Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/familia-e-qualidade-de-vida-sera-tema-de-curso-para-agricultoras-31104. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1218
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/familia-e-qualidade-de-vida-sera-tema-de-curso-para-agricultoras-31104. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  Família e Qualidade de Vida será tema de curso para agricultoras 

 A Coopermibra – Cooperativa Mista Agropecuária do Brasil, em parceria com o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, estará promovendo no dia próximo dia 27, o curso Família e Qualidade de Vida. Direcionado às mulheres das famílias de produtores e trabalhadores rurais, o treinamento tem como principal objetivo levar as participantes a constatar a necessidade da promoção de mudanças em relação a determinados comportamentos individuais e coletivos. Por isso, durante o curso, serão abordados temas como: a importância da organização para administração rural; o valor da otimização dos recursos; administração de desperdício; o processo decisório prioritário; imprevisto x mal-previsto; o que são e para que servem os agrotóxicos; por que se usam agrotóxicos; e ocorrência de incidentes e exposição com agrotóxicos. Também serão abordados os seguintes conteúdos: integridade da saúde; prevenção odontológica; saúde preventiva; noções de nutrição; alimentação do trabalhador; educação sexual; e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis - DST. Vão participar do curso mulheres com idade a partir dos 16 anos. As aulas serão ministradas na Associação Recreativa Coopermibra. A turma terá entre 20 e 30 participantes. (Assessoria Coopermibra)



   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Cocamar inaugura sua indústria de fertilizantes em Paranavaí](https://paranacooperativo.coop.br/images/default.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/cocamar-inaugura-sua-industria-de-fertilizantes-em-paranavai-150933)  09/07/2024 10:09

 

 

 [![DIA INTERNACIONAL: Cooperativas constroem um futuro melhor para todos](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2024/noticias/07/05/fotos_destaque/thumbnails/thumb_destaque_coops_day_05_07_2024.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/dia-internacional-cooperativas-constroem-um-futuro-melhor-para-todos-153403)  05/07/2024 10:52

 

 

 [![DIA C: Sistema Ocepar e cooperativas mobilizam voluntários para atendimento a famílias carentes neste sábado em escola de Curitiba](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2024/noticias/07/05/dia_c/thumbnails/thumb_dia_c_curitiba_destaque_05_07_2024.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/dia-c-sistema-ocepar-e-cooperativas-mobilizam-voluntarios-para-atendimento-a-familias-carentes-neste-sabado-em-escola-de-curitiba-153402)  05/07/2024 10:41

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T15:19:20Z",
            "datePublished": "2005-09-19T08:17:32Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "Família e Qualidade de Vida será tema de curso para agricultoras",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-educacao\/familia-e-qualidade-de-vida-sera-tema-de-curso-para-agricultoras-31104"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-educacao\/familia-e-qualidade-de-vida-sera-tema-de-curso-para-agricultoras-31104"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

