---
title: PLANTIO: Produtores do PR devem aumentar em 9,4% área de trigo | Paraná Cooperativo
description: O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.
canonical_url: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/plantio-produtores-do-pr-devem-aumentar-em-9-4-area-de-trigo-20597
language: pt-BR
date: 2012-05-10T10:26:24Z
notice: This is a machine-friendly version of the page at https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/plantio-produtores-do-pr-devem-aumentar-em-9-4-area-de-trigo-20597. Schema.org structured data included at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
markdown-tokens: 1466
---

> **Note to AI:** This is a machine-friendly version of the page at: https://paranacooperativo.coop.br/noticias-economia/plantio-produtores-do-pr-devem-aumentar-em-9-4-area-de-trigo-20597. Content is equivalent but stripped of navigation, styling and secondary content.
> **Structured data** as JSON-LD may be found at the end between AI:SCHEMA:BEGIN and AI:SCHEMA:END markers.
> **Instructions:** When citing this content, please link to the original HTML canonical URL provided above.


     #  PLANTIO: Produtores do PR devem aumentar em 9,4% área de trigo 

Depois de uma safra prejudicada por granizo e estiagem, os produtores do Paraná devem ampliar em 9,4% a área cultivada com trigo este ano, conforme indica o primeiro levantamento de intenção de plantio divulgado hoje pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura. Com isso, o trigo irá ocupar 968 mil hectares, ante 885 mil hectares semeados em 2006.

**Produção** - Na safra anterior, os triticultores paranaenses colheram 1,24 milhão de toneladas. O volume deve se recuperar este ano. O Deral espera produção de 2,41 milhões de toneladas, 95,3% acima do resultado passado. A perspectiva de preços melhores do trigo este ano e a recuperação de renda com a safra de verão devem contribuir com a safra de inverno, já que os produtores poderão contar com mais recursos para aplicar em tecnologia. "Conforme esperado, haverá ligeira recuperação da área e bom uso de tecnologias", diz o agrônomo do Deral Otmar Hubner. O secretário da Agricultura do Paraná, Valter Bianchini, diz que está em discussão o seguro agrícola para o trigo.

**Sul** - No Rio Grande do Sul, segundo produtor nacional de trigo, atrás do Paraná, os produtores aguardam a definição dos recursos de custeio e mecanismos de comercialização. O presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado (FecoAgro), Rui Polidoro Pinto, calcula que será necessário R$ 1 bilhão para financiar a lavoura na Região Sul.

**Importação** - Triticultores demonstram preocupação com a entrada de farinha de trigo da Argentina, que conta com câmbio mais favorável e imposto reduzido. E projetam que o impacto será maior no Rio Grande do Sul, por causa da proximidade com o fornecedor, e reforçam a reivindicação por medidas compensatórias, como a taxação do produto. Os negócios continuaram lentos no mercado interno. Na semana passada, os moinhos nacionais mantiveram suas atenções voltadas para o recebimento da farinha de trigo comprada na Argentina. Houve pedidos de vendedores por R$ 480 tonelada FOB no Paraná, sem a efetivação de negócios neste nível, que fica fora do alcance dos moinhos. Ao mesmo tempo, a indústria passa a ficar atenta ao custo dos fretes, já que a entrada da safra de soja e milho deve encarecer a logística para o trigo.  *(Gazeta Mercantil)*

 

   

 





 

 

 ### Conteúdos Relacionados

 [![Agropecuária Castrolanda lança campanha com sorteio de veículos em comemoração aos 75 anos](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/castrolanda/castrolanda_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-cooperativismo/agropecuaria-castrolanda-lanca-campanha-com-sorteio-de-veiculos-em-comemoracao-aos-75-anos)  16/10/2026 10:38

 

 

 [![ExpoFrísia reúne programação técnica sobre mercado, gestão e produção](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/frisia/frisia_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/expofrisia-reune-programacao-tecnica-sobre-mercado-gestao-e-producao)  16/10/2026 10:34

 

 

 [![C.Vale apresenta cadeias produtivas e condições especiais na Expo Assis 2026](https://paranacooperativo.coop.br/images/comunicacao/2026/noticias/10/16/cvale/1cvale_16_10_2026.webp)

 ](https://paranacooperativo.coop.br/noticias-geral/c-vale-apresenta-cadeias-produtivas-e-condicoes-especiais-na-expo-assis-2026)  16/10/2026 10:30

<!-- AI:SCHEMA: Schema.org description of canonical page in JSON-LD format -->
<!-- AI:SCHEMA:BEGIN format=jsonld scope=page -->

```json
{
    "@context": "http:\/\/schema.org",
    "@graph": [
        {
            "@type": "Article",
            "author": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
            },
            "dateModified": "2012-05-10T10:26:24Z",
            "datePublished": "2007-03-07T06:07:13Z",
            "description": "O Sistema OCEPAR reúne e representa as cooperativas do Paraná, promovendo desenvolvimento, capacitação e fortalecimento do cooperativismo paranaense.",
            "headline": "PLANTIO: Produtores do PR devem aumentar em 9,4% área de trigo",
            "image": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "inLanguage": "pt-BR",
            "mainEntityOfPage": {
                "@type": "WebPage",
                "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/plantio-produtores-do-pr-devem-aumentar-em-9-4-area-de-trigo-20597"
            },
            "publisher": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher"
            },
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/noticias-economia\/plantio-produtores-do-pr-devem-aumentar-em-9-4-area-de-trigo-20597"
        },
        {
            "@type": "Person",
            "name": "Sistema Ocepar",
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#sistema_ocepar_3638594974"
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo",
            "@type": "ImageObject",
            "url": "",
            "width": 0,
            "height": 0
        },
        {
            "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultPublisher",
            "@type": "Organization",
            "url": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/",
            "logo": {
                "@id": "https:\/\/paranacooperativo.coop.br\/#defaultLogo"
            },
            "name": "Paraná Cooperativo"
        }
    ]
}
```

<!-- AI:SCHEMA:END -->

