---
title: DENACOOP: Educação e cooperação para um mundo mais justo | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/denacoop-educacao-e-cooperacao-para-um-mundo-mais-justo-34316
language: pt-BR
date: 2012-05-10T15:54:47Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/denacoop-educacao-e-cooperacao-para-um-mundo-mais-justo-34316. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1801
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/denacoop-educacao-e-cooperacao-para-um-mundo-mais-justo-34316. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  DENACOOP: Educação e cooperação para um mundo mais justo 

Em entrevista ao Paraná Cooperativo e durante a abertura do 3º Encontro do Cooperjovem, realizado na quinta (14/09) e sexta-feira (15/09) da semana passada, no Hotel Bristol Vila Velha, em Ponta Grossa, Paulo Roberto da Silva, diretor do Departamento de Cooperativismo e Associativismo (Denacoop), do Ministério da Agricultura (Mapa), destacou a importância da educação e da cooperação no desenvolvimento de um mundo mais justo. O Denacoop é o departamento do Ministério da Agricultura que estimula o cooperativismo e associativismo, duas palavras que, segundo Paulo Roberto da Silva, podem construir um mundo melhor. O diretor do Denacoop lembrou de suas origens como professor, e destacou a importância do programa Cooperjovem na formação das crianças, que podem ser os líderes cooperativistas de amanhã. “Sou um professor aposentado. Comecei a dar aula quando estava no científico e dava aula no primário, campanha nacional de ensino secundário gratuito. Depois, quando eu estava na faculdade, dei aula para o ginásio, em Porto Alegre (RS). E hoje leciono nos cursos de férias na Unijuí, no Rio Grande do Sul”, disse. “Saí de Brasília de uma reunião com membros do Ministério da Fazenda, Desenvolvimento Agrário e Casa Civil na equalização de problemas que vive a agropecuária paranaense e brasileira. Saí dessa reunião e fomos para um evento (de Turismo) no UnicenP (em Curitiba), onde estavam acadêmicos e hoje tenho a satisfação de estar na presença de professores”, destacou, ao chegar no evento em Ponta Grossa.

**Fase de insegurança** – “Estamos vivendo uma fase de insatisfação, insegurança, insustentabilidade. No mundo, os países mais ricos discutem como manter a hegemonia sobre os mais pobres, discutem questões como combate ao narcotráfico, segurança, mudança climática, falta de petróleo. E, do outro lado, países discutindo como vão alimentar sua população. Esse é um mundo altamente dicotômico”, analisou. “Afinal, qual é o mundo que nós queremos e qual é o mundo que nós podemos ter para nós e nossos filhos? Será que se nós todos praticássemos a verdadeira cooperação e solidariedade nós não teremos condições de tentar obter o mundo que almejamos? Será que o trabalho que os senhores e senhoras estão fazendo nas suas escolas, criando desde a base as pessoas, os agentes de transformação, será que não é por aí? Será que não podemos contribuir para a redução das desigualdades? Será que não é hora? Será que temos consciência da responsabilidade que nós temos?”, questionou ele.

**O poder das pessoas** – Silva continuou, argumentando que cooperativa é o exercício entre as pessoas. “Homens e mulheres é que fazem a cooperação. Não são as instituições, são as pessoas. As pessoas, quando conscientemente organizadas são capazes de fazer tudo, muito mais do que a gente espera delas. Por isso a importância deste encontro. Por isso a importância da nossa ação, que muitos julgam pequena”, afirmou. “A sociedade se faz nova quando nós nos fazemos novos, disse ele. Nós dependemos do outro e o outro depende de nós. Cooperativismo também é dessa forma. Nós temos um discurso solidário, mas uma prática solitária. Nossos valores devem estar enraizados no coração. Nossa esperança não é só política, é também espiritual. Viver é fácil, nós é que complicamos. A vida não se tece em intenções, e sim em ações”, completou. Silva frisou ainda a importância da criação do Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) no desenvolvimento do cooperativismo no País.

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Cocamar inaugura sua indústria de fertilizantes em Paranavaí](https://paranacooperativo.coop.br/images/default.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/cocamar-inaugura-sua-industria-de-fertilizantes-em-paranavai-150933)  09/07/2024 10:09

 

 

 [![DIA INTERNACIONAL: Cooperativas constroem um futuro melhor para todos](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2024/noticias/07/05/fotos_destaque/thumbnails/thumb_destaque_coops_day_05_07_2024.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/dia-internacional-cooperativas-constroem-um-futuro-melhor-para-todos-153403)  05/07/2024 10:52

 

 

 [![DIA C: Sistema Ocepar e cooperativas mobilizam voluntários para atendimento a famílias carentes neste sábado em escola de Curitiba](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2024/noticias/07/05/dia_c/thumbnails/thumb_dia_c_curitiba_destaque_05_07_2024.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/dia-c-sistema-ocepar-e-cooperativas-mobilizam-voluntarios-para-atendimento-a-familias-carentes-neste-sabado-em-escola-de-curitiba-153402)  05/07/2024 10:41

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T15:54:47Z",
            "datePublished": "2006-09-18T12:29:15Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "DENACOOP: Educação e cooperação para um mundo mais justo",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-educacao\/denacoop-educacao-e-cooperacao-para-um-mundo-mais-justo-34316"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-educacao\/denacoop-educacao-e-cooperacao-para-um-mundo-mais-justo-34316"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

