---
title: CARREIRA II: Um impulso que vem do cooperativismo | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/carreira-ii-um-impulso-que-vem-do-cooperativismo-13325
language: pt-BR
date: 2012-05-09T16:22:58Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/carreira-ii-um-impulso-que-vem-do-cooperativismo-13325. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1651
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/carreira-ii-um-impulso-que-vem-do-cooperativismo-13325. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  CARREIRA II: Um impulso que vem do cooperativismo 

> Um dos setores que mais abre espaço para que profissionais se aperfeiçoem e construam carreira no Estado é o cooperativista. E não é por acaso. Há dez anos o Sistema Ocepar (Federação, Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná) mantém o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), que é o braço da entidade para treinamento e capacitação de cooperados e colaboradores.
> 
> **Oportunidade** - ''O Sescoop dá oportunidade das pessoas galgarem novos degraus dentro da cooperativa. E alguns cursos são específicos, pois há diferença de funções de uma indústria tradicional para a do agronegócio'', pontua Nelson Costa, superintendente adjunto da Ocepar. Atualmente, segundo ele, as 240 cooperativas associadas à Ocepar oferecem 55 mil empregos diretos e envolvem ainda 500 mil cooperados e mais os empregados de cooperados. O setor faturou em 2008 quase R$ 26 bilhões, respondeu por 56% da produção agropecuária do Paraná e representou 18% do Produto Interno Bruto do Estado.
> 
> **Investimento** - No ano passado, acrescenta o superintendente adjunto, o Sescoop/PR investiu R$ 10,6 milhões com a realização de 2.946 eventos de capacitação. Cerca de 100 mil paranaenses passaram por algum treinamento, entre eles de operador de balança, armazenista, auditor, contador e ainda cursos de MBA e mestrado. ''Tentamos atender a demanda em todo o processo'', diz Costa.
> 
> **Operacionalização** - No caso de cursos, como mestrados ou MBAs - mais voltados para gestão do segmento de agronegócio -, o Sescoop verifica o interesse e a demanda em cada região, contrata a instituição para ministrar o curso e arca com até 60% das despesas. Nos cursos mais curtos, como treinamentos, todas as despesas são pagas pelo Sescoop. Nestes 10 anos de Sescoop/PR em torno de 1 mil pessoas foram formadas em MBA.
> 
> **CooperJovem** - Além disso, a entidade ainda conta com o CooperJovem, onde alunos de escolas municipais recebem ensinamentos sobre cooperativismo. Atualmente fazem parte do projeto 148 escolas, em 40 municípios, com 10 cooperativas parceiras. ''O objetivo é despertar nas crianças o espírito cooperativista, envolvendo as crianças desde o ensino fundamental'', observa Costa. Para o município participar do programa precisa ter demanda e cooperativa no local.
> 
> **Filhos** - Outro programa de capacitação está voltado aos filhos de cooperados. ''Objetiva o treinamento do cooperativismo, mostrando como funciona o sistema e suas especificidades. Um dia ele poderá assumir o lugar do pai, por exemplo, e a ideia é que ele esteja preparado'', frisa. Para participar de treinamentos e cursos de capacitação do Sescoop é preciso fazer parte de cooperativas.
> 
> **Vagas** - Costa afirma que o setor realmente tem crescido e ofertado muitas vagas de emprego. E a demanda é grande, conforme ele, por mão de obra qualificada, principalmente nos setores operacionais. Têm cooperativas buscando seus funcionários em cidades distantes mais de 100 quilômetros. Há demanda ainda para profissionais graduados e dificuldades para supri-la. ''Por isso é que o Sescoop trabalha muito com cursos específicos'', assinala. (*Folha de Londrina*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Cocamar inaugura sua indústria de fertilizantes em Paranavaí](https://paranacooperativo.coop.br/images/default.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/cocamar-inaugura-sua-industria-de-fertilizantes-em-paranavai-150933)  09/07/2024 10:09

 

 

 [![DIA INTERNACIONAL: Cooperativas constroem um futuro melhor para todos](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2024/noticias/07/05/fotos_destaque/thumbnails/thumb_destaque_coops_day_05_07_2024.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/dia-internacional-cooperativas-constroem-um-futuro-melhor-para-todos-153403)  05/07/2024 10:52

 

 

 [![DIA C: Sistema Ocepar e cooperativas mobilizam voluntários para atendimento a famílias carentes neste sábado em escola de Curitiba](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2024/noticias/07/05/dia_c/thumbnails/thumb_dia_c_curitiba_destaque_05_07_2024.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-representacao/dia-c-sistema-ocepar-e-cooperativas-mobilizam-voluntarios-para-atendimento-a-familias-carentes-neste-sabado-em-escola-de-curitiba-153402)  05/07/2024 10:41

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-09T16:22:58Z",
            "datePublished": "2009-09-03T11:59:18Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "CARREIRA II: Um impulso que vem do cooperativismo",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-educacao\/carreira-ii-um-impulso-que-vem-do-cooperativismo-13325"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-educacao\/carreira-ii-um-impulso-que-vem-do-cooperativismo-13325"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

