---
title: TRITICULTURA II: Se clima ajudar, PR poderá iniciar colheita na próxima semana | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/triticultura-ii-se-clima-ajudar-pr-podera-iniciar-colheita-na-proxima-semana-17784
language: pt-BR
date: 2012-05-09T16:55:34Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/triticultura-ii-se-clima-ajudar-pr-podera-iniciar-colheita-na-proxima-semana-17784. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1277
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/triticultura-ii-se-clima-ajudar-pr-podera-iniciar-colheita-na-proxima-semana-17784. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  TRITICULTURA II: Se clima ajudar, PR poderá iniciar colheita na próxima semana 

> Se o tempo for favorável, a colheita de trigo pode começar nesta semana no Paraná, segundo previsão do Departamento de Economia Rural (Deral), órgão ligado à Secretaria de Agicultura. Trata-se ainda de uma parcela pequena da lavoura, em torno de 5%, mas que começa a avançar a partir da próxima semana, segundo Otmar Hubner, agrônomo do Deral. "As lavouras estão muito boas e se o tempo continuar favorável, teremos um trigo de boa qualidade", diz.
> 
> **Produção maior** - Por isso, mesmo com uma área plantada 15% menor - de 1,311 milhão de hectares para 1,145 milhão de hectare -, a produção de trigo paranaense deve ser 15% superior à registrada na temporada passada e atingir 3,068 milhões de toneladas.
> 
> **RS -** No Rio Grande do Sul, o segundo maior produtor do cereal depois do Paraná, as lavouras também seguem bem desenvolvidas, segundo Rui Polidoro, presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grando do Sul. "A área também foi 8% menor, mas a produção deve ser a mesma do ciclo anterior, ou seja, de 1,5 milhão de toneladas", diz Polidoro.
> 
> **Geadas** - O quadro só muda se o clima for desfavorável, por exemplo, com a ocorrência de geadas. Mas, de acordo com a Somar Meteorologia, não há previsão de geadas até 15 de agosto. "Neste momento faz frio nos dois Estados, mas a partir de quinta o tempo abre e assim permanece até meados do mês", diz Celso Oliveira, meteorologista da Somar. (*Valor Econômico*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![C.Vale e Embrapa discutem potencial energético do eucalipto](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/cvale/1cvale_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/c-vale-e-embrapa-discutem-potencial-energetico-do-eucalipto)  23/10/2026 10:33

 

 

 [![Encontro Prosperar reforça foco em resultados e valorização das equipes da Integrada](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/integrada_destaque_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-governanca/encontro-prosperar-reforca-foco-em-resultados-e-valorizacao-das-equipes-da-integrada)  23/10/2026 10:28

 

 

 [![Rally: produtora “cai de paraquedas” na gestão e torna a propriedade altamente produtiva](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/cocamar_destaque_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/rally-produtora-cai-de-paraquedas-na-gestao-e-torna-a-propriedade-altamente-produtiva)  23/10/2026 10:24

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-09T16:55:34Z",
            "datePublished": "2010-08-03T11:35:23Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "TRITICULTURA II: Se clima ajudar, PR poderá iniciar colheita na próxima semana",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/triticultura-ii-se-clima-ajudar-pr-podera-iniciar-colheita-na-proxima-semana-17784"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/triticultura-ii-se-clima-ajudar-pr-podera-iniciar-colheita-na-proxima-semana-17784"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

