---
title: Preços agrícolas fecham outubro em queda de 0,27% | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/precos-agricolas-fecham-outubro-em-queda-de-0-27-31520
language: pt-BR
date: 2012-05-10T15:23:47Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/precos-agricolas-fecham-outubro-em-queda-de-0-27-31520. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1302
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/precos-agricolas-fecham-outubro-em-queda-de-0-27-31520. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  Preços agrícolas fecham outubro em queda de 0,27% 

 O Índice de Preços Recebidos pelos agricultores (IPR) caiu 0,27% em outubro, perdendo 0,61 ponto porcentual em relação à setembro. O IPR negativo de outubro surpreendeu porque vinha em alta ao longo das primeiras semanas do mês, mas fechou em baixa. O pesquisador Nelson Martin, do Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura de São Paulo, responsável pela pesquisa, informa que a queda ocorreu em virtude da redução nos preços dos produtos de origem animal, por conta da crise da febre aftosa e seus efeitos no mercado de carnes bovina e suína. A gripe aviária também tem reduzido as demandas interna e externa pela carne de frango.

**Crescimento** - No ano, seis produtos apresentaram crescimento acumulado no preço, entre os quais a cebola é o destaque com aumento acumulado superior a 20%. Banana, cana-de-açúcar, laranja, milho e tomate registraram aumentos acumulados inferiores a 20%, enquanto 13 produtos tiveram reduções no preço, dos quais quatro com quedas superiores a 20%. A variação mensal anualizada do IPR (últimos 12 meses) indica relativa estabilidade nos últimos três meses. Com o desempenho em outubro, esse índice acumulado apresentou variação positiva de 9,01%, em comparação com 2,38% do IGP-M e 5,17% (estimado) do IPC-Fipe. Assim, os preços agrícolas, nos últimos 12 meses, apresentam ganho de 6,63 pontos porcentuais em relação ao IGP-M e de 3,84 pontos porcentuais frente ao IPC-Fipe. Segundo o IEA, nos últimos 12 meses, seis produtos apresentaram crescimento no preço, dos quais três com altas superiores a 20%. Outros 13 produtos tiveram queda de preço, dos quais nove com reduções superiores a 20%. A laranja continuou como destaque de alta nos últimos 12 meses, por causa do bom desempenho da cotação do suco de laranja congelado e concentrado na Bolsa de Nova York.



   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Jurídico da Cocamar recebe premiação nacional ](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/30/cocamar/1cocamar_30_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/juridico-da-cocamar-recebe-premiacao-nacional)  30/10/2026 10:44

 

 

 [![Associados acompanham desempenho da C.Vale em Palotina e Maripá](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/30/cvale/1cvale_30_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-governanca/associados-acompanham-desempenho-da-c-vale-em-palotina-e-maripa)  30/10/2026 10:31

 

 

 [![Plantio da safra de verão alcança 55% da área da Capal em São Paulo](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/30/capal/capal_30_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/plantio-da-safra-de-verao-alcanca-55-da-area-da-capal-em-sao-paulo)  30/10/2026 10:22

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T15:23:47Z",
            "datePublished": "2005-11-03T09:01:35Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "Preços agrícolas fecham outubro em queda de 0,27%",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/precos-agricolas-fecham-outubro-em-queda-de-0-27-31520"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/precos-agricolas-fecham-outubro-em-queda-de-0-27-31520"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

