---
title: RAMO CRÉDITO: Sicredi é destaque em ranking do Banco Central | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/ramo-credito-sicredi-e-destaque-em-ranking-do-banco-central-10419
language: pt-BR
date: 2012-05-09T17:07:36Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/ramo-credito-sicredi-e-destaque-em-ranking-do-banco-central-10419. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1340
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/ramo-credito-sicredi-e-destaque-em-ranking-do-banco-central-10419. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  RAMO CRÉDITO: Sicredi é destaque em ranking do Banco Central 

O Banco Cooperativo Sicredi foi destacado no Top Five de 2008 do Banco Central. Nas projeções econômicas de IGP-M, o Sicredi ficou entre as cinco melhores instituições e também foi listado entre as 10 primeiras em taxa de câmbio e Selic, num ranking de 100 departamentos econômicos de instituições financeiras e empresas de consultoria. "Ficar entre os líderes já no primeiro ano de divulgação desse ranking pelo Banco Central premia o trabalho desafiador realizado pela equipe do Sicredi, especialmente num ano com tamanha volatilidade como foi 2008", afirma Paulo Chananeco de Barcellos Neto, diretor-adjunto de Economia e Riscos de Mercado do banco cooperativo. Esse ranking já divulgava as instituições, considerando curto e médio prazos, nos meses em que havia reuniões do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom). Mas neste ano houve a primeira publicação das instituições que ao longo de 2008 tiveram maior consistência no acerto das previsões.

**Incentivo** - Essa classificação anual pretende incentivar ainda mais o investimento nas atividades de pesquisa macroeconômica entre as entidades financeiras. Todos os rankings são elaborados para os índices IPCA, IGP-M, IGP-DI e para as taxa Selic e de câmbio. O Sicredi também está investindo uma ampla reforma estatutária em todas as cooperativas de crédito que integram o Sistema. A reforma vai contemplar os princípios de governança cooperativa, sugeridos pelo Banco Central, e também as melhores práticas de mercado em termos do sistema financeiro. "Todas as cooperativas do Sicredi estarão nesse primeiro semestre fazendo essa adequação estatutária, visando à melhoria de práticas para enfrentar os desafios que nos aguardam no mercado como um todo", afirmou o presidente da Central Sicredi PR/SC, Manfred Alfonso Dasenbrock. (*Boletim OCB/Seescoop GO*)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Sicredi e CooperAliança fortalecem a ovinocultura por meio da intercooperação](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/13/intercooperacao/1intercooperacao_13_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sicredi-e-cooperalianca-fortalecem-a-ovinocultura-por-meio-da-intercooperacao)  13/10/2026 10:25

 

 

 [![Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP celebra 38 anos de história e expansão ](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/13/sicredi_vale/sicredi_vale_piquiri_13_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/sicredi-vale-do-piquiri-abcd-pr-sp-celebra-38-anos-de-historia-e-expansao)  13/10/2026 09:59

 

 

 [![Sicoob leva modelo cooperativo para o mercado de maquininhas voltado a empresas](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/13/sicoob/sicoob_destaque_13_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/sicoob-leva-modelo-cooperativo-para-o-mercado-de-maquininhas-voltado-a-empresas)  13/10/2026 09:54

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-09T17:07:36Z",
            "datePublished": "2009-02-13T11:17:08Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "RAMO CRÉDITO: Sicredi é destaque em ranking do Banco Central",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/ramo-credito-sicredi-e-destaque-em-ranking-do-banco-central-10419"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/ramo-credito-sicredi-e-destaque-em-ranking-do-banco-central-10419"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

