---
title: PUBLICAÇÃO: Sistema Ocepar lança segunda edição ampliada do livro “Agronegócio e Cooperativismo no Paraná” | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/publicacao-sistema-ocepar-lanca-segunda-edicao-ampliada-do-livro-agronegocio-e-cooperativismo-no-parana-149069
language: pt-BR
date: 2023-09-27T10:16:30Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/publicacao-sistema-ocepar-lanca-segunda-edicao-ampliada-do-livro-agronegocio-e-cooperativismo-no-parana-149069. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1651
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/publicacao-sistema-ocepar-lanca-segunda-edicao-ampliada-do-livro-agronegocio-e-cooperativismo-no-parana-149069. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  PUBLICAÇÃO: Sistema Ocepar lança segunda edição ampliada do livro “Agronegócio e Cooperativismo no Paraná” 

![destaque publicacao 27 09 23](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2023/noticias/09/27/publicacao/destaque_publicacao_27_09_23.webp)Já está disponível no Portal Paraná Cooperativo a versão online da segunda edição ampliada e revisada do livro “Agronegócio e Cooperativismo no Paraná”. O conteúdo foi elaborado por profissionais da Gerência de Desenvolvimento Técnico da Ocepar (Getec). Com 95 páginas, a publicação é dividida em cinco capítulos: Introdução; O Paraná e o agronegócio; Cooperativismo no Paraná; Emprego e Renda no Agronegócio e Agregação de Valor no Cooperativismo.

**Indicadores** - O estudo traz um resumo dos indicadores do agronegócio e do cooperativismo agropecuário paranaense, visando proporcionar uma compreensão rápida das bases dos dois segmentos no estado. O material, ilustrado com infográficos e mapas, serve como fonte de informações para cooperativas, organizações e sindicatos rurais tomarem decisões sobre investimentos. Os dados são baseados em fontes oficiais, como a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Organização das Nações Unidas para Agricultura (ONU), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), o Departamento de Economia Rural (Deral) e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar).

**Apresentação** - Na apresentação, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, destaca a importância do meio rural para o desenvolvimento do Paraná, com um papel significativo na geração de riqueza. “O estado é líder nacional na produção agrícola, contribuindo com 12,8% da produção de grãos, apesar de possuir apenas 2,3% do território do país. Além da agricultura, o Paraná possui uma cadeia agroalimentar completa, que abrange desde a pecuária até a comercialização de alimentos prontos, servindo como um modelo para o restante do país”, afirma. “A prosperidade do agronegócio paranaense está diretamente relacionada ao forte espírito cooperativo existente no Paraná. As cooperativas agropecuárias paranaenses são responsáveis por 70% da produção de soja, 62% do milho e 55% do trigo do estado. Além disso, elas desempenham um papel importante na capacidade de agroindustrialização. Presentes em todo o estado, impulsionam o desenvolvimento regional e a distribuição de renda”, acrescenta Ricken.

[***Clique aqui e confira na íntegra o conteúdo do livro “Agronegócio e Cooperativismo no Paraná”***](https://www.paranacooperativo.coop.br/data/index.html?catalog=livro_agronegocio_coops_pr)

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![C.Vale e Embrapa discutem potencial energético do eucalipto](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/cvale/1cvale_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/c-vale-e-embrapa-discutem-potencial-energetico-do-eucalipto)  23/10/2026 10:33

 

 

 [![Encontro Prosperar reforça foco em resultados e valorização das equipes da Integrada](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/integrada_destaque_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-governanca/encontro-prosperar-reforca-foco-em-resultados-e-valorizacao-das-equipes-da-integrada)  23/10/2026 10:28

 

 

 [![Rally: produtora “cai de paraquedas” na gestão e torna a propriedade altamente produtiva](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/23/fotos_destaque/cocamar_destaque_23_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/rally-produtora-cai-de-paraquedas-na-gestao-e-torna-a-propriedade-altamente-produtiva)  23/10/2026 10:24

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2023-09-27T10:16:30Z",
            "datePublished": "2023-09-27T10:16:30Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "PUBLICAÇÃO: Sistema Ocepar lança segunda edição ampliada do livro “Agronegócio e Cooperativismo no Paraná”",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2023\/noticias\/09\/27\/publicacao\/thumbnails\/thumb_destaque_publicacao_27_09_23.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "PUBLICAÇÃO: Sistema Ocepar lança segunda edição ampliada do livro “Agronegócio e Cooperativismo no Paraná”",
                    "width": 525,
                    "height": 350
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/publicacao-sistema-ocepar-lanca-segunda-edicao-ampliada-do-livro-agronegocio-e-cooperativismo-no-parana-149069"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/publicacao-sistema-ocepar-lanca-segunda-edicao-ampliada-do-livro-agronegocio-e-cooperativismo-no-parana-149069"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

