---
title: SAFRA 2023/2024: Impacto do clima e expectativa de produção de grãos são temas de debate que será promovido pelo Sistema Ocepar  | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/safra-2023-2024-impacto-do-clima-e-expectativa-de-producao-de-graos-sao-temas-de-debate-que-sera-promovido-pelo-sistema-ocepar-150750
language: pt-BR
date: 2024-01-12T10:53:49Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/safra-2023-2024-impacto-do-clima-e-expectativa-de-producao-de-graos-sao-temas-de-debate-que-sera-promovido-pelo-sistema-ocepar-150750. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1407
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/safra-2023-2024-impacto-do-clima-e-expectativa-de-producao-de-graos-sao-temas-de-debate-que-sera-promovido-pelo-sistema-ocepar-150750. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  SAFRA 2023/2024: Impacto do clima e expectativa de produção de grãos são temas de debate que será promovido pelo Sistema Ocepar 

![safra II 12 01 2024](https://paranacooperativo.coop.br/images/unidades/pr/comunicacao/2024/noticias/01/12/safra_ii/safra_II_12_01_2024.jpg)O Sistema Ocepar reúne especialistas para falar sobre as tendências climáticas e a expectativa de produção para a safra de verão 2023/2024, que começa a ser colhida em fevereiro. Os temas estarão em pauta na Live agendada para a próxima quinta-feira (18/01), das 10 às 12h, pela plataforma Teams.

**Público -** O evento tem como público-alvo dirigentes, executivos e profissionais de assistência técnica e crédito rural das cooperativas do Paraná.

**Especialistas** **-** A programação será aberta pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e pelo secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara. Para falar sobre as condições climáticas, a Live terá a participação do meteorologista Luiz Renato Lazinski, que atuou por 30 anos no Instituto de Meteorologia do Ministério da Agricultura e hoje é consultor na área. A previsão de produção de grãos será abordada pelo diretor do Departamento de Economia Rural, da Secretaria da Agricultura do Paraná, Marcelo Garrido Moreira. E Étore Baroni, da Stonex Brasil, falará sobre as tendências de preços e mercado para a safra 2023/2024.

**Inscrições -** As inscrições devem ser feitas [aqui](https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=zntSCt9UMU-SUqxuHHWECsjIeJUhLcZJp1iugHeix2VURVBBVThNQTEzUE9MSllMQ0pCOEpIT1ZXUy4u).

[![safra II folder 12 01 2024](https://paranacooperativo.coop.br/images/unidades/pr/comunicacao/2024/noticias/01/12/safra_ii/safra_II_folder_12_01_2024.JPG)](https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=zntSCt9UMU-SUqxuHHWECsjIeJUhLcZJp1iugHeix2VURVBBVThNQTEzUE9MSllMQ0pCOEpIT1ZXUy4u)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![C.Vale apresenta desempenho e investimentos em Terra Roxa](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/28/cvale/1cvale_28_10_2028.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/c-vale-apresenta-desempenho-e-investimentos-em-terra-roxa)  28/10/2026 10:54

 

 

 [![Cocari Solidária arrecada R$ 635,9 mil e reforça apoio a instituições do Paraná e do Cerrado](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/28/cocari/1cocari_28_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-social/cocari-solidaria-arrecada-r-635-9-mil-e-reforca-apoio-a-instituicoes-do-parana-e-do-cerrado)  28/10/2026 10:15

 

 

 [![Sicredi Dexis e Cocamar iniciam Formação Avançada em Agronegócio para 40 produtores da região de Londrina](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/28/sicredi_dexis_I/sicredi_dexis_I_destaque_28_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-educacao/sicredi-dexis-e-cocamar-iniciam-formacao-avancada-em-agronegocio-para-40-produtores-da-regiao-de-londrina)  28/10/2026 10:11

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2024-01-12T10:53:49Z",
            "datePublished": "2024-01-12T10:15:00Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "SAFRA 2023\/2024: Impacto do clima e expectativa de produção de grãos são temas de debate que será promovido pe...",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/safra-2023-2024-impacto-do-clima-e-expectativa-de-producao-de-graos-sao-temas-de-debate-que-sera-promovido-pelo-sistema-ocepar-150750"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/safra-2023-2024-impacto-do-clima-e-expectativa-de-producao-de-graos-sao-temas-de-debate-que-sera-promovido-pelo-sistema-ocepar-150750"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

