---
title: PROTECIONISMO AGRÍCOLA É MAIOR OBSTÁCULO À ALCA | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/protecionismo-agricola-e-maior-obstaculo-a-alca-60893
language: pt-BR
date: 2012-05-11T09:56:09Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/protecionismo-agricola-e-maior-obstaculo-a-alca-60893. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1182
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/protecionismo-agricola-e-maior-obstaculo-a-alca-60893. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  PROTECIONISMO AGRÍCOLA É MAIOR OBSTÁCULO À ALCA 

O protecionismo agrícola americano continua a ser um dos principais desafios para os negociadores da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), segundo avaliação do embaixador Clodoaldo Hugueney, chefe da delegação brasileira à reunião de vice-ministros do Comércio do hemisfério. As dificuldades de um acordo sobre agricultura serão mais uma vez evidenciadas nesta quarta-feira, quando os grupos negociadores apresentarem relatórios sobre o trabalho realizado até agora. A reunião vice-ministerial começa oficialmente nesta quarta. Créditos para exportação agrícola e programas de ajuda alimentar, que reduzem o poder de competição das economias em desenvolvimento estão entre os temas que mais separam o Mercosul dos Estados Unidos e do Canadá. Medidas como essas produzem efeitos semelhantes aos de um subsídio à exportação. Americanos e canadenses, no entanto, mostram-se dispostos a discutir os subsídios, mas não as medidas equivalentes. Preferem deixá-las para serem negociadas na rodada global da Organização Mundial do Comércio (OMC). Os grupos negociadores apresentarão seus informes aos 34 vice-ministros de Comércio que formam o Comitê de Negociações Comerciais da Alca (CNC). O CNC supervisiona os nove grupos encarregados de temas como agricultura, investimentos, compras governamentais, comércio de serviços etc., dando instruções para a condução dos trabalhos e recebendo relatórios periódicos.



   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Jurídico da Cocamar recebe premiação nacional ](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/30/cocamar/1cocamar_30_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/juridico-da-cocamar-recebe-premiacao-nacional)  30/10/2026 10:44

 

 

 [![Associados acompanham desempenho da C.Vale em Palotina e Maripá](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/30/cvale/1cvale_30_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-governanca/associados-acompanham-desempenho-da-c-vale-em-palotina-e-maripa)  30/10/2026 10:31

 

 

 [![Plantio da safra de verão alcança 55% da área da Capal em São Paulo](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/30/capal/capal_30_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/plantio-da-safra-de-verao-alcanca-55-da-area-da-capal-em-sao-paulo)  30/10/2026 10:22

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-11T09:56:09Z",
            "datePublished": "2002-04-24T15:00:06Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "PROTECIONISMO AGRÍCOLA É MAIOR OBSTÁCULO À ALCA",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/protecionismo-agricola-e-maior-obstaculo-a-alca-60893"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/protecionismo-agricola-e-maior-obstaculo-a-alca-60893"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

