---
title: COOPERJOVEM: Vai ser dada a largada para as inscrições no Prêmio Redação | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/cooperjovem-vai-ser-dada-a-largada-para-as-inscricoes-no-premio-redacao-47902
language: pt-BR
date: 2012-03-30T15:05:55Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/cooperjovem-vai-ser-dada-a-largada-para-as-inscricoes-no-premio-redacao-47902. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1668
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/cooperjovem-vai-ser-dada-a-largada-para-as-inscricoes-no-premio-redacao-47902. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  COOPERJOVEM: Vai ser dada a largada para as inscrições no Prêmio Redação 

> A partir de 1º de agosto, alunos de escolas públicas que atuam com o Cooperjovem poderão se inscrever para a premiação promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Voltado aos alunos da rede de ensino e cooperativas educacionais que fazem parte da 1ª fase do programa, o Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem tem como objetivo fortalecer a aprendizagem dos alunos por meio da produção de textos com temas ligados ao cooperativismo.
> 
> **Temas distintos** - Diferentemente das edições anteriores, em 2011 a competição terá dois temas distintos para cada uma das categorias de participação. Os alunos do 4º e 5º anos (antigas 3ª e 4ª séries) pertencem à categoria I e escreverão sobre o tema "Cooperando para um mundo melhor, preservando o meio ambiente". Os maiores, do 6º ao 9º (antigas 5ª a 8ª), que fazem parte da categoria II, deverão discursar sobre "Juventude: o futuro das cooperativas".
> 
> **Competição mais justa** - A analista da gerência de Promoção Social do Sescoop, (área responsável pela promoção do prêmio), Ana Luiza Naves, explica que a novidade no regulamento tem por objetivo proporcionar uma competição mais justa aos jovens. "Do 4º ao 9º ano temos idades muito distantes entre os alunos. Pensando nisso, a comissão do prêmio optou pela divisão em dois temas. Assim, fica melhor e mais justa a avaliação da equipe julgadora", relata Ana Luiza.
> 
> **Inscrições** - Os alunos deverão se inscrever, a partir do dia 1º de agosto, nas próprias instituições de ensino. Os trabalhos passarão por três avaliações - nas escolas ou cooperativas educacionais, nas unidades estaduais e na unidade nacional do Sescoop. Em cada fase, serão selecionadas as três melhores redações de cada categoria. Em dezembro, a comissão julgadora nacional apresenta o resultado final, com os seis vencedores.
> 
> **Prêmios** - Os prêmios, tanto para a categoria I quanto para a categoria II, são:
> 
> 1º lugar - um netbook e viagem à Brasília para um passeio com foco em cidadania e cooperativismo
> 
> 2º lugar - um videogame
> 
> 3º lugar - uma bicicleta
> 
> **Diferenças** - O Sescoop promove duas premiações relacionadas ao programa Cooperjovem: Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem e Prêmio Professor Cooperjovem. O Prêmio Professor Cooperjovem, como o próprio nome já diz, é voltado aos professores que atuam com o programa nas escolas, realizando projetos didáticos com as turmas. A finalidade é o reconhecimento desses profissionais e o fortalecimento da qualidade, o aperfeiçoamento, a inovação e o contínuo sucesso do trabalho deles nas escolas. O Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem é voltado aos alunos das escolas participantes, e tem por objetivo fortalecer a aprendizagem dos alunos, por meio das redações produzidas por eles, sempre com temas relacionados à cultura da cooperação.
> 
> **Mais informações** - Para mais informações, acesse: http://premioderedacaocooperjovem.brasilcooperativo.coop.br/(*Informe OCB*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Cocamar inaugura sua indústria de fertilizantes em Paranavaí](https://paranacooperativo.coop.br/images/default.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/cocamar-inaugura-sua-industria-de-fertilizantes-em-paranavai-150933)  09/07/2024 10:09

 

 

 [![DIA INTERNACIONAL: Cooperativas constroem um futuro melhor para todos](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2024/noticias/07/05/fotos_destaque/thumbnails/thumb_destaque_coops_day_05_07_2024.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/dia-internacional-cooperativas-constroem-um-futuro-melhor-para-todos-153403)  05/07/2024 10:52

 

 

 [![DIA C: Sistema Ocepar e cooperativas mobilizam voluntários para atendimento a famílias carentes neste sábado em escola de Curitiba](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2024/noticias/07/05/dia_c/thumbnails/thumb_dia_c_curitiba_destaque_05_07_2024.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/dia-c-sistema-ocepar-e-cooperativas-mobilizam-voluntarios-para-atendimento-a-familias-carentes-neste-sabado-em-escola-de-curitiba-153402)  05/07/2024 10:41

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-03-30T15:05:55Z",
            "datePublished": "2011-07-22T11:28:27Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "COOPERJOVEM: Vai ser dada a largada para as inscrições no Prêmio Redação",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-educacao\/cooperjovem-vai-ser-dada-a-largada-para-as-inscricoes-no-premio-redacao-47902"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-educacao\/cooperjovem-vai-ser-dada-a-largada-para-as-inscricoes-no-premio-redacao-47902"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

