---
title: STEPHANES: Queda de preços é principal fator de redução no PIB da agropecuária | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/stephanes-queda-de-precos-e-principal-fator-de-reducao-no-pib-da-agropecuaria-14700
language: pt-BR
date: 2012-05-09T16:32:46Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/stephanes-queda-de-precos-e-principal-fator-de-reducao-no-pib-da-agropecuaria-14700. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1419
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/stephanes-queda-de-precos-e-principal-fator-de-reducao-no-pib-da-agropecuaria-14700. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  STEPHANES: Queda de preços é principal fator de redução no PIB da agropecuária 

> O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, explicou, nesta quinta-feira (10/12), que a queda de 9% no Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária, no terceiro trimestre do ano em relação ao mesmo período de 2008, teve como fator principal a variação nos preços de alguns produtos. Os números foram anunciados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo Stephanes, o PIB é traduzido pela multiplicação entre produção e valor e grande parte dos preços, em 2009, ainda era reflexo dos números pré-crise. "Até outubro do ano passado, os preços estavam muito elevados e, por isso, aquele trimestre foi influenciado pelos altos valores dos produtos agrícolas, que depois caíram vagarosamente e se estabilizaram", explicou.
> 
> **Exemplos** - Como exemplos de produtos que perderam em valor no período mencionado, ele citou feijão (-56%), carne suína (- 30%), arroz (- 16%) e carne bovina (-12%). "O feijão e o arroz tiveram aumento de produção e têm grande influência interna. Assim, o aumento da produção e o desequilíbrio em relação ao consumo dentro do País resultaram no declínio dos preços", comentou Stephanes. No caso da carne suína, o ministro atribuiu a redução de preços ao aumento de 5,4% na produção.
> 
> **Queda na produção** - Na análise do ministro, outro aspecto que contribuiu para o baixo resultado do PIB foi a queda significativa na produção de carne bovina (-11.4%), com a redução do consumo em todo o mundo; milho (-13,1%), devido à quebra de safra em Mato Grosso do Sul e no Paraná; trigo (-14,4%), cultura que teve problemas com a chuva no sul do País; e o café (-15,2%), que, pela bianualidade da cultura, passa pelo ciclo de menor produção em 2009.
> 
> **Futuro** - Stephanes acredita que a composição do PIB no quarto trimestre no ano não deve ser alterada, mas vê boas perspectivas para o PIB em 2010. "São previstos produtividade mais elevada e aumento de produção, desde que o clima se mantenha adequado", mencionou. *(Mapa)*

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Copacol celebra 63 anos com investimentos de R$ 1 bilhão e reconhecimento nacional](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/26/copacol/1copacol_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/copacol-celebra-63-anos-com-investimentos-de-r-1-bilhao-e-reconhecimento-nacional-1)  26/10/2026 11:42

 

 

 [![Com duas premiações, Cocamar é um dos destaques do Inova 2026](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/26/cocamar/1cocamar_26_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-inovacao/com-duas-premiacoes-cocamar-e-um-dos-destaques-do-inova-2026)  26/10/2026 11:37

 

 

 [![Safra da Sorte Cocari: compras de insumos podem render dois tratores aos cooperados](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/26/cocari/cocari_26_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/safra-da-sorte-cocari-compras-de-insumos-podem-render-dois-tratores-aos-cooperados)  26/10/2026 11:32

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-09T16:32:46Z",
            "datePublished": "2009-12-11T13:27:11Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "STEPHANES: Queda de preços é principal fator de redução no PIB da agropecuária",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/stephanes-queda-de-precos-e-principal-fator-de-reducao-no-pib-da-agropecuaria-14700"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/stephanes-queda-de-precos-e-principal-fator-de-reducao-no-pib-da-agropecuaria-14700"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

