---
title: SENADO: Aprovado parecer que reduz carga tributária no setor agrícola | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/senado-aprovado-parecer-que-reduz-carga-tributaria-no-setor-agricola-22150
language: pt-BR
date: 2012-05-10T10:41:04Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/senado-aprovado-parecer-que-reduz-carga-tributaria-no-setor-agricola-22150. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1537
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/senado-aprovado-parecer-que-reduz-carga-tributaria-no-setor-agricola-22150. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  SENADO: Aprovado parecer que reduz carga tributária no setor agrícola 

Vendas e importações de máquinas, equipamentos, aparelhos, instrumentos e materiais de construção utilizados na produção rural poderão ficar isentos do pagamento da contribuição para o Programa de Integração Social (PIS) e para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), além da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). O passo decisivo para a redução da carga tributária na agricultura foi dado nesta quarta-feira (08/08) depois que os membros da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovaram parecer do senador João Durval (PDT-BA) a projeto de lei da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) desonerando o setor.

**Isenções** - O projeto (PLS 278/07) segue agora para análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) onde será votado em decisão terminativa. O senador Sibá Machado (PT-AC) anunciou que, na CAE, irá solicitar que ele próprio seja designado relator da matéria. Ele adiantou, ainda, que o governo já isenta de tributos vários produtos agrícolas, entre eles adubos e fertilizantes, além de investimentos feitos na agricultura. Para Marisa Serrano, o projeto tem por meta estimular os investimentos no setor agrícola brasileiro. A seu ver, os produtores rurais enfrentam sérias dificuldades, em virtude, conforme assegurou acreditar, do aumento da carga tributária. E lembrou que optou pela desoneração da contribuição para o PIS/PASEP e da Cofins por serem tributos não compartilhados com estados e municípios.

**Benefícios** - O relator, senador João Durval, foi claro: o projeto - caso seja transformado em lei - trará grande contribuição à agricultura brasileira, já que irá desonerar as cadeias produtivas. O relator observou ainda que a agropecuária, com reflexos no agronegócio, é um dos setores da economia mais afetados pelo aumento da carga tributária.

**Hidrovias** - A CRA aprovou ainda requerimento da senadora Kátia Abreu (DEM-TO) propondo realização de audiência pública para debater a infra-estrutura brasileira, com destaque para as hidrovias. Também devem ser abordados problemas relacionados à energia e funcionamento de portos e aeroportos, além das condições das rodovias. Na próxima quarta-feira (15), a partir das 11h, a CRA reúne-se em audiência pública para discutir a recuperação da lavoura cacaueira e os recentes programas anunciados pelo governo federal para o setor. O requerimento é de autoria do senador César Borges (DEM-BA). Entre os convidados para essa reunião está o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes. *(Agência Senado)*

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Live debate crescimento sustentável do cooperativismo de crédito](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/credito/credito_destaque_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/live-debate-crescimento-sustentavel-do-cooperativismo-de-credito)  16/10/2026 10:50

 

 

 [![Agropecuária Castrolanda lança campanha com sorteio de veículos em comemoração aos 75 anos](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/castrolanda/castrolanda_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/agropecuaria-castrolanda-lanca-campanha-com-sorteio-de-veiculos-em-comemoracao-aos-75-anos)  16/10/2026 10:38

 

 

 [![ExpoFrísia reúne programação técnica sobre mercado, gestão e produção](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/frisia/frisia_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/expofrisia-reune-programacao-tecnica-sobre-mercado-gestao-e-producao)  16/10/2026 10:34

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T10:41:04Z",
            "datePublished": "2007-08-09T11:58:43Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "SENADO: Aprovado parecer que reduz carga tributária no setor agrícola",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/senado-aprovado-parecer-que-reduz-carga-tributaria-no-setor-agricola-22150"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/senado-aprovado-parecer-que-reduz-carga-tributaria-no-setor-agricola-22150"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

