---
title: Produção industrial avança em 8 dos 15 locais pesquisados em outubro | Paraná Cooperativo
description: Produção industrial avança em 8 dos 15 locais pesquisados em outubro
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/producao-industrial-avanca-em-8-dos-15-locais-pesquisados-em-outubro
language: pt-BR
date: 2025-12-09T11:22:46Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/producao-industrial-avanca-em-8-dos-15-locais-pesquisados-em-outubro. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1765
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/producao-industrial-avanca-em-8-dos-15-locais-pesquisados-em-outubro. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


![ibge 09 12 2025](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2025/noticias/12/09/ibge/ibge_09_12_2025.webp)**FOTO**: *André Ribeiro / Agência Petrobras*A produção industrial apresentou taxas positivas em 8 dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em outubro, na comparação com setembro, puxando o resultado positivo (0,1%) da indústria nacional. Os maiores avanços foram em Goiás (6,5%), Mato Grosso (5,8%), Amazonas (4,1%) e Rio de Janeiro (4,1%). Completam os resultados positivos Bahia (2,7%), Minas Gerais (2,1%), Santa Catarina (0,6%) e Paraná (0,5%). Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional, divulgada nesta terça-feira (09/12).

“A indústria carioca, principal influência positiva, cresce 4,1% em outubro, após 2 meses de resultados negativos, período em que acumulou perda de 6,0%. Os setores extrativo, produtos químicos e derivados do petróleo foram os que mais influenciaram esse movimento positivo nesse mês”, explica Bernardo Almeida, analista da pesquisa.

Minas Gerais assume a segunda posição em termos de influência positiva, ao avançar 2,1% com contribuição do setor extrativo. Com esse resultado, a indústria de MG atinge sua terceira taxa positiva pelo terceiro mês consecutivo, com 3,5% de ganho acumulado no período.

Na leitura dos resultados negativos, a indústria de São Paulo destaca-se como a principal influência. Local que detém a maior concentração industrial (aproximados 33%), São Paulo recuou 1,2% nesse mês, sob influência principalmente dos setores derivados do petróleo e de alimentos. De acordo com Bernardo Almeida, essa é a segunda taxa negativa consecutiva para a indústria de SP, acumulando perda de 1,7% nesses dois meses. “Ainda, com essa taxa, SP encontra-se 22,8% abaixo do seu patamar mais alto, alcançado em março de 2011”, comenta o analista.

Rio Grande do Sul (-5,7%) apontou o recuo mais elevado em termos absolutos e a segunda maior influência negativa nesse mês. A indústria gaúcha interrompeu três meses consecutivos de crescimento na produção, período em que acumulou ganho de 10,8%. “Setores de celulose, papel e produtos de papel e derivados de petróleo influenciaram esse comportamento da indústria gaúcha”. analisou Bernardo.

Espírito Santo (-1,7%), Pará (-1,4%), São Paulo (-1,2%), Pernambuco (-0,6%), Ceará (-0,3%) e Região Nordeste (-0,1%) também assinalaram resultados negativos.

Indústria recua em 6 dos 18 locais pesquisados na comparação com outubro de 2024

Na comparação com outubro de 2024, o setor industrial recuou 0,5% em outubro de 2025, com 6 dos 18 locais pesquisados apontando resultados negativos. Vale citar que outubro de 2025 (23 dias) teve o mesmo número de dias úteis que igual mês do ano anterior (23).

Mato Grosso do Sul (-17,8%) assinalou redução de dois dígitos e a mais acentuada nesse mês, pressionado, principalmente, pelo comportamento negativo observado nos setores de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (álcool etílico) e de celulose, papel e produtos de papel (celulose).

Rio Grande do Norte (-9,5%), Mato Grosso (-8,2%), São Paulo (-4,6%), Paraná (-4,1%) e Pará (-3,9) completaram o conjunto de locais com recuo na produção no índice mensal de outubro de 2025. Maranhão, com variação nula (0,0%) nesse mês, repetiu o patamar de produção registrado em outubro de 2024. Por outro lado, Espírito Santo (18,3%), Amazonas (12,5%) e Goiás (11,7%) assinalaram avanços de dois dígitos e os mais elevados nesse mês.

### Mais sobre a pesquisa

A PIM Regional produz, desde a década de 1970, indicadores de curto prazo relativos ao comportamento do produto real das indústrias extrativas e de transformação. Traz, mensalmente, índices para 17 unidades da federação cuja participação é de, no mínimo, 0,5% no total do valor da transformação industrial nacional, e para o Nordeste como um todo: Amazonas, Pará, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Região Nordeste. Os resultados da pesquisa também podem ser consultados no Sidra, o banco de dados do IBGE. A próxima divulgação da PIM Regional está prevista para 14 de janeiro. (*Agência IBGE de Notícias*)

![ibge quadro 09 12 2025](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2025/noticias/12/09/ibge/ibge_quadro_09_12_2025.webp)

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
            },
            "dateModified": "2025-12-09T11:22:46Z",
            "datePublished": "2025-12-09T08:32:00Z",
            "description": "Produção industrial avança em 8 dos 15 locais pesquisados em outubro",
            "headline": "Produção industrial avança em 8 dos 15 locais pesquisados em outubro",
            "image": [
                {
                    "@type": "ImageObject",
                    "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/images\/comunicacao\/2025\/noticias\/12\/09\/ibge\/thumbnails\/thumb_ibge_09_12_2025.webp",
                    "caption": "",
                    "description": "",
                    "width": 587,
                    "height": 440
                }
            ],
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/producao-industrial-avanca-em-8-dos-15-locais-pesquisados-em-outubro"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/producao-industrial-avanca-em-8-dos-15-locais-pesquisados-em-outubro"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Lucia Massae Suzukawa",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#lucia_massae_suzukawa_afeffe82f6"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

