---
title: PR terá safra recorde de grãos: mais de 24 milhões de toneladas | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/pr-tera-safra-recorde-de-graos-mais-de-24-milhoes-de-toneladas-63094
language: pt-BR
date: 2012-05-11T10:31:36Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/pr-tera-safra-recorde-de-graos-mais-de-24-milhoes-de-toneladas-63094. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1729
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/pr-tera-safra-recorde-de-graos-mais-de-24-milhoes-de-toneladas-63094. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  PR terá safra recorde de grãos: mais de 24 milhões de toneladas 

 Se a safrinha de inverno de milho confirmar as previsões, o Paraná vai bater em 2002/2003 o recorde na produção de grãos: pouco mais de 24 milhões de toneladas. Este volume, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral) da SEAB, representa aumento de 19,5% em comparação ao ano passado – 20,1 milhões de ton. Milho e soja respondem por 95% do volume de grãos colhidos nesta safra de verão. Condições climáticas favoráveis, adoção de tecnologias modernas e aumento no nível de profissionalismo do agropecuarista explicam o aumento significativo na produção, comenta o Secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Orlando Pessuti. “O agropecuarista não encara mais sua atividade como dependente somente do bom clima. Ele se moderniza, investe em pessoal e vê sua propriedade como integrante do agronegócio. Está também consciente de que precisa produzir mais e melhor, com menores custos e segundo as exigências de mercado,” disse ao comentar, em Maringá, a boa performance do campo.

**Otimismo** - Embalado pelas boas perspectivas de preços, especialmente em relação à soja, os produtores rurais voltam a acreditar em seu negócio depois de amargarem prejuízos em anos anteriores. Algodão, amendoim, arroz, café, feijão, milho e soja ocuparam 7 milhões de hectares, representando crescimento de 7,3% comparativamente ao último plantio. A safra normal de milho vai atingir 8 milhões de ton. - alta de 7% na produção. A área plantada caiu 3,6%. O aumento no volume explica-se pelo ganho de 11,6% na produtividade. Os paranaenses colheram, em média, 5,5 mil kg/hectare. O Deral estima que, somando-se as semeaduras de verão e inverno deste cereal, o Estado pode chegar a 12,2 milhões de ton., - elevação de 26,6% na produção. Com a colheita praticamente encerrada, a soja continua sendo o carro-chefe entre os grãos. A produtividade apresenta os mesmos níveis alcançados nos Estados Unidos: em média, 3.000 kg/hectare. Ou seja, 200 kg/hectare a mais em relação à safra anterior. Cultura de grande rentabilidade porque, segundo os produtores, 40 sacas/alqueire são suficientes para cobertura das despesas diretas. E o rendimento médio oscila entre 80 e 120 sacas/alqueire. No Oeste e Sudoeste, a produtividade foi, no geral, de 3.100 kg/hectare.

 **Café e culturas de inverno** - Quanto ao algodão, com queda de área de 16,3% e 29,4 mil hectares cultivados, o volume produzido não excede a 68,2 mil toneladas em caroço. Algo em torno de 16% a menos que a colheita passada. Enquanto isto, o feijão das águas, da seca e de inverno abre perspectiva para produção de 698 mil ton. Crescimento de 12,4% comparativamente a 2.001/2.002. Amendoim (7,5 mil ton.) e arroz (175 mil ton.) entram na contabilização da safra de verão. O café - responsável direto pelo aparecimento de mais de uma centena de cidades no Norte e Noroeste do Estado nos anos 40,50 e 60 - apresenta volume de 1,67 milhão de sacas beneficiadas. Predominam pequenas áreas familiares e plantio super-adensado pela estratégia de diversificação de atividades para redução de riscos financeiros. Em relação à safra de inverno, aveia, canola, centeio, trigo e triticale, conjuntamente, apresentam possibilidade de plantio de 1,4 milhão de hectares. Expansão de 6% na área. Em condições normais, o Paraná vai produzir neste inverno 3,3 milhões de toneladas. Volume 70% superior ao ano passado, quando ocorreram fortes geadas. (Luiz Carlos Rizzo/Agência Estadual)



   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Jurídico da Cocamar recebe premiação nacional ](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/30/cocamar/1cocamar_30_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/juridico-da-cocamar-recebe-premiacao-nacional)  30/10/2026 10:44

 

 

 [![Associados acompanham desempenho da C.Vale em Palotina e Maripá](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/30/cvale/1cvale_30_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-governanca/associados-acompanham-desempenho-da-c-vale-em-palotina-e-maripa)  30/10/2026 10:31

 

 

 [![Plantio da safra de verão alcança 55% da área da Capal em São Paulo](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/30/capal/capal_30_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/plantio-da-safra-de-verao-alcanca-55-da-area-da-capal-em-sao-paulo)  30/10/2026 10:22

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-11T10:31:36Z",
            "datePublished": "2003-05-15T14:49:33Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "PR terá safra recorde de grãos: mais de 24 milhões de toneladas",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/pr-tera-safra-recorde-de-graos-mais-de-24-milhoes-de-toneladas-63094"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/pr-tera-safra-recorde-de-graos-mais-de-24-milhoes-de-toneladas-63094"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

