---
title: SECA I: Seab, Ocepar, Faep e Fetaep solicitam apoio do Mapa na implementação de medidas de auxílio aos produtores afetados pela estiagem | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/seca-i-seab-ocepar-faep-e-fetaep-solicitam-apoio-do-mapa-na-implementacao-de-medidas-de-auxilio-aos-produtores-afetados-pela-estiagem-138891
language: pt-BR
date: 2022-01-19T11:03:45Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/seca-i-seab-ocepar-faep-e-fetaep-solicitam-apoio-do-mapa-na-implementacao-de-medidas-de-auxilio-aos-produtores-afetados-pela-estiagem-138891. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1958
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/seca-i-seab-ocepar-faep-e-fetaep-solicitam-apoio-do-mapa-na-implementacao-de-medidas-de-auxilio-aos-produtores-afetados-pela-estiagem-138891. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


#  SECA I: Seab, Ocepar, Faep e Fetaep solicitam apoio do Mapa na implementação de medidas de auxílio aos produtores afetados pela estiagem 

![seca 19 01 2022](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2022/noticias/01/19/seca/seca_19_01_2022.webp)O governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), juntamente com a Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep) e Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), enviou um ofício à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, nesta terça-feira (18/01), solicitando o apoio da pasta na implementação de medidas de auxílio aos produtores rurais e cooperativas afetados pelo longo período de estiagem que atinge o Estado. Na semana passada, a ministra esteve em Cascavel, no oeste paranaense, conferindo as perdas que estão sendo contabilizadas nas lavouras de grãos devido à falta de chuvas.

**Levantamento** - Na oportunidade, um levantamento recente feito pela Seab foi entregue à Tereza Cristina, estimando prejuízo prévio de R$ 25,6 bilhões na safra de grãos do Paraná em 2021/22. A região Oeste é a mais atingida pela quebra de safra no Estado, com redução prevista de 71% na colheita de soja, de 65% na de milho e de 60% na primeira safra de feijão, podendo somar R$ 8,1 bilhões de prejuízo. A queda, porém, abrange todas as regiões, com perda média estimada de 39% na lavoura de soja, 36% no milho e 30% no feijão.

**Medidas** - No documento enviado à ministra nesta terça, as entidades paranaenses destacam que o governo do Estado, por meio da Seab e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), está trabalhando com a Ocepar, Faep e Fetaep para implementar soluções e superar os desafios impostos pela seca e a estiagem, dentro dos limites institucionais e financeiros disponíveis para o enfrentamento da calamidade que se instalou no Estado. Mas, para fazer frente ao quadro, propõem a implantação imediata de várias medidas, ligadas especialmente ao crédito e seguro rural, solicitando apoio do Mapa para que sejam efetivadas, entre elas:

**-** Criar linha emergencial de crédito, destinada ao financiamento de custeio emergencial para produtores do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e Pronamp (Programa Nacional de Apoio Ao Médio Produtor Rural), que fizeram a comunicação de perdas no âmbito do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) ou tenham acionado o seguro agrícola para as culturas de batata, feijão, milho, soja e demais que não tenham sido indenizadas.

\- Criar linha de crédito emergencial para produtores que utilizaram recursos próprios, ou seja, não acessam o crédito rural, com vistas a permitir a liquidação de duplicatas rurais e Cédulas do Produtor Rural (CPRs) e outras.

\- Criar linha de crédito para as cooperativas agropecuárias que financiaram o custeio dos seus cooperados com a linha de financiamento de insumos. Também, a abertura de linha de crédito para giro (com repasse aos cooperados) de longo prazo (5 anos), com juros pré-fixados e subsidiados, para o produtor poder quitar seus débitos de curto prazo e não ficar inadimplente.

\- Criar linha de crédito para retenção de matrizes (pecuária de leite e suinocultura).

\- Postergar parcelas de financiamentos de investimentos com vencimento em 2022 e 2023 para o final do contrato (corretivos, máquinas e implementos e integração).

\- Negociar com o Banco Central do Brasil a adoção de medidas junto aos agentes de Proagro, entre eles bancos e peritos, com vistas a reduzir o prazo de 45 para 15 dias úteis, após o recebimento do relatório final de comprovação de perdas, para a análise e o julgamento do pedido de cobertura.

\- Reduzir de cinco para três dias úteis, após a decisão do agente de Proagro, o prazo de comunicação ao beneficiário sobre o resultado do pedido de cobertura, considerando que a janela de plantio de feijão e milho segunda safra é exíguo.

\- Realizar alinhamento urgente com as seguradoras sobre a metodologia de vistoria das áreas.

\- Distribuir sementes para os agricultores que foram atingidos e não tem recursos para comprar insumos para uma nova safra.

[***Clique aqui para conferir na íntegra o ofício encaminhado à ministra da Agricultura, Tereza Cristina***](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2022/noticias/01/19/seca/seca_clique_aqui_19_01_2022.pdf)

**FOTO:** *Samuel Milléo Filho / Sistema Ocepar*

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2022-01-19T11:03:45Z",
            "datePublished": "2022-01-19T10:12:47Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "SECA I: Seab, Ocepar, Faep e Fetaep solicitam apoio do Mapa na implementação de medidas de auxílio aos produto...",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2022\/noticias\/01\/19\/seca\/thumbnails\/thumb_seca_19_01_2022.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "SECA I: Seab, Ocepar, Faep e Fetaep solicitam apoio do Mapa na implementação de medidas de auxílio aos produtores afetados pela estiagem",
                    "width": 600,
                    "height": 450
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/seca-i-seab-ocepar-faep-e-fetaep-solicitam-apoio-do-mapa-na-implementacao-de-medidas-de-auxilio-aos-produtores-afetados-pela-estiagem-138891"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/seca-i-seab-ocepar-faep-e-fetaep-solicitam-apoio-do-mapa-na-implementacao-de-medidas-de-auxilio-aos-produtores-afetados-pela-estiagem-138891"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

