---
title: SOJA: Resultados sobre adoção de boas práticas agrícolas na produção paranaense é tema de evento da Embrapa e IDR | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/soja-resultados-sobre-adocao-de-boas-praticas-agricolas-na-producao-paranaense-e-tema-de-evento-da-embrapa-e-idr-137395
language: pt-BR
date: 2021-10-25T07:46:23Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/soja-resultados-sobre-adocao-de-boas-praticas-agricolas-na-producao-paranaense-e-tema-de-evento-da-embrapa-e-idr-137395. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1443
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/soja-resultados-sobre-adocao-de-boas-praticas-agricolas-na-producao-paranaense-e-tema-de-evento-da-embrapa-e-idr-137395. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


#  SOJA: Resultados sobre adoção de boas práticas agrícolas na produção paranaense é tema de evento da Embrapa e IDR 

![pesquisa 25 10 2021](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2021/noticias/10/25/pesquisa/pesquisa_25_10_2021.webp)Pelo oitavo ano, a Embrapa Soja, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná promovem evento, a ser realizado nesta terça-feira (26/10), em formato digital, das 8h30 às 12h, nos canais da Embrapa Soja e IDR-Paraná, no Youtube, sobre os resultados da adoção, no Paraná, de boas práticas agrícolas no manejo da soja. Serão apresentados os resultados obtidos por produtores que adotaram o Manejo Integrado de Pragas (MIP), o Manejo Integrado de Doenças (MID) e a coinoculação em soja.

**Abertura** - A abertura do evento contará com a participação do secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, do presidente do IDR-PR Natalino Avance de Souza e do chefe-geral da Embrapa Soja Alexandre Nepomuceno. “O evento é um momento de integração, avaliação de resultados e planejamento de atividades conjuntas para que possamos fortalecer as tomadas de decisão pautadas em critérios técnicos e ampliando a utilização de boas práticas agrícolas”, explica o coordenador do Programa Grãos, Edivan José Possamai, do IDR-Paraná.

**Parceria construtiva** - Para a Embrapa, o pesquisador André Prando, afirma que essa parceria tem sido bastante construtiva e de aprendizado mútuo. “A proximidade pesquisa e extensão é essencial para avançarmos na validação e transferência de tecnologia para aumentar a qualidade da assistência técnica ao produtor e na identificação de oportunidades de pesquisa”, afirma Prando. “Queremos discutir e compartilhar os resultados que obtivemos através deste evento e das publicações elaboradas anualmente e ainda orientar sobre boas práticas agrícolas”, enfatiza. (*Assessoria de Comunicação da Embrapa Soja*)

**PROGRAMAÇÃO**

8:30 - Abertura e boas-vindas

IDR-Paraná, Embrapa Soja e Seab

9:00 - Lançamento do Alerta Ferrugem safra 21/22

Edivan José Possamai - Coordenador estadual programa grãos sustentáveis · IDR-Paraná

9:10 - Resultados do MIP Soja safra 20/21

Arnold Barbosa – Analista de Transferência de Tecnologia da Embrapa

9:50 - Resultados do MID Soja safra 20/21

Claudine Seixas – Pesquisadora da Embrapa

10:30 - Resultados da Coinoculação em soja safra 20/21

André Mateus Prando – Pesquisador da Embrapa

Assista pelos canais da Embrapa Soja e IDR-Paraná no Youtube

[www.youtube.com/embrapasoja](http://www.youtube.com/embrapasoja)

[www.youtube.com/IDRParana](http://www.youtube.com/IDRParana)

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2021-10-25T07:46:23Z",
            "datePublished": "2021-10-25T07:46:23Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "SOJA: Resultados sobre adoção de boas práticas agrícolas na produção paranaense é tema de evento da Embrapa e ...",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2021\/noticias\/10\/25\/pesquisa\/thumbnails\/thumb_pesquisa_25_10_2021.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "SOJA: Resultados sobre adoção de boas práticas agrícolas na produção paranaense é tema de evento da Embrapa e IDR",
                    "width": 259,
                    "height": 194
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/soja-resultados-sobre-adocao-de-boas-praticas-agricolas-na-producao-paranaense-e-tema-de-evento-da-embrapa-e-idr-137395"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/soja-resultados-sobre-adocao-de-boas-praticas-agricolas-na-producao-paranaense-e-tema-de-evento-da-embrapa-e-idr-137395"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

